Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racial
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2054 |
Resumo: | objetiva-se analisar a formação continuada de professores em educação étnico--racial e suas tessituras a partir das experiências do núcleo de estudos afro-brasileiros (neab) da universidade Federal do espírito santo (uFes), no período de 2010-2012. a fundamentação teórico-metodológica foi pautada considerando-se a cosmovisão africana, as especificidades históricas e culturais da população negra nos diversos espaços geográfi- cos do brasil e a análise dos processos opressivos de dominação sobre os africanos e afro- descendentes. os participantes da pesquisa foram profissionais das áreas docente, peda- gógica e gerencial que atuavam na educação básica no sistema estadual de ensino. Propõe movimentos interligados de observação participante e entrevistas. Dentre outros aspectos, aponta que uma das principais vias para o aperfeiçoamento e organização do trabalho esco- lar e pedagógico nas escolas é compreender que a cosmovisão africana, reinventada em ter- ritórios brasileiros, contribui para o enriquecimento do debate acerca de diversas questões. Conclui-se que as ações investigativas dos núcleos de estudos afro-brasileiros (neabs), constituídos nas instituições de ensino superior (ies), devem considerar a afirmação do caráter pluriétnico da sociedade brasileira, a formação de professores para atuar na promo- ção da igualdade racial e a eliminação de qualquer fonte de discriminação e desigualdade racial. |
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Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico-racialWeavings and reflections on the in-service training for teachers in ethnic and racial educationrelações étnico-raciais. formação continuada. educação antirracismoethnic/racial relations. in-service training. anti-racism education.objetiva-se analisar a formação continuada de professores em educação étnico--racial e suas tessituras a partir das experiências do núcleo de estudos afro-brasileiros (neab) da universidade Federal do espírito santo (uFes), no período de 2010-2012. a fundamentação teórico-metodológica foi pautada considerando-se a cosmovisão africana, as especificidades históricas e culturais da população negra nos diversos espaços geográfi- cos do brasil e a análise dos processos opressivos de dominação sobre os africanos e afro- descendentes. os participantes da pesquisa foram profissionais das áreas docente, peda- gógica e gerencial que atuavam na educação básica no sistema estadual de ensino. Propõe movimentos interligados de observação participante e entrevistas. Dentre outros aspectos, aponta que uma das principais vias para o aperfeiçoamento e organização do trabalho esco- lar e pedagógico nas escolas é compreender que a cosmovisão africana, reinventada em ter- ritórios brasileiros, contribui para o enriquecimento do debate acerca de diversas questões. Conclui-se que as ações investigativas dos núcleos de estudos afro-brasileiros (neabs), constituídos nas instituições de ensino superior (ies), devem considerar a afirmação do caráter pluriétnico da sociedade brasileira, a formação de professores para atuar na promo- ção da igualdade racial e a eliminação de qualquer fonte de discriminação e desigualdade racial. The research participants were teachers, educators and managers who work with basic education at the state educational system. it proposes connected movements of participa- tory observation and interviews. among other aspects, it highlights the fact that one of the main ways toward the improvement and organization of the school and pedagogical work is the understanding that the african worldview, as reinvented in the brazilian territories, contributes to the enrichment of the discussions over several issues. The conclusion is that the investigative actions of the african-brazilian studies Centers (neabs), existing at the higher education brazilian institutions (ies), should take into consideration the affirmation of the multiethnic nature of brazilian society, the training of teachers to bring about racial equality, and the elimination of all sources of discrimination and racial inequality.Universidade Metodista de PiracicabaBarreto (in memorian), Maria Aparecida Santos CorrêaAndrade, Patrícia GomeS Rufino2014-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/205410.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p91-106Comunicações; v. 21, n. 1 (2014); 91-1062238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2054/1260Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T16:48:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2054Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T16:48:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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