Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sidinei Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos que combinam atividades online e presenciais (Blended Learning) para promover habilidades de resolução de problemas na formação inicial de professores por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo mediante uma pesquisa do tipo intervenção que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia pedagógica em uma disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. Para o levantamento dos dados foram consideradas as interações online, os relatórios, projetos desenvolvidos e questionários. A análise dos dados evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa pedagógica que permitiu promover habilidades associadas ao processo de resolução de problemas relacionados com a prática do futuro professor.
id METO-3_bf002833a25119fe2caacc1ee3d00f11
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4059
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professoresEducaçãoBlended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos.Este estudo tem como objetivo investigar a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos que combinam atividades online e presenciais (Blended Learning) para promover habilidades de resolução de problemas na formação inicial de professores por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo mediante uma pesquisa do tipo intervenção que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia pedagógica em uma disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. Para o levantamento dos dados foram consideradas as interações online, os relatórios, projetos desenvolvidos e questionários. A análise dos dados evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa pedagógica que permitiu promover habilidades associadas ao processo de resolução de problemas relacionados com a prática do futuro professor.Universidade Metodista de PiracicabaSousa, Sidinei Oliveira2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/405910.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p269-295Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 269-2952238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059/2447BrasilContemporaneidade.EducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:09Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4059Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:09Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
title Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
spellingShingle Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
Sousa, Sidinei Oliveira
Educação
Blended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos.
title_short Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
title_full Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
title_fullStr Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
title_sort Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
author Sousa, Sidinei Oliveira
author_facet Sousa, Sidinei Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sidinei Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Blended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos.
topic Educação
Blended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos.
description Este estudo tem como objetivo investigar a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos que combinam atividades online e presenciais (Blended Learning) para promover habilidades de resolução de problemas na formação inicial de professores por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo mediante uma pesquisa do tipo intervenção que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia pedagógica em uma disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. Para o levantamento dos dados foram consideradas as interações online, os relatórios, projetos desenvolvidos e questionários. A análise dos dados evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa pedagógica que permitiu promover habilidades associadas ao processo de resolução de problemas relacionados com a prática do futuro professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p269-295
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p269-295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059/2447
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade.
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 269-295
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022558212096