Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos que combinam atividades online e presenciais (Blended Learning) para promover habilidades de resolução de problemas na formação inicial de professores por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo mediante uma pesquisa do tipo intervenção que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia pedagógica em uma disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. Para o levantamento dos dados foram consideradas as interações online, os relatórios, projetos desenvolvidos e questionários. A análise dos dados evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa pedagógica que permitiu promover habilidades associadas ao processo de resolução de problemas relacionados com a prática do futuro professor. |
id |
METO-3_bf002833a25119fe2caacc1ee3d00f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4059 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professoresEducaçãoBlended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos.Este estudo tem como objetivo investigar a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos que combinam atividades online e presenciais (Blended Learning) para promover habilidades de resolução de problemas na formação inicial de professores por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo mediante uma pesquisa do tipo intervenção que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia pedagógica em uma disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. Para o levantamento dos dados foram consideradas as interações online, os relatórios, projetos desenvolvidos e questionários. A análise dos dados evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa pedagógica que permitiu promover habilidades associadas ao processo de resolução de problemas relacionados com a prática do futuro professor.Universidade Metodista de PiracicabaSousa, Sidinei Oliveira2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/405910.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p269-295Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 269-2952238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059/2447BrasilContemporaneidade.EducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:09Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4059Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:09Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores |
title |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores |
spellingShingle |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores Sousa, Sidinei Oliveira Educação Blended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos. |
title_short |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores |
title_full |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores |
title_fullStr |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores |
title_sort |
Aprender a resolver problemas: abordagem para a formação inicial de professores |
author |
Sousa, Sidinei Oliveira |
author_facet |
Sousa, Sidinei Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sidinei Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Blended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos. |
topic |
Educação Blended Online POPBL; Formação de Professores; PBL; Projetos. |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos que combinam atividades online e presenciais (Blended Learning) para promover habilidades de resolução de problemas na formação inicial de professores por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para atender a esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo mediante uma pesquisa do tipo intervenção que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia pedagógica em uma disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. Para o levantamento dos dados foram consideradas as interações online, os relatórios, projetos desenvolvidos e questionários. A análise dos dados evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa pedagógica que permitiu promover habilidades associadas ao processo de resolução de problemas relacionados com a prática do futuro professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p269-295 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p269-295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4059/2447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade. Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 269-295 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022558212096 |