Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247 |
Resumo: | As atividades experimentais hands-on de química serão relevantes na educação pré-escolar? Assim se dá início à investigação num jardim-de-infância. Com a exploração precoce da Química, pretende-se desenvolver atitudes positivas com a ciência, promover o desenvolvimento da linguagem científica e promover o desenvolvimento motor. Recorreu-se à pesquisa, criação e implementação de atividades hands-on, envolvendo educadores de infância e crianças. Através de uma metodologia de investigação-ação, procurou-se dar resposta ao problema e aos interesses das crianças, ajudando-as na observação do “seu” mundo. Apesar do longo caminho a percorrer, vislumbram-se vantagens na sua implementação. |
id |
METO-3_bf11ac12c311379cad7323df84373695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3247 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
spelling |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infânciaEducaçãoEducação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância.As atividades experimentais hands-on de química serão relevantes na educação pré-escolar? Assim se dá início à investigação num jardim-de-infância. Com a exploração precoce da Química, pretende-se desenvolver atitudes positivas com a ciência, promover o desenvolvimento da linguagem científica e promover o desenvolvimento motor. Recorreu-se à pesquisa, criação e implementação de atividades hands-on, envolvendo educadores de infância e crianças. Através de uma metodologia de investigação-ação, procurou-se dar resposta ao problema e aos interesses das crianças, ajudando-as na observação do “seu” mundo. Apesar do longo caminho a percorrer, vislumbram-se vantagens na sua implementação.Universidade Metodista de PiracicabaFerreira, Jose AlbertoPaiva, JoãoGrande, Catarina2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigação-açãoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/324710.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 99-1122238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247/1925Portugal; EuropacontemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3247Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância |
title |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância |
spellingShingle |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância Ferreira, Jose Alberto Educação Educação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância. Ferreira, Jose Alberto Educação Educação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância. |
title_short |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância |
title_full |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância |
title_fullStr |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância |
title_sort |
Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância |
author |
Ferreira, Jose Alberto |
author_facet |
Ferreira, Jose Alberto Ferreira, Jose Alberto Paiva, João Grande, Catarina Paiva, João Grande, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, João Grande, Catarina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jose Alberto Paiva, João Grande, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância. |
topic |
Educação Educação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância. |
description |
As atividades experimentais hands-on de química serão relevantes na educação pré-escolar? Assim se dá início à investigação num jardim-de-infância. Com a exploração precoce da Química, pretende-se desenvolver atitudes positivas com a ciência, promover o desenvolvimento da linguagem científica e promover o desenvolvimento motor. Recorreu-se à pesquisa, criação e implementação de atividades hands-on, envolvendo educadores de infância e crianças. Através de uma metodologia de investigação-ação, procurou-se dar resposta ao problema e aos interesses das crianças, ajudando-as na observação do “seu” mundo. Apesar do longo caminho a percorrer, vislumbram-se vantagens na sua implementação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Investigação-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247/1925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Portugal; Europa contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 99-112 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1822176225489059841 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112 |