Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jose Alberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paiva, João, Grande, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247
Resumo: As atividades experimentais hands-on de química serão relevantes na educação pré-escolar? Assim se dá início à investigação num jardim-de-infância. Com a exploração precoce da Química, pretende-se desenvolver atitudes positivas com a ciência, promover o desenvolvimento da linguagem científica e promover o desenvolvimento motor. Recorreu-se à pesquisa, criação e implementação de atividades hands-on, envolvendo educadores de infância e crianças. Através de uma metodologia de investigação-ação, procurou-se dar resposta ao problema e aos interesses das crianças, ajudando-as na observação do “seu” mundo. Apesar do longo caminho a percorrer, vislumbram-se vantagens na sua implementação.
id METO-3_bf11ac12c311379cad7323df84373695
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3247
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infânciaEducaçãoEducação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância.As atividades experimentais hands-on de química serão relevantes na educação pré-escolar? Assim se dá início à investigação num jardim-de-infância. Com a exploração precoce da Química, pretende-se desenvolver atitudes positivas com a ciência, promover o desenvolvimento da linguagem científica e promover o desenvolvimento motor. Recorreu-se à pesquisa, criação e implementação de atividades hands-on, envolvendo educadores de infância e crianças. Através de uma metodologia de investigação-ação, procurou-se dar resposta ao problema e aos interesses das crianças, ajudando-as na observação do “seu” mundo. Apesar do longo caminho a percorrer, vislumbram-se vantagens na sua implementação.Universidade Metodista de PiracicabaFerreira, Jose AlbertoPaiva, JoãoGrande, Catarina2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigação-açãoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/324710.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 99-1122238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247/1925Portugal; EuropacontemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T17:51:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3247Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-11T17:51:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
title Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
spellingShingle Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
Ferreira, Jose Alberto
Educação
Educação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância.
title_short Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
title_full Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
title_fullStr Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
title_full_unstemmed Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
title_sort Hands-on química na educação pré-escolar: realização de experiências por pequenos “cientistas” num jardim de infância
author Ferreira, Jose Alberto
author_facet Ferreira, Jose Alberto
Paiva, João
Grande, Catarina
author_role author
author2 Paiva, João
Grande, Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jose Alberto
Paiva, João
Grande, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância.
topic Educação
Educação pré-escolar; Química; Ciência; Experiências; Jardim-de-infância.
description As atividades experimentais hands-on de química serão relevantes na educação pré-escolar? Assim se dá início à investigação num jardim-de-infância. Com a exploração precoce da Química, pretende-se desenvolver atitudes positivas com a ciência, promover o desenvolvimento da linguagem científica e promover o desenvolvimento motor. Recorreu-se à pesquisa, criação e implementação de atividades hands-on, envolvendo educadores de infância e crianças. Através de uma metodologia de investigação-ação, procurou-se dar resposta ao problema e aos interesses das crianças, ajudando-as na observação do “seu” mundo. Apesar do longo caminho a percorrer, vislumbram-se vantagens na sua implementação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Investigação-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p99-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3247/1925
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Portugal; Europa
contemporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 99-112
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021163606016