Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333 |
Resumo: | Este trabalhose dedica a identificar a rotina de leitura de alunos e compará-lo com o desempenho escolar. A pesquisa é de natureza quali-quanti e dela participaram 100 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de seis escolas públicas municipais de uma cidade no interior de São Paulo. Para avaliar o contexto leitor foi construído um questionário que buscou conhecer quais gêneros textuais os alunos estão lendo, quais pessoas foram o seu principal modelo leitor e qual a frequência de leitura. Em relação ao desempenho escolar, foram coletadas as notas dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa junto à coordenação da escola. A maioria dos estudantes enfatizou que a leitura é importante para a aprendizagem e configura uma atividade interessante, no entanto admitem que preferem acessar as redes sociais ao invés de ler um livro. Em relação ao desempenho, os alunos com desempenho satisfatório realizam leituras com maior frequência, quando comparados aos alunos com desempenho insatisfatório. Esses últimos afirmam que a leitura, muitas vezes, representa uma obrigação e não um prazer. Entende-se que esse resultado pode ser consequência da dificuldade dos estudantes em ler, uma vez que os mesmos apresentam desempenho abaixo do esperado, sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa. Tais dados permitem discutir sobre a importância do incentivo à leitura e o trabalho com os diferentes gêneros textuais na escola. Também evidenciam que maior acesso a diferentes fontes de leitura pode ser fator que implica diretamente na questão do desempenho escolar, influenciando a diferença entre os grupos. |
id |
METO-3_c2d00bf6b7cd4e3f5531c0236c21c5e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4333 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamentalEDUCAÇÃORendimento escolar; Ensino; LeituraEste trabalhose dedica a identificar a rotina de leitura de alunos e compará-lo com o desempenho escolar. A pesquisa é de natureza quali-quanti e dela participaram 100 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de seis escolas públicas municipais de uma cidade no interior de São Paulo. Para avaliar o contexto leitor foi construído um questionário que buscou conhecer quais gêneros textuais os alunos estão lendo, quais pessoas foram o seu principal modelo leitor e qual a frequência de leitura. Em relação ao desempenho escolar, foram coletadas as notas dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa junto à coordenação da escola. A maioria dos estudantes enfatizou que a leitura é importante para a aprendizagem e configura uma atividade interessante, no entanto admitem que preferem acessar as redes sociais ao invés de ler um livro. Em relação ao desempenho, os alunos com desempenho satisfatório realizam leituras com maior frequência, quando comparados aos alunos com desempenho insatisfatório. Esses últimos afirmam que a leitura, muitas vezes, representa uma obrigação e não um prazer. Entende-se que esse resultado pode ser consequência da dificuldade dos estudantes em ler, uma vez que os mesmos apresentam desempenho abaixo do esperado, sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa. Tais dados permitem discutir sobre a importância do incentivo à leitura e o trabalho com os diferentes gêneros textuais na escola. Também evidenciam que maior acesso a diferentes fontes de leitura pode ser fator que implica diretamente na questão do desempenho escolar, influenciando a diferença entre os grupos.Universidade Metodista de PiracicabaProjeto de Núcleo de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD – UNESP.Osti, Andreia2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista;PESQUISA QUALI-QUANTIapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/433310.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p233-252Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 233-2522238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333/2510BRASILCONTEMPORANEIDADEEDUCAÇÃO - ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4333Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental |
title |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental Osti, Andreia EDUCAÇÃO Rendimento escolar; Ensino; Leitura |
title_short |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental |
author |
Osti, Andreia |
author_facet |
Osti, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Projeto de Núcleo de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD – UNESP. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osti, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO Rendimento escolar; Ensino; Leitura |
topic |
EDUCAÇÃO Rendimento escolar; Ensino; Leitura |
description |
Este trabalhose dedica a identificar a rotina de leitura de alunos e compará-lo com o desempenho escolar. A pesquisa é de natureza quali-quanti e dela participaram 100 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de seis escolas públicas municipais de uma cidade no interior de São Paulo. Para avaliar o contexto leitor foi construído um questionário que buscou conhecer quais gêneros textuais os alunos estão lendo, quais pessoas foram o seu principal modelo leitor e qual a frequência de leitura. Em relação ao desempenho escolar, foram coletadas as notas dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa junto à coordenação da escola. A maioria dos estudantes enfatizou que a leitura é importante para a aprendizagem e configura uma atividade interessante, no entanto admitem que preferem acessar as redes sociais ao invés de ler um livro. Em relação ao desempenho, os alunos com desempenho satisfatório realizam leituras com maior frequência, quando comparados aos alunos com desempenho insatisfatório. Esses últimos afirmam que a leitura, muitas vezes, representa uma obrigação e não um prazer. Entende-se que esse resultado pode ser consequência da dificuldade dos estudantes em ler, uma vez que os mesmos apresentam desempenho abaixo do esperado, sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa. Tais dados permitem discutir sobre a importância do incentivo à leitura e o trabalho com os diferentes gêneros textuais na escola. Também evidenciam que maior acesso a diferentes fontes de leitura pode ser fator que implica diretamente na questão do desempenho escolar, influenciando a diferença entre os grupos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista;PESQUISA QUALI-QUANTI |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p233-252 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p233-252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333/2510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
BRASIL CONTEMPORANEIDADE EDUCAÇÃO - ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 233-252 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021892366336 |