Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osti, Andreia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333
Resumo: Este trabalhose dedica a identificar a rotina de leitura de alunos e compará-lo com o desempenho escolar. A pesquisa é de natureza quali-quanti e dela participaram 100 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de seis escolas públicas municipais de uma cidade no interior de São Paulo. Para avaliar o contexto leitor foi construído um questionário que buscou conhecer quais gêneros textuais os alunos estão lendo, quais pessoas foram o seu principal modelo leitor e qual a frequência de leitura. Em relação ao desempenho escolar, foram coletadas as notas dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa junto à coordenação da escola. A maioria dos estudantes enfatizou que a leitura é importante para a aprendizagem e configura uma atividade interessante, no entanto admitem que preferem acessar as redes sociais ao invés de ler um livro. Em relação ao desempenho, os alunos com desempenho satisfatório realizam leituras com maior frequência, quando comparados aos alunos com desempenho insatisfatório. Esses últimos afirmam que a leitura, muitas vezes, representa uma obrigação e não um prazer. Entende-se que esse resultado pode ser consequência da dificuldade dos estudantes em ler, uma vez que os mesmos apresentam desempenho abaixo do esperado, sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa. Tais dados permitem discutir sobre a importância do incentivo à leitura e o trabalho com os diferentes gêneros textuais na escola. Também evidenciam que maior acesso a diferentes fontes de leitura pode ser fator que implica diretamente na questão do desempenho escolar, influenciando a diferença entre os grupos.
id METO-3_c2d00bf6b7cd4e3f5531c0236c21c5e6
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4333
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamentalEDUCAÇÃORendimento escolar; Ensino; LeituraEste trabalhose dedica a identificar a rotina de leitura de alunos e compará-lo com o desempenho escolar. A pesquisa é de natureza quali-quanti e dela participaram 100 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de seis escolas públicas municipais de uma cidade no interior de São Paulo. Para avaliar o contexto leitor foi construído um questionário que buscou conhecer quais gêneros textuais os alunos estão lendo, quais pessoas foram o seu principal modelo leitor e qual a frequência de leitura. Em relação ao desempenho escolar, foram coletadas as notas dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa junto à coordenação da escola. A maioria dos estudantes enfatizou que a leitura é importante para a aprendizagem e configura uma atividade interessante, no entanto admitem que preferem acessar as redes sociais ao invés de ler um livro. Em relação ao desempenho, os alunos com desempenho satisfatório realizam leituras com maior frequência, quando comparados aos alunos com desempenho insatisfatório. Esses últimos afirmam que a leitura, muitas vezes, representa uma obrigação e não um prazer. Entende-se que esse resultado pode ser consequência da dificuldade dos estudantes em ler, uma vez que os mesmos apresentam desempenho abaixo do esperado, sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa. Tais dados permitem discutir sobre a importância do incentivo à leitura e o trabalho com os diferentes gêneros textuais na escola. Também evidenciam que maior acesso a diferentes fontes de leitura pode ser fator que implica diretamente na questão do desempenho escolar, influenciando a diferença entre os grupos.Universidade Metodista de PiracicabaProjeto de Núcleo de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD – UNESP.Osti, Andreia2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista;PESQUISA QUALI-QUANTIapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/433310.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p233-252Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 233-2522238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333/2510BRASILCONTEMPORANEIDADEEDUCAÇÃO - ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4333Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
Osti, Andreia
EDUCAÇÃO
Rendimento escolar; Ensino; Leitura
title_short Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_full Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_sort Leitura e o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
author Osti, Andreia
author_facet Osti, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Projeto de Núcleo de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD – UNESP.
dc.contributor.author.fl_str_mv Osti, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
Rendimento escolar; Ensino; Leitura
topic EDUCAÇÃO
Rendimento escolar; Ensino; Leitura
description Este trabalhose dedica a identificar a rotina de leitura de alunos e compará-lo com o desempenho escolar. A pesquisa é de natureza quali-quanti e dela participaram 100 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de seis escolas públicas municipais de uma cidade no interior de São Paulo. Para avaliar o contexto leitor foi construído um questionário que buscou conhecer quais gêneros textuais os alunos estão lendo, quais pessoas foram o seu principal modelo leitor e qual a frequência de leitura. Em relação ao desempenho escolar, foram coletadas as notas dos estudantes na disciplina de Língua Portuguesa junto à coordenação da escola. A maioria dos estudantes enfatizou que a leitura é importante para a aprendizagem e configura uma atividade interessante, no entanto admitem que preferem acessar as redes sociais ao invés de ler um livro. Em relação ao desempenho, os alunos com desempenho satisfatório realizam leituras com maior frequência, quando comparados aos alunos com desempenho insatisfatório. Esses últimos afirmam que a leitura, muitas vezes, representa uma obrigação e não um prazer. Entende-se que esse resultado pode ser consequência da dificuldade dos estudantes em ler, uma vez que os mesmos apresentam desempenho abaixo do esperado, sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa. Tais dados permitem discutir sobre a importância do incentivo à leitura e o trabalho com os diferentes gêneros textuais na escola. Também evidenciam que maior acesso a diferentes fontes de leitura pode ser fator que implica diretamente na questão do desempenho escolar, influenciando a diferença entre os grupos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista;PESQUISA QUALI-QUANTI
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p233-252
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p233-252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4333/2510
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv BRASIL
CONTEMPORANEIDADE
EDUCAÇÃO - ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 233-252
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021892366336