A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4127 |
Resumo: | A Educação Física escolar do século XXI traz consigo resquícios do que fora no século passado, quando chegou ao Brasil com influências europeias. Mas, visto as drásticas mudanças pelas quais a sociedade brasileira tem passado nas últimas décadas, não só no contexto social, mas também político e econômico, a Educação Física buscou questionar o seu papel enquanto parte dessa sociedade pós-moderna e refletir sobre seu campo científico, buscando subsídios nas Ciências Humanas e se apropriando dos estudos culturais e da própria área da Linguagem. Hoje, mais democrática e contextualizada com a sociedade da qual faz parte, a Educação Física vê-se em um cenário turbulento no que tange à educação escolar. Ao currículo escolar foi atribuída a Base Nacional Comum Curricular, sendo obrigatória para a Educação Básica em nível da nação, causando inúmeras transformações no sistema educacional e sendo seus efeitos fortemente debatidos. O respectivo artigo procura situar a Educação Física dentro do cenário acadêmico-científico, especificamente a discussão sobre o seu objeto de estudo e discutir o impacto da BNCC na área. |
id |
METO-3_c7cfa76a1c695013e91d41331bea6f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4127 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolarEducação; Educação FísicaEducação Física; Linguagem; Currículo.A Educação Física escolar do século XXI traz consigo resquícios do que fora no século passado, quando chegou ao Brasil com influências europeias. Mas, visto as drásticas mudanças pelas quais a sociedade brasileira tem passado nas últimas décadas, não só no contexto social, mas também político e econômico, a Educação Física buscou questionar o seu papel enquanto parte dessa sociedade pós-moderna e refletir sobre seu campo científico, buscando subsídios nas Ciências Humanas e se apropriando dos estudos culturais e da própria área da Linguagem. Hoje, mais democrática e contextualizada com a sociedade da qual faz parte, a Educação Física vê-se em um cenário turbulento no que tange à educação escolar. Ao currículo escolar foi atribuída a Base Nacional Comum Curricular, sendo obrigatória para a Educação Básica em nível da nação, causando inúmeras transformações no sistema educacional e sendo seus efeitos fortemente debatidos. O respectivo artigo procura situar a Educação Física dentro do cenário acadêmico-científico, especificamente a discussão sobre o seu objeto de estudo e discutir o impacto da BNCC na área.Universidade Metodista de PiracicabaPIBIC/CruzeirodosulSantos, Barbara Cristina Aparecida dosFuzii, Fabio Tomio2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa do tipo documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/412710.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p327-347Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 327-3472238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4127/2307BrasilContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4127Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar |
title |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar |
spellingShingle |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar Santos, Barbara Cristina Aparecida dos Educação; Educação Física Educação Física; Linguagem; Currículo. |
title_short |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar |
title_full |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar |
title_fullStr |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar |
title_full_unstemmed |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar |
title_sort |
A Educação Física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar |
author |
Santos, Barbara Cristina Aparecida dos |
author_facet |
Santos, Barbara Cristina Aparecida dos Fuzii, Fabio Tomio |
author_role |
author |
author2 |
Fuzii, Fabio Tomio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBIC/Cruzeirodosul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Barbara Cristina Aparecida dos Fuzii, Fabio Tomio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Física Educação Física; Linguagem; Currículo. |
topic |
Educação; Educação Física Educação Física; Linguagem; Currículo. |
description |
A Educação Física escolar do século XXI traz consigo resquícios do que fora no século passado, quando chegou ao Brasil com influências europeias. Mas, visto as drásticas mudanças pelas quais a sociedade brasileira tem passado nas últimas décadas, não só no contexto social, mas também político e econômico, a Educação Física buscou questionar o seu papel enquanto parte dessa sociedade pós-moderna e refletir sobre seu campo científico, buscando subsídios nas Ciências Humanas e se apropriando dos estudos culturais e da própria área da Linguagem. Hoje, mais democrática e contextualizada com a sociedade da qual faz parte, a Educação Física vê-se em um cenário turbulento no que tange à educação escolar. Ao currículo escolar foi atribuída a Base Nacional Comum Curricular, sendo obrigatória para a Educação Básica em nível da nação, causando inúmeras transformações no sistema educacional e sendo seus efeitos fortemente debatidos. O respectivo artigo procura situar a Educação Física dentro do cenário acadêmico-científico, especificamente a discussão sobre o seu objeto de estudo e discutir o impacto da BNCC na área. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa do tipo documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4127 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p327-347 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4127 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p327-347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4127/2307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 327-347 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021900754944 |