Reforma curricular do ensino médio: uma análise sobre a noção de linguagem e suas implicações para a Educação Física
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48428 |
Resumo: | O Ensino Médio se tornou palco de discussão e debate nos últimos anos por conta da promulgação da Lei 13.415/2017. As mudanças mais significativas são a ampliação da carga horária para 3000h, flexibilização curricular com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos. Tendo cada estado de reestruturar o seu currículo e arquitetar sua implantação até 2021, diversas lacunas e questionamentos se acumularam nesse percurso, sendo a própria noção e sistematização das áreas de linguagens uma delas. Esta pesquisa se inscreve neste ínterim e possui as seguintes questões: quais as compreensões de linguagens apresentadas pelos documentos da BNCC e suas reverberações no currículo de Sergipe no contexto da mudança do Ensino Médio promulgada pela Lei 13.415? Como tais compreensões dialogam com o ensino da Educação Física (EF)? A pesquisa teve por objetivo analisar a compreensão de linguagem na BNCC e no currículo de Sergipe para refletir suas possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa documental-exploratória de abordagem qualitativa. A dissertação trabalha com exploração de fontes primárias, documentos curriculares, tais como a Base Nacional Comum Curricular da etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) e o currículo Estadual de Sergipe na etapa do Ensino Médio (CES-EM). A partir da exploração do material procede-se com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979) com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), através do tratamento dos dados a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Com base na análise lexical, a BNCC-EM foi dividida em cinco classe/categorias - Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Já o CES-EM foi dividido em quatro classes/categorias - Linguagens e Modalidades; Sistema institucional; Juventude; Expressões e seus campos. Os dados indicam que a BNCC-EM ao tratar da linguagem aproxima-se da corrente semiótica, contudo não apresenta conceito ou consonância de suas competências e habilidades respectiva ao princípio da corrente. As linguagens se dispõem em “caixinhas” em que a EF fica delimitado a linguagem corporal, as Artes com a artística, a Língua Inglesa e Portuguesa com a linguística, sendo essas duas últimas com possibilidades de linguagem nos seus diversos campos de atuação, bem como o multiletramento. Assim, ao analisar o CES-EM, observamos o fundamento na BNCCEM, porém ao conceituar a linguagem apresenta como referência o filósofo Bakhtin, da corrente histórico-sociocultural. Diante disso, a BNCC-EM e o CES-EM apresentam a linguagem como um sistema fechado de signos, tendência estruturalista, e com pouco diálogo disciplinar com a área. Logo, ao mesmo tempo em que os documentos indicam uma autonomia, crítica e participação nas diferentes linguagens, ao analisar as competências, habilidades e objetos de conhecimento há limitação didática e pedagógica. Por fim, analisar a compreensão de linguagem nos documentos trouxe algumas reflexões sobre as possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio: a) a área de linguagem está posta nos documentos como “espaço comum” sem críticas ou contexto histórico que explica a sua existência/escolha no currículo escolar; b) a EF está inserida na área de linguagem como o local da linguagem corporal, e não está aberta para outras possibilidades; c) as competências e habilidades gerais e específicas da área da linguagem e, no CES-EM, os objetos de conhecimento trazidos ou alinhados com a EF abordam de forma genérica e/ou técnica para o ensino no contexto escolar. |
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Oliveira, Nathalia Doriahttp://lattes.cnpq.br/7046551470723230https://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Surdi, Aguinaldo Cesarhttps://orcid.org/0000-0002-7809-7266http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Batista, Alison PereiraOliveira, Marcio Romeu Ribas dePereira, Rogério SantosAraújo, Allyson Carvalho de2022-07-08T23:53:43Z2022-07-08T23:53:43Z2022-05-02OLIVEIRA, Nathalia Doria. Reforma curricular do ensino médio: uma análise sobre a noção de linguagem e suas implicações para a Educação Física. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48428O Ensino Médio se tornou palco de discussão e debate nos últimos anos por conta da promulgação da Lei 13.415/2017. As mudanças mais significativas são a ampliação da carga horária para 3000h, flexibilização curricular com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos. Tendo cada estado de reestruturar o seu currículo e arquitetar sua implantação até 2021, diversas lacunas e questionamentos se acumularam nesse percurso, sendo a própria noção e sistematização das áreas de linguagens uma delas. Esta pesquisa se inscreve neste ínterim e possui as seguintes questões: quais as compreensões de linguagens apresentadas pelos documentos da BNCC e suas reverberações no currículo de Sergipe no contexto da mudança do Ensino Médio promulgada pela Lei 13.415? Como tais compreensões dialogam com o ensino da Educação Física (EF)? A pesquisa teve por objetivo analisar a compreensão de linguagem na BNCC e no currículo de Sergipe para refletir suas possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa documental-exploratória de abordagem qualitativa. A dissertação trabalha com exploração de fontes primárias, documentos curriculares, tais como a Base Nacional Comum Curricular da etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) e o currículo Estadual de Sergipe na etapa do Ensino Médio (CES-EM). A partir da exploração do material procede-se com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979) com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), através do tratamento dos dados a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Com base na análise lexical, a BNCC-EM foi dividida em cinco classe/categorias - Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Já o CES-EM foi dividido em quatro classes/categorias - Linguagens e Modalidades; Sistema institucional; Juventude; Expressões e seus campos. Os dados indicam que a BNCC-EM ao tratar da linguagem aproxima-se da corrente semiótica, contudo não apresenta conceito ou consonância de suas competências e habilidades respectiva ao princípio da corrente. As linguagens se dispõem em “caixinhas” em que a EF fica delimitado a linguagem corporal, as Artes com a artística, a Língua Inglesa e Portuguesa com a linguística, sendo essas duas últimas com possibilidades de linguagem nos seus diversos campos de atuação, bem como o multiletramento. Assim, ao analisar o CES-EM, observamos o fundamento na BNCCEM, porém ao conceituar a linguagem apresenta como referência o filósofo Bakhtin, da corrente histórico-sociocultural. Diante disso, a BNCC-EM e o CES-EM apresentam a linguagem como um sistema fechado de signos, tendência estruturalista, e com pouco diálogo disciplinar com a área. Logo, ao mesmo tempo em que os documentos indicam uma autonomia, crítica e participação nas diferentes linguagens, ao analisar as competências, habilidades e objetos de conhecimento há limitação didática e pedagógica. Por fim, analisar a compreensão de linguagem nos documentos trouxe algumas reflexões sobre as possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio: a) a área de linguagem está posta nos documentos como “espaço comum” sem críticas ou contexto histórico que explica a sua existência/escolha no currículo escolar; b) a EF está inserida na área de linguagem como o local da linguagem corporal, e não está aberta para outras possibilidades; c) as competências e habilidades gerais e específicas da área da linguagem e, no CES-EM, os objetos de conhecimento trazidos ou alinhados com a EF abordam de forma genérica e/ou técnica para o ensino no contexto escolar.High School has become the stage for discussion and debate in recent years due to the enactment of Law 13,415/2017. The most significant changes are the expansion of the workload to 3000 hours, curricular flexibility with the National Curricular Common Base (BNCC) and training itineraries. With each state having to restructure its curriculum and design its implementation by 2021, several gaps and questions have accumulated along the way, with the very notion and systematization of language areas being one of them. This research is inscribed in the meantime and has the following questions: what are the understandings of languages presented by the BNCC documents and their reverberations in the curriculum of Sergipe in the context of the change in High School enacted by Law 13.415? How do such understandings dialogue with the teaching of Physical Education (PE)? The research aimed to analyze the understanding of language in the BNCC and in the curriculum of Sergipe to reflect its possible implications in the teaching of Physical Education in High School. From the methodological point of view, it is documentaryexploratory research with a qualitative approach. The dissertation works with exploration of primary sources, curricular documents, such as the National Common Curricular Base of the High School stage (BNCC-EM) and the Sergipe State curriculum in the High School stage (CES-EM). From the exploration of the material, Content Analysis (BARDIN, 1979) is carried out with the aid of the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), through the treatment of data from the Hierarchical Classification Descendant (CHD). Based on lexical analysis, the BNCC-EM was divided into five classes/categories - Institutional system; Expressions and Diversity; Youth; Language Elements; and Language Codes. The CES-EM was divided into four classes/categories - Languages and Modalities; Institutional system; Youth; Expressions and their fields. The data indicate that the BNCC-EM, when dealing with language, approaches the semiotic current, however, it does not present a concept or consonance of its competences and abilities relative to the principle of the current. The languages are arranged in "boxes" in which PE is delimited to body language, the Arts to the artistic, the English and Portuguese language to linguistics, the latter two with language possibilities in their various fields of activity, as well as the multiliteracy. Thus, when analyzing the CES-EM, we observe the foundation in the BNCC-EM, however, when conceptualizing the language, it presents as a reference the philosopher Bakhtin, from the historical-sociocultural current. In view of this, the BNCC-EM and the CES-EM present language as a closed system of signs, a structuralist tendency, and with little disciplinary dialogue with the area. Therefore, while the documents indicate autonomy, criticism and participation in different languages, when analyzing competencies, skills and objects of knowledge there are didactic and pedagogical limitations. Finally, analyzing the understanding of language in the documents brought some reflections on the possible implications for the teaching of Physical Education in High School: a) the language area is placed in the documents as a "common space" without criticism or historical context that explains its existence/choice in the school curriculum; b) PE is inserted in the language area as the place of body language, and is not open to other possibilities; c) general and specific competences and skills in the area of language and, at CES-EM, the objects of knowledge brought or aligned with PE address in a generic and/or technical way for teaching in the school context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação física - currículo oficialEducação física escolarEnsino médioLinguagemReforma curricular do ensino médio: uma análise sobre a noção de linguagem e suas implicações para a Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALReformacurricularensino_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf3514140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48428/1/Reformacurricularensino_Oliveira_2022.pdf6e6c4a7702e80b40f026cefd76807af4MD51123456789/484282022-07-08 20:54:16.024oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48428Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-08T23:54:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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