Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221 |
Resumo: | A resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com estas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), tal como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) este efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potencia as transformações de representações o que traz vantagens para a aprendizagem, pois o desempenho geral dos alunos melhorou. |
id |
METO-3_ca2551e1cf801f4e9059df1f73169bec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3221 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um númeroEnsino e aprendizagem da MatemáticaPráticas educativasA resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com estas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), tal como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) este efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potencia as transformações de representações o que traz vantagens para a aprendizagem, pois o desempenho geral dos alunos melhorou.Universidade Metodista de PiracicabaMontenegro, PaulaCosta, CecíliaLopes, Bernardino2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Pesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/322110.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p55-68Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 55-682238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221/1918PortugalSéculo XXi17 alunos; idades 10-11 anosDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-29T17:35:04Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3221Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-01-29T17:35:04Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número |
title |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número |
spellingShingle |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número Montenegro, Paula Ensino e aprendizagem da Matemática Práticas educativas |
title_short |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número |
title_full |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número |
title_fullStr |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número |
title_full_unstemmed |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número |
title_sort |
Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número |
author |
Montenegro, Paula |
author_facet |
Montenegro, Paula Costa, Cecília Lopes, Bernardino |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cecília Lopes, Bernardino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro, Paula Costa, Cecília Lopes, Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem da Matemática Práticas educativas |
topic |
Ensino e aprendizagem da Matemática Práticas educativas |
description |
A resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com estas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), tal como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) este efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potencia as transformações de representações o que traz vantagens para a aprendizagem, pois o desempenho geral dos alunos melhorou. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa; Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p55-68 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p55-68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221/1918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Portugal Século XXi 17 alunos; idades 10-11 anos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 55-68 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020424359936 |