Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Cecília, Lopes, Bernardino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221
Resumo: A resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com estas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), tal como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) este efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potencia as transformações de representações o que traz vantagens para a aprendizagem, pois o desempenho geral dos alunos melhorou.
id METO-3_ca2551e1cf801f4e9059df1f73169bec
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3221
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um númeroEnsino e aprendizagem da MatemáticaPráticas educativasA resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com estas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), tal como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) este efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potencia as transformações de representações o que traz vantagens para a aprendizagem, pois o desempenho geral dos alunos melhorou.Universidade Metodista de PiracicabaMontenegro, PaulaCosta, CecíliaLopes, Bernardino2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Pesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/322110.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p55-68Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 55-682238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221/1918PortugalSéculo XXi17 alunos; idades 10-11 anosDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-29T17:35:04Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3221Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-01-29T17:35:04Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
title Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
spellingShingle Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
Montenegro, Paula
Ensino e aprendizagem da Matemática
Práticas educativas
title_short Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
title_full Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
title_fullStr Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
title_full_unstemmed Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
title_sort Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número
author Montenegro, Paula
author_facet Montenegro, Paula
Costa, Cecília
Lopes, Bernardino
author_role author
author2 Costa, Cecília
Lopes, Bernardino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Paula
Costa, Cecília
Lopes, Bernardino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem da Matemática
Práticas educativas
topic Ensino e aprendizagem da Matemática
Práticas educativas
description A resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com estas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), tal como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) este efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potencia as transformações de representações o que traz vantagens para a aprendizagem, pois o desempenho geral dos alunos melhorou.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa; Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p55-68
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p55-68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3221/1918
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Portugal
Século XXi
17 alunos; idades 10-11 anos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 1 (2017); 55-68
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020424359936