Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ione da Silva Cunha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rando, Juliana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262
Resumo: Ao se pretender estudar as questões relativas à educação, torna-se extremamente relevante contextualizar as concepções de Educação Infantil, de criança e infância. O que é ser criança e qual é sua relação com a infância, são questões que precisam ser respondidas ao se pensar sobre a educação dos pequenos. O presente trabalho tem como objetivo buscar na Teoria Crítica, subsídios teórico-metodológicos para se pensar a infância e a educação e as questões que lhe são inerentes. Ao mesmo tempo, teve como proposta, analisar os documentos que articulam os segmentos da educação básica buscando compreender a concepção de infância que lhes serve como base teórica, em especial a Proposta Didática de um Município de Mato Grosso do Sul pesquisado. 
id METO-3_d11d79251af4927589fa1ae04112f6a9
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4262
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infânciaEducaçãoCriança, Brincadeiras, Educação InfantilAo se pretender estudar as questões relativas à educação, torna-se extremamente relevante contextualizar as concepções de Educação Infantil, de criança e infância. O que é ser criança e qual é sua relação com a infância, são questões que precisam ser respondidas ao se pensar sobre a educação dos pequenos. O presente trabalho tem como objetivo buscar na Teoria Crítica, subsídios teórico-metodológicos para se pensar a infância e a educação e as questões que lhe são inerentes. Ao mesmo tempo, teve como proposta, analisar os documentos que articulam os segmentos da educação básica buscando compreender a concepção de infância que lhes serve como base teórica, em especial a Proposta Didática de um Município de Mato Grosso do Sul pesquisado. Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoNogueira, Ione da Silva CunhaRando, Juliana Silva2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/426210.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p85-103Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 85-1032238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262/2434BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4262Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
title Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
spellingShingle Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
Nogueira, Ione da Silva Cunha
Educação
Criança, Brincadeiras, Educação Infantil
title_short Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
title_full Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
title_fullStr Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
title_full_unstemmed Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
title_sort Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
author Nogueira, Ione da Silva Cunha
author_facet Nogueira, Ione da Silva Cunha
Rando, Juliana Silva
author_role author
author2 Rando, Juliana Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ione da Silva Cunha
Rando, Juliana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Criança, Brincadeiras, Educação Infantil
topic Educação
Criança, Brincadeiras, Educação Infantil
description Ao se pretender estudar as questões relativas à educação, torna-se extremamente relevante contextualizar as concepções de Educação Infantil, de criança e infância. O que é ser criança e qual é sua relação com a infância, são questões que precisam ser respondidas ao se pensar sobre a educação dos pequenos. O presente trabalho tem como objetivo buscar na Teoria Crítica, subsídios teórico-metodológicos para se pensar a infância e a educação e as questões que lhe são inerentes. Ao mesmo tempo, teve como proposta, analisar os documentos que articulam os segmentos da educação básica buscando compreender a concepção de infância que lhes serve como base teórica, em especial a Proposta Didática de um Município de Mato Grosso do Sul pesquisado. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p85-103
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p85-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262/2434
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 85-103
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021118517248