Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262 |
Resumo: | Ao se pretender estudar as questões relativas à educação, torna-se extremamente relevante contextualizar as concepções de Educação Infantil, de criança e infância. O que é ser criança e qual é sua relação com a infância, são questões que precisam ser respondidas ao se pensar sobre a educação dos pequenos. O presente trabalho tem como objetivo buscar na Teoria Crítica, subsídios teórico-metodológicos para se pensar a infância e a educação e as questões que lhe são inerentes. Ao mesmo tempo, teve como proposta, analisar os documentos que articulam os segmentos da educação básica buscando compreender a concepção de infância que lhes serve como base teórica, em especial a Proposta Didática de um Município de Mato Grosso do Sul pesquisado. |
id |
METO-3_d11d79251af4927589fa1ae04112f6a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4262 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infânciaEducaçãoCriança, Brincadeiras, Educação InfantilAo se pretender estudar as questões relativas à educação, torna-se extremamente relevante contextualizar as concepções de Educação Infantil, de criança e infância. O que é ser criança e qual é sua relação com a infância, são questões que precisam ser respondidas ao se pensar sobre a educação dos pequenos. O presente trabalho tem como objetivo buscar na Teoria Crítica, subsídios teórico-metodológicos para se pensar a infância e a educação e as questões que lhe são inerentes. Ao mesmo tempo, teve como proposta, analisar os documentos que articulam os segmentos da educação básica buscando compreender a concepção de infância que lhes serve como base teórica, em especial a Proposta Didática de um Município de Mato Grosso do Sul pesquisado. Universidade Metodista de PiracicabaUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoNogueira, Ione da Silva CunhaRando, Juliana Silva2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/426210.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p85-103Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 85-1032238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262/2434BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4262Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância |
title |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância |
spellingShingle |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância Nogueira, Ione da Silva Cunha Educação Criança, Brincadeiras, Educação Infantil |
title_short |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância |
title_full |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância |
title_fullStr |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância |
title_full_unstemmed |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância |
title_sort |
Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância |
author |
Nogueira, Ione da Silva Cunha |
author_facet |
Nogueira, Ione da Silva Cunha Rando, Juliana Silva |
author_role |
author |
author2 |
Rando, Juliana Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Ione da Silva Cunha Rando, Juliana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Criança, Brincadeiras, Educação Infantil |
topic |
Educação Criança, Brincadeiras, Educação Infantil |
description |
Ao se pretender estudar as questões relativas à educação, torna-se extremamente relevante contextualizar as concepções de Educação Infantil, de criança e infância. O que é ser criança e qual é sua relação com a infância, são questões que precisam ser respondidas ao se pensar sobre a educação dos pequenos. O presente trabalho tem como objetivo buscar na Teoria Crítica, subsídios teórico-metodológicos para se pensar a infância e a educação e as questões que lhe são inerentes. Ao mesmo tempo, teve como proposta, analisar os documentos que articulam os segmentos da educação básica buscando compreender a concepção de infância que lhes serve como base teórica, em especial a Proposta Didática de um Município de Mato Grosso do Sul pesquisado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p85-103 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p85-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4262/2434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 85-103 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021118517248 |