“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37726 |
Resumo: | O presente trabalho aborda “A função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”, visando adquirir maior conhecimento e esclarecimento sobre o ato de brincar e suas especificidades no processo de aprendizagem, bem como a interação e o envolvimento do adulto no brincar infantil. Procurei sanar minhas dúvidas onde até então, o brincar em determinados momentos constituía-se em brincar por brincar, assim como, a aprendizagem e o envolvimento do adulto neste processo, onde muitas vezes passavam despercebidos por mim. A pesquisa apresenta embasamento teórico fundamentado nas idéias dos autores Tânia fortuna, Velasco, Moyles e colaboradores, entre outros. Da mesma forma, apresenta a análise da experiência adquirida durante o estágio curricular com os alunos da turma do jardim de uma escola particular de educação infantil de Três Cachoeiras, onde tive como princípio norteador da minha prática o brincar, fazendo-se necessário e fundamental para o desenvolvimento das crianças. Segundo o Referencial Curricular Nacional a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança. A brincadeira nesta modalidade de ensino é um método eficaz, onde através dela as crianças aprendem a assimilar emoções e sensações, controlar impulso, dominar o medo e as angústias, conhecer o seu eu, compreender o meio e estabelecer contatos sociais, satisfazer desejos, desenvolver a criatividade, habilidades e conhecimentos. |
id |
UFRGS-2_17e65d4da50fe9f2aeb07511366b2f71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37726 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Josiana LippertPereira, Nilton Mullet2012-03-22T01:20:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/37726000821767O presente trabalho aborda “A função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”, visando adquirir maior conhecimento e esclarecimento sobre o ato de brincar e suas especificidades no processo de aprendizagem, bem como a interação e o envolvimento do adulto no brincar infantil. Procurei sanar minhas dúvidas onde até então, o brincar em determinados momentos constituía-se em brincar por brincar, assim como, a aprendizagem e o envolvimento do adulto neste processo, onde muitas vezes passavam despercebidos por mim. A pesquisa apresenta embasamento teórico fundamentado nas idéias dos autores Tânia fortuna, Velasco, Moyles e colaboradores, entre outros. Da mesma forma, apresenta a análise da experiência adquirida durante o estágio curricular com os alunos da turma do jardim de uma escola particular de educação infantil de Três Cachoeiras, onde tive como princípio norteador da minha prática o brincar, fazendo-se necessário e fundamental para o desenvolvimento das crianças. Segundo o Referencial Curricular Nacional a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança. A brincadeira nesta modalidade de ensino é um método eficaz, onde através dela as crianças aprendem a assimilar emoções e sensações, controlar impulso, dominar o medo e as angústias, conhecer o seu eu, compreender o meio e estabelecer contatos sociais, satisfazer desejos, desenvolver a criatividade, habilidades e conhecimentos.application/pdfporBrincadeiraCriançaEducação infantil“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821767.pdf.txt000821767.pdf.txtExtracted Texttext/plain75057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37726/2/000821767.pdf.txtd9be9fd75a2c47f6c4c1dfeab61ea670MD52ORIGINAL000821767.pdf000821767.pdfTexto completoapplication/pdf371127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37726/1/000821767.pdf0407bfccd313add4658c207657df1b97MD51THUMBNAIL000821767.pdf.jpg000821767.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37726/3/000821767.pdf.jpg3c974d389af5f10187dafdd00693dc88MD5310183/377262018-10-10 08:00:58.421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” |
title |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” |
spellingShingle |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” Moraes, Josiana Lippert Brincadeira Criança Educação infantil |
title_short |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” |
title_full |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” |
title_fullStr |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” |
title_full_unstemmed |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” |
title_sort |
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil” |
author |
Moraes, Josiana Lippert |
author_facet |
Moraes, Josiana Lippert |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Josiana Lippert |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
contributor_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeira Criança Educação infantil |
topic |
Brincadeira Criança Educação infantil |
description |
O presente trabalho aborda “A função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”, visando adquirir maior conhecimento e esclarecimento sobre o ato de brincar e suas especificidades no processo de aprendizagem, bem como a interação e o envolvimento do adulto no brincar infantil. Procurei sanar minhas dúvidas onde até então, o brincar em determinados momentos constituía-se em brincar por brincar, assim como, a aprendizagem e o envolvimento do adulto neste processo, onde muitas vezes passavam despercebidos por mim. A pesquisa apresenta embasamento teórico fundamentado nas idéias dos autores Tânia fortuna, Velasco, Moyles e colaboradores, entre outros. Da mesma forma, apresenta a análise da experiência adquirida durante o estágio curricular com os alunos da turma do jardim de uma escola particular de educação infantil de Três Cachoeiras, onde tive como princípio norteador da minha prática o brincar, fazendo-se necessário e fundamental para o desenvolvimento das crianças. Segundo o Referencial Curricular Nacional a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança. A brincadeira nesta modalidade de ensino é um método eficaz, onde através dela as crianças aprendem a assimilar emoções e sensações, controlar impulso, dominar o medo e as angústias, conhecer o seu eu, compreender o meio e estabelecer contatos sociais, satisfazer desejos, desenvolver a criatividade, habilidades e conhecimentos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-22T01:20:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37726 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821767 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37726 |
identifier_str_mv |
000821767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37726/2/000821767.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37726/1/000821767.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37726/3/000821767.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9be9fd75a2c47f6c4c1dfeab61ea670 0407bfccd313add4658c207657df1b97 3c974d389af5f10187dafdd00693dc88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447074925182976 |