RPG: jogando o jogo com ações de insubordinação criativa
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704235 |
Resumo: | O estudo da Teoria das Probabilidades é colocado pela ótica da ludicidade, a partir dos jogos de Role Playing Games (RPG). Uma prática docente é narrada na qual procurou-se estruturar o conhecimento da probabilidade e o descobrimento pelos alunos de como se comporta o espaço amostral. Para alcançar o objetivo de evidenciar na narrativa do professor (que considera sua prática com jogos insubordinada criativa) de manifestações de ações de insubordinação criativa, incluindo as auto-insubordinações criativas, utilizamos os aportes teóricos do ensino de probabilidade, do ensino a partir de jogos e da insubordinação criativa. Como resultados foram encontrados indícios de subversão responsável que alargam as categorias consideradas na literatura, tais como a visibilidade profissional, além de uma reflexão sobre códigos de vestimenta profissional. Esta pesquisa procura contribuir para a continuidade das discussões sobre a docência (e suas insubordinações criativas) em pesquisas em Educação Matemática. |
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RPG: jogando o jogo com ações de insubordinação criativaEducação MatemáticaEducação Matemática; Probabilidade; Gamificação; RPG; Ludicidade.O estudo da Teoria das Probabilidades é colocado pela ótica da ludicidade, a partir dos jogos de Role Playing Games (RPG). Uma prática docente é narrada na qual procurou-se estruturar o conhecimento da probabilidade e o descobrimento pelos alunos de como se comporta o espaço amostral. Para alcançar o objetivo de evidenciar na narrativa do professor (que considera sua prática com jogos insubordinada criativa) de manifestações de ações de insubordinação criativa, incluindo as auto-insubordinações criativas, utilizamos os aportes teóricos do ensino de probabilidade, do ensino a partir de jogos e da insubordinação criativa. Como resultados foram encontrados indícios de subversão responsável que alargam as categorias consideradas na literatura, tais como a visibilidade profissional, além de uma reflexão sobre códigos de vestimenta profissional. Esta pesquisa procura contribuir para a continuidade das discussões sobre a docência (e suas insubordinações criativas) em pesquisas em Educação Matemática.Universidade Metodista de PiracicabaSalvado, ClaudioMeirelles, RitaBriao, Gabriela Felix2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170423510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p121-134Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 121-1342238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704235/2622https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/41704235/1768Direitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704235Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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