A formação de professores para a educação ambiental escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Campos, Luciana Maria Lunardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767
Resumo: A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo.
id METO-3_d27222890e616b7d6a258e85a030eeb4
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2767
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A formação de professores para a educação ambiental escolarEducação Ambiental; Escola pública; Formação de professores.A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo.Universidade Metodista de PiracicabaTozoni-Reis, Marília Freitas de CamposCampos, Luciana Maria Lunardi2015-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/276710.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep13-33Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 13-332238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767/1586Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T11:54:57Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2767Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T11:54:57Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para a educação ambiental escolar
title A formação de professores para a educação ambiental escolar
spellingShingle A formação de professores para a educação ambiental escolar
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Educação Ambiental; Escola pública; Formação de professores.
title_short A formação de professores para a educação ambiental escolar
title_full A formação de professores para a educação ambiental escolar
title_fullStr A formação de professores para a educação ambiental escolar
title_full_unstemmed A formação de professores para a educação ambiental escolar
title_sort A formação de professores para a educação ambiental escolar
author Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
author_facet Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Campos, Luciana Maria Lunardi
author_role author
author2 Campos, Luciana Maria Lunardi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Campos, Luciana Maria Lunardi
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Escola pública; Formação de professores.
topic Educação Ambiental; Escola pública; Formação de professores.
description A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep13-33
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep13-33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767/1586
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 13-33
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021143683072