A formação de professores para a educação ambiental escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767 |
Resumo: | A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo. |
id |
METO-3_d27222890e616b7d6a258e85a030eeb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2767 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores para a educação ambiental escolarEducação Ambiental; Escola pública; Formação de professores.A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo.Universidade Metodista de PiracicabaTozoni-Reis, Marília Freitas de CamposCampos, Luciana Maria Lunardi2015-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/276710.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep13-33Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 13-332238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767/1586Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T11:54:57Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2767Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T11:54:57Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores para a educação ambiental escolar |
title |
A formação de professores para a educação ambiental escolar |
spellingShingle |
A formação de professores para a educação ambiental escolar Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos Educação Ambiental; Escola pública; Formação de professores. |
title_short |
A formação de professores para a educação ambiental escolar |
title_full |
A formação de professores para a educação ambiental escolar |
title_fullStr |
A formação de professores para a educação ambiental escolar |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para a educação ambiental escolar |
title_sort |
A formação de professores para a educação ambiental escolar |
author |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos |
author_facet |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos Campos, Luciana Maria Lunardi |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Luciana Maria Lunardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos Campos, Luciana Maria Lunardi |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Escola pública; Formação de professores. |
topic |
Educação Ambiental; Escola pública; Formação de professores. |
description |
A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep13-33 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep13-33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2767/1586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 13-33 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021143683072 |