Das diretrizes à oferta do serviço de Atendimento Educacional Especializado em municípios da Baixada Fluminense/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flavia Faissal de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2952
Resumo: Atualmente, marcada pelos acordos internacionais, a Educação Especial se realiza sobretudo por meio do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) (SEESP/MEC, 2008; entre outros). Não distante das análises de Oliveira (2009, 2011) em relação às políticas sociais dos últimos governos, a orientação para a oferta desse serviço se vale da estratégia de implementação por programas que se estruturam por regime de colaboração entre os municípios e o governo federal. De tal forma, inserido no escopo dos desenhos políticos municipais, o objetivo deste estudo foi analisar, a partir da abordagem dos Ciclos de Política de S. Ball e R. Bowe (1992), as diretrizes internacionais e nacionais das políticas de educação inclusiva e suas traduções locais em 5 municípios da Baixada Fluminense, a fim de compreendermos a operacionalização das formas de cooperação entre os municípios e o governo federal; e, as estratégias locais para o oferecimento do serviço de AEE. Para tal, foi realizado uma pesquisa de campo junto aos gestores desses municípios, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Nossas considerações apontam para fragilidade do regime de colaboração, bem como, ressalta as diferentes traduções dos municípios dos textos políticos nacionais, contudo sem deslocar os eixos centrais da política. 
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