Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1061
Resumo: Neste ensaio, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, em que utilizamos artigos, livros, dissertações e documentos oficiais, buscamos contextualizar a relação público/privado na educação brasileira, refletindo sobre as implicações dessa relação nas políticas educacionais, com enfoque especial sobre os Programas de educação em tempo integral. Analisamos as mudanças pelas quais passaram a sociedade civil e a educação, especialmente a partir das propostas neoliberais e da Terceira Via. Em seguida, procuramos analisar a relação entre o público e o privado na educação em tempo integral e constatamos o consenso existente entre os pesquisadores em relação à tendência de transferência de responsabilidades desses programas para a sociedade civil, o que tem reforçado a tese de desresponsabilização do Estado perante as políticas públicas. Entendemos que a educação em tempo integral ainda não se viabilizou como uma política de Estado no Brasil, pois existem atualmente programas/projetos focalizados, com propostas muitas vezes divergentes e que recebem pouca atenção por parte dos poderes públicos, especialmente no que tange à ampliação do espaço físico escolar, aos recursos materiais em quantidades suficientes e à formação dos profissionais responsáveis.
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