Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1061 |
Resumo: | Neste ensaio, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, em que utilizamos artigos, livros, dissertações e documentos oficiais, buscamos contextualizar a relação público/privado na educação brasileira, refletindo sobre as implicações dessa relação nas políticas educacionais, com enfoque especial sobre os Programas de educação em tempo integral. Analisamos as mudanças pelas quais passaram a sociedade civil e a educação, especialmente a partir das propostas neoliberais e da Terceira Via. Em seguida, procuramos analisar a relação entre o público e o privado na educação em tempo integral e constatamos o consenso existente entre os pesquisadores em relação à tendência de transferência de responsabilidades desses programas para a sociedade civil, o que tem reforçado a tese de desresponsabilização do Estado perante as políticas públicas. Entendemos que a educação em tempo integral ainda não se viabilizou como uma política de Estado no Brasil, pois existem atualmente programas/projetos focalizados, com propostas muitas vezes divergentes e que recebem pouca atenção por parte dos poderes públicos, especialmente no que tange à ampliação do espaço físico escolar, aos recursos materiais em quantidades suficientes e à formação dos profissionais responsáveis. |
id |
METO-3_d9fd9da61d2aeb01c4af3e9e07155436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1061 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadaspúblico/privado, sociedade civil, Terceira Via, educação em tempo integralNeste ensaio, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, em que utilizamos artigos, livros, dissertações e documentos oficiais, buscamos contextualizar a relação público/privado na educação brasileira, refletindo sobre as implicações dessa relação nas políticas educacionais, com enfoque especial sobre os Programas de educação em tempo integral. Analisamos as mudanças pelas quais passaram a sociedade civil e a educação, especialmente a partir das propostas neoliberais e da Terceira Via. Em seguida, procuramos analisar a relação entre o público e o privado na educação em tempo integral e constatamos o consenso existente entre os pesquisadores em relação à tendência de transferência de responsabilidades desses programas para a sociedade civil, o que tem reforçado a tese de desresponsabilização do Estado perante as políticas públicas. Entendemos que a educação em tempo integral ainda não se viabilizou como uma política de Estado no Brasil, pois existem atualmente programas/projetos focalizados, com propostas muitas vezes divergentes e que recebem pouca atenção por parte dos poderes públicos, especialmente no que tange à ampliação do espaço físico escolar, aos recursos materiais em quantidades suficientes e à formação dos profissionais responsáveis. Universidade Metodista de PiracicabaNascimento, Cristina2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/106110.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n2p75-88Comunicações; v. 19, n. 2 (2012); 75-882238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1061/1090Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:54:43Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1061Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:54:43Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas |
title |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas |
spellingShingle |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas Nascimento, Cristina público/privado, sociedade civil, Terceira Via, educação em tempo integral |
title_short |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas |
title_full |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas |
title_fullStr |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas |
title_full_unstemmed |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas |
title_sort |
Políticas de educação em tempo integral em tempos de parcerias público-privadas |
author |
Nascimento, Cristina |
author_facet |
Nascimento, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Cristina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
público/privado, sociedade civil, Terceira Via, educação em tempo integral |
topic |
público/privado, sociedade civil, Terceira Via, educação em tempo integral |
description |
Neste ensaio, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, em que utilizamos artigos, livros, dissertações e documentos oficiais, buscamos contextualizar a relação público/privado na educação brasileira, refletindo sobre as implicações dessa relação nas políticas educacionais, com enfoque especial sobre os Programas de educação em tempo integral. Analisamos as mudanças pelas quais passaram a sociedade civil e a educação, especialmente a partir das propostas neoliberais e da Terceira Via. Em seguida, procuramos analisar a relação entre o público e o privado na educação em tempo integral e constatamos o consenso existente entre os pesquisadores em relação à tendência de transferência de responsabilidades desses programas para a sociedade civil, o que tem reforçado a tese de desresponsabilização do Estado perante as políticas públicas. Entendemos que a educação em tempo integral ainda não se viabilizou como uma política de Estado no Brasil, pois existem atualmente programas/projetos focalizados, com propostas muitas vezes divergentes e que recebem pouca atenção por parte dos poderes públicos, especialmente no que tange à ampliação do espaço físico escolar, aos recursos materiais em quantidades suficientes e à formação dos profissionais responsáveis. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1061 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n2p75-88 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1061 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n2p75-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1061/1090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 19, n. 2 (2012); 75-88 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020021706752 |