Características do desenho de um sujeito autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1637 |
Resumo: | No desenvolvimento infantil o desenho é considerado forma de linguagem e precursor da escrita, sendo, portanto, fundamental para o processo de constituição humana e escolarização. Assim como as demais funções do desenvolvimento, o desenho constitui-se a partir das relações sociais. Os sujeitos autistas, por apresentarem peculiaridades em seu desenvolvimento e nas relações sociais, podem engajar-se no processo de desenvolvimento do desenho de maneira distinta. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar e analisar os desenhos de uma criança autista, a fim de discutir as especificidades dos processos figurativos deste sujeito e as implicações disso para o processo de alfabetização. Trata-se de um relato de pesquisa, qualitativo, com método de análise microgenética. O sujeito do estudo é uma criança do sexo masculino, de oito anos de idade e diagnostico de autismo. Foram analisados oito desenhos produzidos pela criança, durante sete sessões de terapia fonoaudiológica, após a leitura, contagem e exploração de livros de histórias infantis, e suas respectivas condições de produção. Analisou-se três eixos temáticos: grafia, significação dos desenhos e envolvimento da linguagem oral durante a produção dos desenhos. As análises permitiram compreender que a criança demonstra preocupação com o significado/representação/reprodução da história do desenho, e sobrepõe-se à estética ou à valorização da grafia. Além disso, percebe-se que linguagem verbal e desenho não apresentam concordância com a idade cronológica, não seguem os movimentos e características normalmente encontradas em crianças com desenvolvimento típico e avançam no decorrer das produções. |
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Características do desenho de um sujeito autistaDrawing features of an autistic subjectAutismo; Desenho; Desenvolvimento da Linguagem; Educação Especial; Linguagem.autism, drawing, language development, special education, language.No desenvolvimento infantil o desenho é considerado forma de linguagem e precursor da escrita, sendo, portanto, fundamental para o processo de constituição humana e escolarização. Assim como as demais funções do desenvolvimento, o desenho constitui-se a partir das relações sociais. Os sujeitos autistas, por apresentarem peculiaridades em seu desenvolvimento e nas relações sociais, podem engajar-se no processo de desenvolvimento do desenho de maneira distinta. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar e analisar os desenhos de uma criança autista, a fim de discutir as especificidades dos processos figurativos deste sujeito e as implicações disso para o processo de alfabetização. Trata-se de um relato de pesquisa, qualitativo, com método de análise microgenética. O sujeito do estudo é uma criança do sexo masculino, de oito anos de idade e diagnostico de autismo. Foram analisados oito desenhos produzidos pela criança, durante sete sessões de terapia fonoaudiológica, após a leitura, contagem e exploração de livros de histórias infantis, e suas respectivas condições de produção. Analisou-se três eixos temáticos: grafia, significação dos desenhos e envolvimento da linguagem oral durante a produção dos desenhos. As análises permitiram compreender que a criança demonstra preocupação com o significado/representação/reprodução da história do desenho, e sobrepõe-se à estética ou à valorização da grafia. Além disso, percebe-se que linguagem verbal e desenho não apresentam concordância com a idade cronológica, não seguem os movimentos e características normalmente encontradas em crianças com desenvolvimento típico e avançam no decorrer das produções. In child development, drawing is considered a form of language and a precursor of writing, and is therefore basic to the process of human constitution and schooling. Like other development functions, drawing is the basis of social relations. Because autistic subjects present peculiarities in their development and social relations, their engagement in the process of drawing may be different.. The aim of the present study was to characterize and analyze the drawings of an autistic child in order to discuss the specificities of this subject's figurative processes and the implications for the literacy process. This is a qualitative research report, with a microgenetic analysis. The subject is an eight-year old male child diagnosed with autism. We analyzed eight drawings produced by this child during seven sessions of speech therapy, after reading, counting and exploitation of children's stories and the respective production conditions. Three topics were analyzed: spelling, the meaning of the drawings and the oral language during the production of drawings.Universidade Metodista de PiracicabaBolsa de mestrado CAPESBagarollo, Maria FernandaRibeiro, Vanessa VeisPanhoca, Ivone2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/163710.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n2p7-21Comunicações; v. 19, n. 2 (2012); 7-212238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1637/1089Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:49:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1637Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:49:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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No desenvolvimento infantil o desenho é considerado forma de linguagem e precursor da escrita, sendo, portanto, fundamental para o processo de constituição humana e escolarização. Assim como as demais funções do desenvolvimento, o desenho constitui-se a partir das relações sociais. Os sujeitos autistas, por apresentarem peculiaridades em seu desenvolvimento e nas relações sociais, podem engajar-se no processo de desenvolvimento do desenho de maneira distinta. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar e analisar os desenhos de uma criança autista, a fim de discutir as especificidades dos processos figurativos deste sujeito e as implicações disso para o processo de alfabetização. Trata-se de um relato de pesquisa, qualitativo, com método de análise microgenética. O sujeito do estudo é uma criança do sexo masculino, de oito anos de idade e diagnostico de autismo. Foram analisados oito desenhos produzidos pela criança, durante sete sessões de terapia fonoaudiológica, após a leitura, contagem e exploração de livros de histórias infantis, e suas respectivas condições de produção. Analisou-se três eixos temáticos: grafia, significação dos desenhos e envolvimento da linguagem oral durante a produção dos desenhos. As análises permitiram compreender que a criança demonstra preocupação com o significado/representação/reprodução da história do desenho, e sobrepõe-se à estética ou à valorização da grafia. Além disso, percebe-se que linguagem verbal e desenho não apresentam concordância com a idade cronológica, não seguem os movimentos e características normalmente encontradas em crianças com desenvolvimento típico e avançam no decorrer das produções. |
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