ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado OLIVEIRA, Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MARCOMIN, Fatima Elizabeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463
Resumo: O artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano.
id UFMT-3_3b2539d1af5d18f306ba2655c65ae35d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9463
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOSEducação e sustentabilidadeEducação ambiental Espaços educadores sustentáveisRevista de Educação Pública - Educação ambientalO artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano.Universidade Federal de Mato Grosso2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Fenomenológicaapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/946310.29286/rep.v30ijan/dez.9463Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10180https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10938https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10939https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10940https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10941https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10942Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado OLIVEIRA, Cristina MARCOMIN, Fatima Elizabeti 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9463Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
title ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
spellingShingle ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Machado OLIVEIRA, Cristina
Educação e sustentabilidade
Educação ambiental
Espaços educadores sustentáveis
Revista de Educação Pública - Educação ambiental
title_short ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
title_full ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
title_fullStr ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
title_full_unstemmed ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
title_sort ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
author Machado OLIVEIRA, Cristina
author_facet Machado OLIVEIRA, Cristina
MARCOMIN, Fatima Elizabeti
author_role author
author2 MARCOMIN, Fatima Elizabeti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado OLIVEIRA, Cristina
MARCOMIN, Fatima Elizabeti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e sustentabilidade
Educação ambiental
Espaços educadores sustentáveis
Revista de Educação Pública - Educação ambiental
topic Educação e sustentabilidade
Educação ambiental
Espaços educadores sustentáveis
Revista de Educação Pública - Educação ambiental
description O artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Fenomenológica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463
10.29286/rep.v30ijan/dez.9463
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.9463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10180
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10938
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10939
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10940
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10941
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-21
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217407754240