ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463 |
Resumo: | O artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano. |
id |
UFMT-3_3b2539d1af5d18f306ba2655c65ae35d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9463 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOSEducação e sustentabilidadeEducação ambiental Espaços educadores sustentáveisRevista de Educação Pública - Educação ambientalO artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano.Universidade Federal de Mato Grosso2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Fenomenológicaapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/946310.29286/rep.v30ijan/dez.9463Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10180https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10938https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10939https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10940https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10941https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10942Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado OLIVEIRA, Cristina MARCOMIN, Fatima Elizabeti 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9463Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
title |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
spellingShingle |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS Machado OLIVEIRA, Cristina Educação e sustentabilidade Educação ambiental Espaços educadores sustentáveis Revista de Educação Pública - Educação ambiental |
title_short |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
title_full |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
title_fullStr |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
title_full_unstemmed |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
title_sort |
ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: UM RETRATO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
author |
Machado OLIVEIRA, Cristina |
author_facet |
Machado OLIVEIRA, Cristina MARCOMIN, Fatima Elizabeti |
author_role |
author |
author2 |
MARCOMIN, Fatima Elizabeti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado OLIVEIRA, Cristina MARCOMIN, Fatima Elizabeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e sustentabilidade Educação ambiental Espaços educadores sustentáveis Revista de Educação Pública - Educação ambiental |
topic |
Educação e sustentabilidade Educação ambiental Espaços educadores sustentáveis Revista de Educação Pública - Educação ambiental |
description |
O artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Fenomenológica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463 10.29286/rep.v30ijan/dez.9463 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.9463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10180 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10938 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10939 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10940 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10941 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9463/10942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-21 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217407754240 |