Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932 |
Resumo: | Pesquisadores de diferentes estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Nesse artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica ES e dialoga-se com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando-se com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e que deu início a um trabalho sistematizado desde 2001 contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avalição pedagógica dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público alvo da educação especial; fórum permanente de famílias desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, buscando constituir políticas públicas favorecedoras da incluso escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial. |
id |
METO-3_dbcc7c01f558842642fbaee2cca31097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2932 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de CariacicaEducação; Educação EspecialEducação inclusiva; Educação especial; Política de educação especialPesquisadores de diferentes estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Nesse artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica ES e dialoga-se com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando-se com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e que deu início a um trabalho sistematizado desde 2001 contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avalição pedagógica dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público alvo da educação especial; fórum permanente de famílias desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, buscando constituir políticas públicas favorecedoras da incluso escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial. Universidade Metodista de PiracicabaCNPqde Jesus, Denise MeyrellesMoreno Caiado, Kátia ReginaCristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/293210.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 57-792238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932/1834América2010 - 2015Gestores de Educação EspecialDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:39:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2932Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:39:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica |
title |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica |
spellingShingle |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica de Jesus, Denise Meyrelles Educação; Educação Especial Educação inclusiva; Educação especial; Política de educação especial |
title_short |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica |
title_full |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica |
title_fullStr |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica |
title_full_unstemmed |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica |
title_sort |
Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica |
author |
de Jesus, Denise Meyrelles |
author_facet |
de Jesus, Denise Meyrelles Moreno Caiado, Kátia Regina Cristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen |
author_role |
author |
author2 |
Moreno Caiado, Kátia Regina Cristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus, Denise Meyrelles Moreno Caiado, Kátia Regina Cristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Especial Educação inclusiva; Educação especial; Política de educação especial |
topic |
Educação; Educação Especial Educação inclusiva; Educação especial; Política de educação especial |
description |
Pesquisadores de diferentes estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Nesse artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica ES e dialoga-se com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando-se com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e que deu início a um trabalho sistematizado desde 2001 contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avalição pedagógica dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público alvo da educação especial; fórum permanente de famílias desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, buscando constituir políticas públicas favorecedoras da incluso escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932/1834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América 2010 - 2015 Gestores de Educação Especial |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 57-79 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020715864064 |