Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus, Denise Meyrelles
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreno Caiado, Kátia Regina, Cristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932
Resumo: Pesquisadores de diferentes estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Nesse artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica ES e dialoga-se com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando-se com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e que deu início a um trabalho sistematizado desde 2001 contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avalição pedagógica  dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público alvo da educação especial; fórum permanente de famílias  desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, buscando constituir políticas públicas favorecedoras da incluso escolar de pessoas   público-alvo   da   Educação Especial. 
id METO-3_dbcc7c01f558842642fbaee2cca31097
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2932
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Educação especial, políticas e contextos: o caso de CariacicaEducação; Educação EspecialEducação inclusiva; Educação especial; Política de educação especialPesquisadores de diferentes estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Nesse artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica ES e dialoga-se com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando-se com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e que deu início a um trabalho sistematizado desde 2001 contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avalição pedagógica  dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público alvo da educação especial; fórum permanente de famílias  desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, buscando constituir políticas públicas favorecedoras da incluso escolar de pessoas   público-alvo   da   Educação Especial. Universidade Metodista de PiracicabaCNPqde Jesus, Denise MeyrellesMoreno Caiado, Kátia ReginaCristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/293210.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 57-792238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932/1834América2010 - 2015Gestores de Educação EspecialDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:39:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2932Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:39:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
title Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
spellingShingle Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
de Jesus, Denise Meyrelles
Educação; Educação Especial
Educação inclusiva; Educação especial; Política de educação especial
title_short Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
title_full Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
title_fullStr Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
title_full_unstemmed Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
title_sort Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica
author de Jesus, Denise Meyrelles
author_facet de Jesus, Denise Meyrelles
Moreno Caiado, Kátia Regina
Cristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen
author_role author
author2 Moreno Caiado, Kátia Regina
Cristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus, Denise Meyrelles
Moreno Caiado, Kátia Regina
Cristino Ribeiro, Lorrayne Hewellen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Especial
Educação inclusiva; Educação especial; Política de educação especial
topic Educação; Educação Especial
Educação inclusiva; Educação especial; Política de educação especial
description Pesquisadores de diferentes estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Nesse artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica ES e dialoga-se com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando-se com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e que deu início a um trabalho sistematizado desde 2001 contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avalição pedagógica  dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público alvo da educação especial; fórum permanente de famílias  desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, buscando constituir políticas públicas favorecedoras da incluso escolar de pessoas   público-alvo   da   Educação Especial. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp57-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2932/1834
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
2010 - 2015
Gestores de Educação Especial
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 57-79
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020715864064