Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, João Carlos Bittencourt
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assumpção, Douglas Junio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão da Educação Especial a partir do desenvolvimento das políticas públicas brasileiras para a Educação Inclusiva. A relevância da discussão se estabelece pela compreensão em considerar como os aspectos políticos, educacionais e ideológicos do contexto brasileiro interferem diretamente na formação dos professores e no aprendizado dos alunos e das alunas com deficiências, altas habilidades e/ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, como aporte teórico, este trabalho utilizou os estudos de Selma Matos & Enicéia Mendes (2014), Josiane Torres & Enicéia Mendes (2018/2019), Marcos Mazzotta (2011), dentre outros. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com a utilização de fontes que tragam informações e credibilidade à pesquisa, agregando, com isso, cunho científico e crítico ao estudo. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que discorrer sobre a educação especial e o processo de inclusão envolve, necessariamente, refletir sobre as políticas públicas educacionais inclusivas que buscam fortalecer efetivamente o direito à educação dos/das educandos/das, a uma formação de qualidade aos professores, bem como a uma democratização de acesso e permanência na escola por partes desses/as alunos/as.
id UNICID_02ce06af01ac8aa80604d14be643ebdb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/930
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileirasPolíticas PúblicasEducação EspecialEducação InclusivaPolítica Nacional de Educação Especial.Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão da Educação Especial a partir do desenvolvimento das políticas públicas brasileiras para a Educação Inclusiva. A relevância da discussão se estabelece pela compreensão em considerar como os aspectos políticos, educacionais e ideológicos do contexto brasileiro interferem diretamente na formação dos professores e no aprendizado dos alunos e das alunas com deficiências, altas habilidades e/ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, como aporte teórico, este trabalho utilizou os estudos de Selma Matos & Enicéia Mendes (2014), Josiane Torres & Enicéia Mendes (2018/2019), Marcos Mazzotta (2011), dentre outros. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com a utilização de fontes que tragam informações e credibilidade à pesquisa, agregando, com isso, cunho científico e crítico ao estudo. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que discorrer sobre a educação especial e o processo de inclusão envolve, necessariamente, refletir sobre as políticas públicas educacionais inclusivas que buscam fortalecer efetivamente o direito à educação dos/das educandos/das, a uma formação de qualidade aos professores, bem como a uma democratização de acesso e permanência na escola por partes desses/as alunos/as.Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/93010.26843/v13.n2.2020.930.p216-231Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 216-2311982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930/754Copyright (c) 2020 João Carlos Bittencourt Damasceno, Douglas Junio Fernandes Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, João Carlos BittencourtAssumpção, Douglas Junio Fernandes2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/930Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
title Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
spellingShingle Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
Damasceno, João Carlos Bittencourt
Políticas Públicas
Educação Especial
Educação Inclusiva
Política Nacional de Educação Especial.
title_short Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
title_full Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
title_fullStr Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
title_full_unstemmed Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
title_sort Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
author Damasceno, João Carlos Bittencourt
author_facet Damasceno, João Carlos Bittencourt
Assumpção, Douglas Junio Fernandes
author_role author
author2 Assumpção, Douglas Junio Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, João Carlos Bittencourt
Assumpção, Douglas Junio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Educação Especial
Educação Inclusiva
Política Nacional de Educação Especial.
topic Políticas Públicas
Educação Especial
Educação Inclusiva
Política Nacional de Educação Especial.
description Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão da Educação Especial a partir do desenvolvimento das políticas públicas brasileiras para a Educação Inclusiva. A relevância da discussão se estabelece pela compreensão em considerar como os aspectos políticos, educacionais e ideológicos do contexto brasileiro interferem diretamente na formação dos professores e no aprendizado dos alunos e das alunas com deficiências, altas habilidades e/ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, como aporte teórico, este trabalho utilizou os estudos de Selma Matos & Enicéia Mendes (2014), Josiane Torres & Enicéia Mendes (2018/2019), Marcos Mazzotta (2011), dentre outros. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com a utilização de fontes que tragam informações e credibilidade à pesquisa, agregando, com isso, cunho científico e crítico ao estudo. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que discorrer sobre a educação especial e o processo de inclusão envolve, necessariamente, refletir sobre as políticas públicas educacionais inclusivas que buscam fortalecer efetivamente o direito à educação dos/das educandos/das, a uma formação de qualidade aos professores, bem como a uma democratização de acesso e permanência na escola por partes desses/as alunos/as.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930
10.26843/v13.n2.2020.930.p216-231
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930
identifier_str_mv 10.26843/v13.n2.2020.930.p216-231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930/754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 João Carlos Bittencourt Damasceno, Douglas Junio Fernandes Assumpção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 João Carlos Bittencourt Damasceno, Douglas Junio Fernandes Assumpção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 216-231
1982-8632
10.26843/ae.v13.n2.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142308429824