Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão da Educação Especial a partir do desenvolvimento das políticas públicas brasileiras para a Educação Inclusiva. A relevância da discussão se estabelece pela compreensão em considerar como os aspectos políticos, educacionais e ideológicos do contexto brasileiro interferem diretamente na formação dos professores e no aprendizado dos alunos e das alunas com deficiências, altas habilidades e/ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, como aporte teórico, este trabalho utilizou os estudos de Selma Matos & Enicéia Mendes (2014), Josiane Torres & Enicéia Mendes (2018/2019), Marcos Mazzotta (2011), dentre outros. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com a utilização de fontes que tragam informações e credibilidade à pesquisa, agregando, com isso, cunho científico e crítico ao estudo. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que discorrer sobre a educação especial e o processo de inclusão envolve, necessariamente, refletir sobre as políticas públicas educacionais inclusivas que buscam fortalecer efetivamente o direito à educação dos/das educandos/das, a uma formação de qualidade aos professores, bem como a uma democratização de acesso e permanência na escola por partes desses/as alunos/as. |
id |
UNICID_02ce06af01ac8aa80604d14be643ebdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/930 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileirasPolíticas PúblicasEducação EspecialEducação InclusivaPolítica Nacional de Educação Especial.Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão da Educação Especial a partir do desenvolvimento das políticas públicas brasileiras para a Educação Inclusiva. A relevância da discussão se estabelece pela compreensão em considerar como os aspectos políticos, educacionais e ideológicos do contexto brasileiro interferem diretamente na formação dos professores e no aprendizado dos alunos e das alunas com deficiências, altas habilidades e/ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, como aporte teórico, este trabalho utilizou os estudos de Selma Matos & Enicéia Mendes (2014), Josiane Torres & Enicéia Mendes (2018/2019), Marcos Mazzotta (2011), dentre outros. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com a utilização de fontes que tragam informações e credibilidade à pesquisa, agregando, com isso, cunho científico e crítico ao estudo. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que discorrer sobre a educação especial e o processo de inclusão envolve, necessariamente, refletir sobre as políticas públicas educacionais inclusivas que buscam fortalecer efetivamente o direito à educação dos/das educandos/das, a uma formação de qualidade aos professores, bem como a uma democratização de acesso e permanência na escola por partes desses/as alunos/as.Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/93010.26843/v13.n2.2020.930.p216-231Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 216-2311982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930/754Copyright (c) 2020 João Carlos Bittencourt Damasceno, Douglas Junio Fernandes Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, João Carlos BittencourtAssumpção, Douglas Junio Fernandes2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/930Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras |
title |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras |
spellingShingle |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras Damasceno, João Carlos Bittencourt Políticas Públicas Educação Especial Educação Inclusiva Política Nacional de Educação Especial. |
title_short |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras |
title_full |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras |
title_fullStr |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras |
title_sort |
Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras |
author |
Damasceno, João Carlos Bittencourt |
author_facet |
Damasceno, João Carlos Bittencourt Assumpção, Douglas Junio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Assumpção, Douglas Junio Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, João Carlos Bittencourt Assumpção, Douglas Junio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Educação Especial Educação Inclusiva Política Nacional de Educação Especial. |
topic |
Políticas Públicas Educação Especial Educação Inclusiva Política Nacional de Educação Especial. |
description |
Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão da Educação Especial a partir do desenvolvimento das políticas públicas brasileiras para a Educação Inclusiva. A relevância da discussão se estabelece pela compreensão em considerar como os aspectos políticos, educacionais e ideológicos do contexto brasileiro interferem diretamente na formação dos professores e no aprendizado dos alunos e das alunas com deficiências, altas habilidades e/ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, como aporte teórico, este trabalho utilizou os estudos de Selma Matos & Enicéia Mendes (2014), Josiane Torres & Enicéia Mendes (2018/2019), Marcos Mazzotta (2011), dentre outros. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com a utilização de fontes que tragam informações e credibilidade à pesquisa, agregando, com isso, cunho científico e crítico ao estudo. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que discorrer sobre a educação especial e o processo de inclusão envolve, necessariamente, refletir sobre as políticas públicas educacionais inclusivas que buscam fortalecer efetivamente o direito à educação dos/das educandos/das, a uma formação de qualidade aos professores, bem como a uma democratização de acesso e permanência na escola por partes desses/as alunos/as. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930 10.26843/v13.n2.2020.930.p216-231 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n2.2020.930.p216-231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/930/754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Carlos Bittencourt Damasceno, Douglas Junio Fernandes Assumpção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Carlos Bittencourt Damasceno, Douglas Junio Fernandes Assumpção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 216-231 1982-8632 10.26843/ae.v13.n2.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142308429824 |