A Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: um estudo a partir dos documentos legais
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4357 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo identificar os direcionamentos destinados à pós-graduação, scricto sensu, no Brasil no decorrer dos anos. Este nível de ensino emerge no país de maneira regulamentada na década de 1960, garantindo-se atualmente como um Sistema de ensino, possuindo representatividade e status acadêmico frente a pós-graduação lato sensu. O estudo é de caráter bibliográfico e documental, tomando por base o Parecer n. 977 de 3 de dezembro de 1965 e os Planos Nacionais de pós-graduação (PNPG), que de maneira diretiva interferiram para que este nível de ensino se consolidasse. Os documentos refletem as pretensões e necessidades da época em que englobam, estando articulados ao contexto social, político e econômico. Essa reflexão pode ser constatada pois há linearidade na pós-graduação em determinados ciclos, como sua iniciação legal e a necessidade de estabelecer diretrizes formais para unificar os programas; posteriormente, as intenções em aferir a qualidade da expansão, e assim, a manutenção de um Sistema, que hoje é tema de diversas discussões, seja sobre sua avaliação, seja sobre sua organização e conjuntura. |
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A Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: um estudo a partir dos documentos legaisEducação; Educação Superior; Pós-graduaçãoPós-Graduação scricto sensu; Plano Nacional de pós-graduação (PNPG); Políticas públicas educacionais.O presente estudo tem por objetivo identificar os direcionamentos destinados à pós-graduação, scricto sensu, no Brasil no decorrer dos anos. Este nível de ensino emerge no país de maneira regulamentada na década de 1960, garantindo-se atualmente como um Sistema de ensino, possuindo representatividade e status acadêmico frente a pós-graduação lato sensu. O estudo é de caráter bibliográfico e documental, tomando por base o Parecer n. 977 de 3 de dezembro de 1965 e os Planos Nacionais de pós-graduação (PNPG), que de maneira diretiva interferiram para que este nível de ensino se consolidasse. Os documentos refletem as pretensões e necessidades da época em que englobam, estando articulados ao contexto social, político e econômico. Essa reflexão pode ser constatada pois há linearidade na pós-graduação em determinados ciclos, como sua iniciação legal e a necessidade de estabelecer diretrizes formais para unificar os programas; posteriormente, as intenções em aferir a qualidade da expansão, e assim, a manutenção de um Sistema, que hoje é tema de diversas discussões, seja sobre sua avaliação, seja sobre sua organização e conjuntura.Universidade Metodista de PiracicabaParte de pesquisa de doutorado financiando pela CAPES (2017-2021)Delgado Bueno da Silva, Natháliada Fonseca Brandão, Carlos2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/435710.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p41-61Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 41-612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4357/2432BrasilDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4357Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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