A política de expansão e financiamento da pós-graduação: as diretrizes do PNPG (2011-2020) e PNE (2014-2024)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/68569 |
Resumo: | O artigo versa sobre a atual política de expansão e de financiamento da pós-graduação por meio da análise do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG (2011-2020) e da meta 14 do novo Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024). No contexto de uma pesquisa Qualitativa, sob recursos documentais, analisam-se o atual PNPG, o PNE, e o ordenamento jurídico que regulamentam as atividades de C,T&I brasileira, além de dados obtidos por meio do Geocapes, dentre outras fontes. As análises indicam que a política de indução da expansão e do financiamento da pós-graduação brasileira reposicionou o papel do Estado como agente indutor dessa atual etapa de expansão, seja pela via do uso do fundo público, seja pela regulamentação jurídica recente. |
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A política de expansão e financiamento da pós-graduação: as diretrizes do PNPG (2011-2020) e PNE (2014-2024)PNEPós-graduaçãoPNPG.O artigo versa sobre a atual política de expansão e de financiamento da pós-graduação por meio da análise do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG (2011-2020) e da meta 14 do novo Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024). No contexto de uma pesquisa Qualitativa, sob recursos documentais, analisam-se o atual PNPG, o PNE, e o ordenamento jurídico que regulamentam as atividades de C,T&I brasileira, além de dados obtidos por meio do Geocapes, dentre outras fontes. As análises indicam que a política de indução da expansão e do financiamento da pós-graduação brasileira reposicionou o papel do Estado como agente indutor dessa atual etapa de expansão, seja pela via do uso do fundo público, seja pela regulamentação jurídica recente.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6856910.21573/vol32n32016.68569REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 677 - 697Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 677 - 697Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 677 - 6972447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/68569/39679Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessKato, Fabíola Bouth GrelloFerreira, Luciana Rodrigues2016-12-21T21:31:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/68569Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-12-21T21:31:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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