Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Géssica Priscila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Ana Paula, Martins, Priscila de Paulo Uliam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4530
Resumo: O objetivo deste artigo é verificar o impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a partir de estudo comparativo de seus dois Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2004 e 2013. Este estudo tem base em análise bibliográfica e documental e configura-se a partir das seguintes categorias de análise: Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública; Reestruturação Acadêmico-Curricular; Renovação Pedagógica da Educação Superior; Mobilidade Intra e Interinstitucional; Compromisso Social da Instituição; Suporte da Pós- Graduação ao Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Qualitativo dos Cursos de Graduação. Constatou-se que a adesão da UFSCar ao Reuni, em 2007, pode ser entendida como uma ação política de conveniência da gestão da Universidade para recebimento de verbas para consolidação de suas ações, metas e mecanismos de regulação já previstos no seu primeiro PDI 2004. Apesar da conveniência da adesão, pode-se concluir que o referido Programa acabou atuando de forma profunda na Instituição ao exercer forte impacto em seu PDI 2013, gerando novas demandas e ênfases, bem como o aprofundamento de algumas delas, agindo no sentido de intensificar ações e políticas reguladoras da UFSCar com vistas ao cumprimento do Contrato de Adesão firmado com o MEC em um contexto de precariedade orçamentária.
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