Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4530 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é verificar o impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a partir de estudo comparativo de seus dois Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2004 e 2013. Este estudo tem base em análise bibliográfica e documental e configura-se a partir das seguintes categorias de análise: Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública; Reestruturação Acadêmico-Curricular; Renovação Pedagógica da Educação Superior; Mobilidade Intra e Interinstitucional; Compromisso Social da Instituição; Suporte da Pós- Graduação ao Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Qualitativo dos Cursos de Graduação. Constatou-se que a adesão da UFSCar ao Reuni, em 2007, pode ser entendida como uma ação política de conveniência da gestão da Universidade para recebimento de verbas para consolidação de suas ações, metas e mecanismos de regulação já previstos no seu primeiro PDI 2004. Apesar da conveniência da adesão, pode-se concluir que o referido Programa acabou atuando de forma profunda na Instituição ao exercer forte impacto em seu PDI 2013, gerando novas demandas e ênfases, bem como o aprofundamento de algumas delas, agindo no sentido de intensificar ações e políticas reguladoras da UFSCar com vistas ao cumprimento do Contrato de Adesão firmado com o MEC em um contexto de precariedade orçamentária. |
id |
METO-3_ed3774c600c2043e607cfe802521740b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4530 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNIEducação - Políticas EducacionaisEnsino Superior; REUNI; Administração das Instituições de Ensino Superior.O objetivo deste artigo é verificar o impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a partir de estudo comparativo de seus dois Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2004 e 2013. Este estudo tem base em análise bibliográfica e documental e configura-se a partir das seguintes categorias de análise: Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública; Reestruturação Acadêmico-Curricular; Renovação Pedagógica da Educação Superior; Mobilidade Intra e Interinstitucional; Compromisso Social da Instituição; Suporte da Pós- Graduação ao Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Qualitativo dos Cursos de Graduação. Constatou-se que a adesão da UFSCar ao Reuni, em 2007, pode ser entendida como uma ação política de conveniência da gestão da Universidade para recebimento de verbas para consolidação de suas ações, metas e mecanismos de regulação já previstos no seu primeiro PDI 2004. Apesar da conveniência da adesão, pode-se concluir que o referido Programa acabou atuando de forma profunda na Instituição ao exercer forte impacto em seu PDI 2013, gerando novas demandas e ênfases, bem como o aprofundamento de algumas delas, agindo no sentido de intensificar ações e políticas reguladoras da UFSCar com vistas ao cumprimento do Contrato de Adesão firmado com o MEC em um contexto de precariedade orçamentária.Universidade Metodista de PiracicabaFAPESPRamos, Géssica PriscilaSilveira, Ana PaulaMartins, Priscila de Paulo Uliam2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/453010.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p199-217Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 199-2152238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4530/2499Brasil; São Paulo; São Carlos2003-2014Documentos oficiaisDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4530Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI |
title |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI |
spellingShingle |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI Ramos, Géssica Priscila Educação - Políticas Educacionais Ensino Superior; REUNI; Administração das Instituições de Ensino Superior. |
title_short |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI |
title_full |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI |
title_fullStr |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI |
title_full_unstemmed |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI |
title_sort |
Entre convergências, conveniências e impactos: uma análise comparativa dos PDI 2004 e 2013 da UFSCAR com base no REUNI |
author |
Ramos, Géssica Priscila |
author_facet |
Ramos, Géssica Priscila Silveira, Ana Paula Martins, Priscila de Paulo Uliam |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Ana Paula Martins, Priscila de Paulo Uliam |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Géssica Priscila Silveira, Ana Paula Martins, Priscila de Paulo Uliam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Políticas Educacionais Ensino Superior; REUNI; Administração das Instituições de Ensino Superior. |
topic |
Educação - Políticas Educacionais Ensino Superior; REUNI; Administração das Instituições de Ensino Superior. |
description |
O objetivo deste artigo é verificar o impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a partir de estudo comparativo de seus dois Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2004 e 2013. Este estudo tem base em análise bibliográfica e documental e configura-se a partir das seguintes categorias de análise: Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública; Reestruturação Acadêmico-Curricular; Renovação Pedagógica da Educação Superior; Mobilidade Intra e Interinstitucional; Compromisso Social da Instituição; Suporte da Pós- Graduação ao Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Qualitativo dos Cursos de Graduação. Constatou-se que a adesão da UFSCar ao Reuni, em 2007, pode ser entendida como uma ação política de conveniência da gestão da Universidade para recebimento de verbas para consolidação de suas ações, metas e mecanismos de regulação já previstos no seu primeiro PDI 2004. Apesar da conveniência da adesão, pode-se concluir que o referido Programa acabou atuando de forma profunda na Instituição ao exercer forte impacto em seu PDI 2013, gerando novas demandas e ênfases, bem como o aprofundamento de algumas delas, agindo no sentido de intensificar ações e políticas reguladoras da UFSCar com vistas ao cumprimento do Contrato de Adesão firmado com o MEC em um contexto de precariedade orçamentária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4530 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p199-217 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4530 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p199-217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4530/2499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; São Paulo; São Carlos 2003-2014 Documentos oficiais |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 199-215 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020824915968 |