Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868 |
Resumo: | O artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática. |
id |
SBEM_MAT-1_02c8e204ba6a7e9addfb74186934cd70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/868 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemáticaInstrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. EscalasO artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 73-852317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtigão, Maria isabel Ramalho2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/868Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática |
title |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática |
spellingShingle |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática Ortigão, Maria isabel Ramalho Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas |
title_short |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática |
title_full |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática |
title_fullStr |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática |
title_full_unstemmed |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática |
title_sort |
Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática |
author |
Ortigão, Maria isabel Ramalho |
author_facet |
Ortigão, Maria isabel Ramalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortigão, Maria isabel Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas |
topic |
Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas |
description |
O artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 73-85 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129040015360 |