Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortigão, Maria isabel Ramalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868
Resumo: O artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática.
id SBEM_MAT-1_02c8e204ba6a7e9addfb74186934cd70
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/868
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemáticaInstrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. EscalasO artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 73-852317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtigão, Maria isabel Ramalho2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/868Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
title Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
spellingShingle Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
Ortigão, Maria isabel Ramalho
Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas
title_short Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
title_full Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
title_fullStr Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
title_full_unstemmed Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
title_sort Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática
author Ortigão, Maria isabel Ramalho
author_facet Ortigão, Maria isabel Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortigão, Maria isabel Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas
topic Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas
description O artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 73-85
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129040015360