Tecnologias audiovisuais e a busca pela atenção dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Nilce Maria A. Silva de Arruda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Campos, Luís Fernando A. Silva de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2565
Resumo: Este trabalho busca refletir, por meio de autores e de pressupostos teóricos da Teoria Crítica da Sociedade, da Psicanálise e Psicologia do Desenvolvimento, acerca das modificações que o uso das tecnologias audiovisuais, utilizadas na educação, tem no processo de ensino e aprendizagem. Assim, examina em que medida essas tecnologias, que simulam a habilidade humana de representar, sistematizar e organizar o conhecimento, afetam a experiência formativa e a capacidade de prestar atenção dos alunos. A partir de uma análise de aspectos históricos da relação entre tecnologia, pensamento e cultura, busca-se demonstrar que a atribuição do déficit de atenção e a hiperatividade dos alunos, prioritariamente a causas biológicas, acaba desconsiderando aspectos ontogenéticos e culturais. Entre esses aspectos, salientamos o fato de vivermos em uma “sociedade excitada”, regida pela lógica de mercado neoliberal, em que todos são convocados a vender-se como “imagem”, produzindo estímulos que despertam o interesse uns dos outros. Com isso, a sociedade produz e expõe cada um a um turbilhão de estímulos/imagens para serem consumidos e descartados interruptamente. Esse fenômeno, denominado por Türcke (2010) de “Distração Concentrada”, pode ajudar a compreender a dificuldade de vários estudantes em manter a atenção em uma única atividade por muito tempo. A apresentação constante de informações audiovisuais, que buscam chamar cada vez mais a atenção dos indivíduos, diminui a capacidade dos mesmos de perceber detalhes e aprofundar o conhecimento sobre determinado conteúdo. Diante desses fatos, salienta-se a importância dos professores com seus alunos realizarem uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias audiovisuais como um dos principais mediadores no processo ensino aprendizagem. 
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