O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3901 |
Resumo: | Este ensaio se propõe a interpretar o conto “Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, em diálogo com as reflexões estético-filosóficas de Theodor Adorno. O que nos dá base para o empreendimento é o fato de os contos de Guimarães Rosa apresentarem uma densidade semântica, possibilitando uma pluralidade de leituras. Nesta perspectiva, destacamos cinco eixos teórico-metodológicos para nos orientar nessa empreitada: a). a tensão entre a mimese e a racionalidade, entre o reino da natureza, da sensibilidade e as dimensões do construtivo e das técnicas; b). a constelação – recurso utilizado por Adorno para caracterizar, com mais proximidade, o objeto de conhecimento -- como procedimento metodológico de Rosa na caracterização de seus personagens centrais; c). A obra de arte como crítica da sociedade de onde ela proveio; d). O Recado do Morro como uma “estória de formação” de seu protagonista. À medida que a estória da canção vai se formando, também o protagonista da estória vai constituindo sua identidade pessoal; e). A obra de arte como irrupção da objetividade na consciência subjetiva de Pedro Orósio |
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O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro OrósioFilosofia da EducaçãoRecado do Morro; Pedro Orósio; Experiência formativa; Guimarães Rosa; Theodor AdornoEste ensaio se propõe a interpretar o conto “Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, em diálogo com as reflexões estético-filosóficas de Theodor Adorno. O que nos dá base para o empreendimento é o fato de os contos de Guimarães Rosa apresentarem uma densidade semântica, possibilitando uma pluralidade de leituras. Nesta perspectiva, destacamos cinco eixos teórico-metodológicos para nos orientar nessa empreitada: a). a tensão entre a mimese e a racionalidade, entre o reino da natureza, da sensibilidade e as dimensões do construtivo e das técnicas; b). a constelação – recurso utilizado por Adorno para caracterizar, com mais proximidade, o objeto de conhecimento -- como procedimento metodológico de Rosa na caracterização de seus personagens centrais; c). A obra de arte como crítica da sociedade de onde ela proveio; d). O Recado do Morro como uma “estória de formação” de seu protagonista. À medida que a estória da canção vai se formando, também o protagonista da estória vai constituindo sua identidade pessoal; e). A obra de arte como irrupção da objetividade na consciência subjetiva de Pedro OrósioUniversidade Metodista de PiracicabaCNPqPucci, BrunoCavaggioni, Gloria BonilhaCampos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Estético Educacionalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/390110.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p197-216Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 197-2162238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3901/2298BrasilConteiporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3901Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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