O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pucci, Bruno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cavaggioni, Gloria Bonilha, Campos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3901
Resumo: Este ensaio se propõe a interpretar o conto “Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, em diálogo com as reflexões estético-filosóficas de Theodor Adorno. O que nos dá base para o empreendimento é o fato de os contos de Guimarães Rosa apresentarem uma densidade semântica, possibilitando uma pluralidade de leituras. Nesta perspectiva, destacamos cinco eixos teórico-metodológicos para nos orientar nessa empreitada: a).  a tensão entre a mimese e a racionalidade, entre o reino da natureza, da sensibilidade e as dimensões do construtivo e das técnicas; b). a constelação – recurso utilizado por Adorno para caracterizar, com mais proximidade, o objeto de conhecimento -- como procedimento metodológico de Rosa na caracterização de seus personagens centrais; c). A obra de arte como crítica da sociedade de onde ela proveio; d). O Recado do Morro como uma “estória de formação” de seu protagonista. À medida que a estória da canção vai se formando, também o protagonista da estória vai constituindo sua identidade pessoal; e). A obra de arte como irrupção da objetividade na consciência subjetiva de Pedro Orósio
id METO-3_f4c38a49ad7d8ff3ff55959c26d26b6b
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3901
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro OrósioFilosofia da EducaçãoRecado do Morro; Pedro Orósio; Experiência formativa; Guimarães Rosa; Theodor AdornoEste ensaio se propõe a interpretar o conto “Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, em diálogo com as reflexões estético-filosóficas de Theodor Adorno. O que nos dá base para o empreendimento é o fato de os contos de Guimarães Rosa apresentarem uma densidade semântica, possibilitando uma pluralidade de leituras. Nesta perspectiva, destacamos cinco eixos teórico-metodológicos para nos orientar nessa empreitada: a).  a tensão entre a mimese e a racionalidade, entre o reino da natureza, da sensibilidade e as dimensões do construtivo e das técnicas; b). a constelação – recurso utilizado por Adorno para caracterizar, com mais proximidade, o objeto de conhecimento -- como procedimento metodológico de Rosa na caracterização de seus personagens centrais; c). A obra de arte como crítica da sociedade de onde ela proveio; d). O Recado do Morro como uma “estória de formação” de seu protagonista. À medida que a estória da canção vai se formando, também o protagonista da estória vai constituindo sua identidade pessoal; e). A obra de arte como irrupção da objetividade na consciência subjetiva de Pedro OrósioUniversidade Metodista de PiracicabaCNPqPucci, BrunoCavaggioni, Gloria BonilhaCampos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Estético Educacionalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/390110.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p197-216Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 197-2162238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3901/2298BrasilConteiporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3901Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
title O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
spellingShingle O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
Pucci, Bruno
Filosofia da Educação
Recado do Morro; Pedro Orósio; Experiência formativa; Guimarães Rosa; Theodor Adorno
title_short O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
title_full O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
title_fullStr O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
title_full_unstemmed O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
title_sort O Recado do Morro: a estória da experiência formativa de Pedro Orósio
author Pucci, Bruno
author_facet Pucci, Bruno
Cavaggioni, Gloria Bonilha
Campos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda
author_role author
author2 Cavaggioni, Gloria Bonilha
Campos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Pucci, Bruno
Cavaggioni, Gloria Bonilha
Campos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação
Recado do Morro; Pedro Orósio; Experiência formativa; Guimarães Rosa; Theodor Adorno
topic Filosofia da Educação
Recado do Morro; Pedro Orósio; Experiência formativa; Guimarães Rosa; Theodor Adorno
description Este ensaio se propõe a interpretar o conto “Recado do Morro”, de Guimarães Rosa, em diálogo com as reflexões estético-filosóficas de Theodor Adorno. O que nos dá base para o empreendimento é o fato de os contos de Guimarães Rosa apresentarem uma densidade semântica, possibilitando uma pluralidade de leituras. Nesta perspectiva, destacamos cinco eixos teórico-metodológicos para nos orientar nessa empreitada: a).  a tensão entre a mimese e a racionalidade, entre o reino da natureza, da sensibilidade e as dimensões do construtivo e das técnicas; b). a constelação – recurso utilizado por Adorno para caracterizar, com mais proximidade, o objeto de conhecimento -- como procedimento metodológico de Rosa na caracterização de seus personagens centrais; c). A obra de arte como crítica da sociedade de onde ela proveio; d). O Recado do Morro como uma “estória de formação” de seu protagonista. À medida que a estória da canção vai se formando, também o protagonista da estória vai constituindo sua identidade pessoal; e). A obra de arte como irrupção da objetividade na consciência subjetiva de Pedro Orósio
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio Estético Educacional
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3901
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p197-216
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3901
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p197-216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3901/2298
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Conteiporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 197-216
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021550530560