Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonel-Corrêa, Karen Fabiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Corrêa, Evandro Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3103
Resumo: Estudo de caráter teórico‐reflexivo, tem como objetivo compreender as características do regime de Progressão Continuada para o Ensino Fundamental no Estado de São Paulo de acordo com estudos realizados acerca da temática e conforme a Deliberação Conselho Estadual de Educação (CEE) nº 9/97. Nesse sentido, os desdobramentos desse estudo têm um olhar voltado para a política de progressão continuada do Estado de São Paulo, as justificativas para sua criação, os resultados e os possíveis avanços, ou não, proporcionado após sua implementação. Este regime de avaliação foi objeto de discussão desde a década de 1950 no Brasil, sendo consolidado no Estado de São Paulo a partir da década de 1990. Após vários debates, o regime foi implantado na rede pública estadual a partir de 1998. Sob está ótica conclui-se que estudos apontam avanços e outros pontuam que o sistema seria o culpado pelas dificuldades em sala de aula, relacionadas à aprovação, desinteresse e indisciplina dos alunos. 
id METO-3_f54e266eb192adb3a0cb90c134f2b365
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3103
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuadaEducaçãoProgressão Continuada; Avaliação; Estado de São Paulo.Estudo de caráter teórico‐reflexivo, tem como objetivo compreender as características do regime de Progressão Continuada para o Ensino Fundamental no Estado de São Paulo de acordo com estudos realizados acerca da temática e conforme a Deliberação Conselho Estadual de Educação (CEE) nº 9/97. Nesse sentido, os desdobramentos desse estudo têm um olhar voltado para a política de progressão continuada do Estado de São Paulo, as justificativas para sua criação, os resultados e os possíveis avanços, ou não, proporcionado após sua implementação. Este regime de avaliação foi objeto de discussão desde a década de 1950 no Brasil, sendo consolidado no Estado de São Paulo a partir da década de 1990. Após vários debates, o regime foi implantado na rede pública estadual a partir de 1998. Sob está ótica conclui-se que estudos apontam avanços e outros pontuam que o sistema seria o culpado pelas dificuldades em sala de aula, relacionadas à aprovação, desinteresse e indisciplina dos alunos. Universidade Metodista de PiracicabaLeonel-Corrêa, Karen FabianeCorrêa, Evandro Antonio2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/310310.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p21-43Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 21-432238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3103/2117Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3103Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
title Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
spellingShingle Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
Leonel-Corrêa, Karen Fabiane
Educação
Progressão Continuada; Avaliação; Estado de São Paulo.
title_short Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
title_full Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
title_fullStr Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
title_full_unstemmed Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
title_sort Avaliação no ensino fundamental: reflexões sobre o regime de progressão continuada
author Leonel-Corrêa, Karen Fabiane
author_facet Leonel-Corrêa, Karen Fabiane
Corrêa, Evandro Antonio
author_role author
author2 Corrêa, Evandro Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonel-Corrêa, Karen Fabiane
Corrêa, Evandro Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Progressão Continuada; Avaliação; Estado de São Paulo.
topic Educação
Progressão Continuada; Avaliação; Estado de São Paulo.
description Estudo de caráter teórico‐reflexivo, tem como objetivo compreender as características do regime de Progressão Continuada para o Ensino Fundamental no Estado de São Paulo de acordo com estudos realizados acerca da temática e conforme a Deliberação Conselho Estadual de Educação (CEE) nº 9/97. Nesse sentido, os desdobramentos desse estudo têm um olhar voltado para a política de progressão continuada do Estado de São Paulo, as justificativas para sua criação, os resultados e os possíveis avanços, ou não, proporcionado após sua implementação. Este regime de avaliação foi objeto de discussão desde a década de 1950 no Brasil, sendo consolidado no Estado de São Paulo a partir da década de 1990. Após vários debates, o regime foi implantado na rede pública estadual a partir de 1998. Sob está ótica conclui-se que estudos apontam avanços e outros pontuam que o sistema seria o culpado pelas dificuldades em sala de aula, relacionadas à aprovação, desinteresse e indisciplina dos alunos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3103
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p21-43
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3103
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p21-43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3103/2117
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 21-43
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022632660992