As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eliane de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Candiani, Giovano, Lopes, Joaquim Bernardino, Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da, Silva, Alcina Maria Testa Braz da, Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202
Resumo:  Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário.
id METO-3_f8d0c457252279fe264f1f9e2fa687f3
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4202
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográficoEducação; Ensino de CiênciasARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA. Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário.Universidade Metodista de PiracicabaCruz, Eliane de SouzaCandiani, GiovanoLopes, Joaquim BernardinoCosta, Nilza Maria Vilhena Nunes daSilva, Alcina Maria Testa Braz daQueiroz, Glória Regina Pessôa Campello2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Pesquisa Etnográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/420210.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 243-2572238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202/2344BRASIL; PortugalFormação de Professores; Extensão UniversitáriaDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4202Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
title As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
spellingShingle As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
Cruz, Eliane de Souza
Educação; Ensino de Ciências
ARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA.
title_short As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
title_full As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
title_fullStr As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
title_full_unstemmed As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
title_sort As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
author Cruz, Eliane de Souza
author_facet Cruz, Eliane de Souza
Candiani, Giovano
Lopes, Joaquim Bernardino
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
author_role author
author2 Candiani, Giovano
Lopes, Joaquim Bernardino
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Eliane de Souza
Candiani, Giovano
Lopes, Joaquim Bernardino
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de Ciências
ARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA.
topic Educação; Ensino de Ciências
ARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA.
description  Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Etnográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202/2344
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv BRASIL; Portugal

Formação de Professores; Extensão Universitária
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 243-257
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021167800320