As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202 |
Resumo: | Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário. |
id |
METO-3_f8d0c457252279fe264f1f9e2fa687f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4202 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográficoEducação; Ensino de CiênciasARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA. Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário.Universidade Metodista de PiracicabaCruz, Eliane de SouzaCandiani, GiovanoLopes, Joaquim BernardinoCosta, Nilza Maria Vilhena Nunes daSilva, Alcina Maria Testa Braz daQueiroz, Glória Regina Pessôa Campello2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Pesquisa Etnográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/420210.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 243-2572238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202/2344BRASIL; PortugalFormação de Professores; Extensão UniversitáriaDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4202Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico |
title |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico |
spellingShingle |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico Cruz, Eliane de Souza Educação; Ensino de Ciências ARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA. |
title_short |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico |
title_full |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico |
title_fullStr |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico |
title_full_unstemmed |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico |
title_sort |
As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade - resultados preliminares de um estudo etnográfico |
author |
Cruz, Eliane de Souza |
author_facet |
Cruz, Eliane de Souza Candiani, Giovano Lopes, Joaquim Bernardino Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da Silva, Alcina Maria Testa Braz da Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello |
author_role |
author |
author2 |
Candiani, Giovano Lopes, Joaquim Bernardino Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da Silva, Alcina Maria Testa Braz da Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Eliane de Souza Candiani, Giovano Lopes, Joaquim Bernardino Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da Silva, Alcina Maria Testa Braz da Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino de Ciências ARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA. |
topic |
Educação; Ensino de Ciências ARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; ETNOGRAFIA. |
description |
Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Etnográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4202/2344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
BRASIL; Portugal Formação de Professores; Extensão Universitária |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 243-257 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021167800320 |