As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade: resultados preliminares de um estudo etnográfico
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32323 |
Resumo: | Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas- -poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário. |
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As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade: resultados preliminares de um estudo etnográficoArticulação pesquisa-práticaEscolasRepresentações sociaisEtnografiaApresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas- -poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário.The preliminary results of the ethnographic, research carried out under the Articul@tions extension program developed in the scope of Science Education and Science Teacher Training, are presented, which has four projects, namely: i) articula events; ii) articula schools; iii) articula training and iv) articula popular courses. It is intended to understand the social representations of the articulation of the university-schools-power public-society of the actions and discourses in the different contexts. External agents are seen as manipulators; active, passive or strategic participant. The discourses reveal both the appreciation of the contribution of research by practitioners and the appreciation of the contribution of practitioners in the training of teachers. However, there is fear of deviation of the function of researchers and trainees in the school context and difficulty in breaking hierarchical relationships between researchers and practitioners in the university context.Se presentan los resultados preliminares de la investigación etnográfica realizada en el marco del programa de extensión Articul@s desarrollado en el ámbito de la Educación en Ciencias y Formación de Profesores de Ciencias que tiene cuatro proyectos, a saber: (i) articula eventos; (ii) articula escuelas; (iii) articula formación y (iv) articula cursillos populares. Se pretende comprender las representaciones sociales de la articulación de la universidad-escuelas-poder público-sociedad de las acciones y discursos en los diferentes contextos. Los agentes externos son vistos como manipuladores; participante activo, pasivo o estratégico. Los discursos revelan tanto la valorización de la contribución de la investigación por los prácticos, o la valorización de la contribución de los prácticos en la formación de los profesores. Sin embargo, hay temor de desvío de la función de los investigadores y pasantes en el contexto escolar y dificultad en romper relaciones jerárquicas entre investigadores y prácticos en el contexto universitario.Unimep2021-10-08T14:20:42Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32323por0104-848110.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257Cruz, Eliane De SouzaCandiani, GiovanoLopes, Joaquim BernardinoCosta, Nilza Maria Vilhena Nunes daSilva, Alcina Maria Testa Braz daQueiroz, Glória Regina Pessôa Campelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:57Zoai:ria.ua.pt:10773/32323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:51.997433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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