As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade: resultados preliminares de um estudo etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eliane De Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Candiani, Giovano, Lopes, Joaquim Bernardino, Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da, Silva, Alcina Maria Testa Braz da, Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32323
Resumo: Apresentam os resultados preliminares da pesquisa etnográfica realizada no âmbito do programa de extensão Articul@ções desenvolvido no âmbito da Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências que possui quatro projetos, a saber: i) articula eventos; ii) articula escolas; iii) articula formação e iv) articula cursinhos populares. Pretende-se compreender as representações sociais da articulação da universidade-escolas- -poder público-sociedade das ações e discursos nos diferentes contextos. Os agentes externos são vistos como manipuladores; participante ativo, passivo ou estratégico. Os discursos revelam quer a valorização do contributo da pesquisa pelos práticos, quer a valorização do contributo dos práticos na formação dos professores. Entretanto, há receio de desvio da função dos pesquisadores e estagiários no contexto escolar e dificuldade em se romper relações hierárquicas entre pesquisadores e práticos no contexto universitário.
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