Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Daniele Hungaro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coelho, Marcos Pereira, Montagnoli, Gilmar Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3555
Resumo: Embasado nas contribuições de Norbert Elias, este artigo tem como objetivo refletir acerca do caráter civilizador da escola. Para tanto, é inicialmente apresentada uma compreensão da teoria dos processos civilizadores, discussão que possibilita compreender, entre outros assuntos, que costumes e comportamentos, muitas vezes imperceptíveis em ações automatizadas, resultam de todo um processo formativo. A constatação motivou a análise da instituição escolar, a qual desde muito cedo atua no sentido de construir determinados comportamentos no corpo infantil.  O pressuposto é que a organização escolar atua de maneira que a subjetividade e a emoção da criança sejam estruturadas de acordo como o adulto estrutura o seu tempo: exigências da vida em sociedade são desde muito cedo formadas no âmbito micro, que é o ambiente escolar, onde o controle das pulsões, aspecto da teoria de Elias, é diariamente praticado, associado a punições, responsabilidades e limites.
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