Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3555 |
Resumo: | Embasado nas contribuições de Norbert Elias, este artigo tem como objetivo refletir acerca do caráter civilizador da escola. Para tanto, é inicialmente apresentada uma compreensão da teoria dos processos civilizadores, discussão que possibilita compreender, entre outros assuntos, que costumes e comportamentos, muitas vezes imperceptíveis em ações automatizadas, resultam de todo um processo formativo. A constatação motivou a análise da instituição escolar, a qual desde muito cedo atua no sentido de construir determinados comportamentos no corpo infantil. O pressuposto é que a organização escolar atua de maneira que a subjetividade e a emoção da criança sejam estruturadas de acordo como o adulto estrutura o seu tempo: exigências da vida em sociedade são desde muito cedo formadas no âmbito micro, que é o ambiente escolar, onde o controle das pulsões, aspecto da teoria de Elias, é diariamente praticado, associado a punições, responsabilidades e limites. |
id |
METO-3_fd291023f02b00f8f7fe82133cacbe72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3555 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulaçõesEducação. Sociologia e História da Educação.Educação; Processos civilizadores; Práticas escolaresEmbasado nas contribuições de Norbert Elias, este artigo tem como objetivo refletir acerca do caráter civilizador da escola. Para tanto, é inicialmente apresentada uma compreensão da teoria dos processos civilizadores, discussão que possibilita compreender, entre outros assuntos, que costumes e comportamentos, muitas vezes imperceptíveis em ações automatizadas, resultam de todo um processo formativo. A constatação motivou a análise da instituição escolar, a qual desde muito cedo atua no sentido de construir determinados comportamentos no corpo infantil. O pressuposto é que a organização escolar atua de maneira que a subjetividade e a emoção da criança sejam estruturadas de acordo como o adulto estrutura o seu tempo: exigências da vida em sociedade são desde muito cedo formadas no âmbito micro, que é o ambiente escolar, onde o controle das pulsões, aspecto da teoria de Elias, é diariamente praticado, associado a punições, responsabilidades e limites.Universidade Metodista de Piracicabada Silva, Daniele HungaroCoelho, Marcos PereiraMontagnoli, Gilmar Alves2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/355510.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p163-175Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 163-1752238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3555/2103Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3555Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações |
title |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações |
spellingShingle |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações da Silva, Daniele Hungaro Educação. Sociologia e História da Educação. Educação; Processos civilizadores; Práticas escolares |
title_short |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações |
title_full |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações |
title_fullStr |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações |
title_full_unstemmed |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações |
title_sort |
Processo civilizador e educação escolar: algumas articulações |
author |
da Silva, Daniele Hungaro |
author_facet |
da Silva, Daniele Hungaro Coelho, Marcos Pereira Montagnoli, Gilmar Alves |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Marcos Pereira Montagnoli, Gilmar Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Daniele Hungaro Coelho, Marcos Pereira Montagnoli, Gilmar Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Sociologia e História da Educação. Educação; Processos civilizadores; Práticas escolares |
topic |
Educação. Sociologia e História da Educação. Educação; Processos civilizadores; Práticas escolares |
description |
Embasado nas contribuições de Norbert Elias, este artigo tem como objetivo refletir acerca do caráter civilizador da escola. Para tanto, é inicialmente apresentada uma compreensão da teoria dos processos civilizadores, discussão que possibilita compreender, entre outros assuntos, que costumes e comportamentos, muitas vezes imperceptíveis em ações automatizadas, resultam de todo um processo formativo. A constatação motivou a análise da instituição escolar, a qual desde muito cedo atua no sentido de construir determinados comportamentos no corpo infantil. O pressuposto é que a organização escolar atua de maneira que a subjetividade e a emoção da criança sejam estruturadas de acordo como o adulto estrutura o seu tempo: exigências da vida em sociedade são desde muito cedo formadas no âmbito micro, que é o ambiente escolar, onde o controle das pulsões, aspecto da teoria de Elias, é diariamente praticado, associado a punições, responsabilidades e limites. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3555 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p163-175 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3555 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p163-175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3555/2103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 163-175 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020472594432 |