ELEMENTOS VISUAIS NAS EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: ESTUDO DE CASO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/2 |
Resumo: | Este artigo busca avaliar a influência dos elementos visuais nas embalagens de bens de consumo, comparando-se duas embalagens de empanados de frango, de grandes empresas alimentícias: Sadia e Perdigão. Num momento em que as marcas buscam se sobressair em mercados cada vez mais saturados e com produtos muito semelhantes, o que pode permitir a geração de um diferencial competitivo é a forma como as embalagens são projetadas e desenvolvidas, agregando valor e exercendo o papel de poderosa ferramenta de marketing. O estudo, de caráter exploratório na primeira etapa da pesquisa, permitiu constituir o referencial teórico, subsidiando a segunda etapa, na qual se aplicou um questionário a 120 estudantes de graduação de duas faculdades, localizadas em Campinas e Valinhos, interior de São Paulo, que optam pela praticidade em pratos alimentícios semi-prontos. A amostra foi definida por conveniência, com alunos dos cursos de Administração e Comunicação Social. Como resultados, verificou-se a composição dos elementos visuais associada à embalagem e suas contribuições para despertar o desejo de compra e agregar um diferencial na marca. Algumas diferenças nas opiniões expressas entre os diferentes gêneros, cursos e faculdades foram observadas. Conclui-se que a associação entre elementos visuais e a embalagem podem criar um diferencial na marca do mercado. |
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ELEMENTOS VISUAIS NAS EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: ESTUDO DE CASOAdministração; Marketing; EmbalagemComportamento do consumidor; Ponto de venda; EstímuloEste artigo busca avaliar a influência dos elementos visuais nas embalagens de bens de consumo, comparando-se duas embalagens de empanados de frango, de grandes empresas alimentícias: Sadia e Perdigão. Num momento em que as marcas buscam se sobressair em mercados cada vez mais saturados e com produtos muito semelhantes, o que pode permitir a geração de um diferencial competitivo é a forma como as embalagens são projetadas e desenvolvidas, agregando valor e exercendo o papel de poderosa ferramenta de marketing. O estudo, de caráter exploratório na primeira etapa da pesquisa, permitiu constituir o referencial teórico, subsidiando a segunda etapa, na qual se aplicou um questionário a 120 estudantes de graduação de duas faculdades, localizadas em Campinas e Valinhos, interior de São Paulo, que optam pela praticidade em pratos alimentícios semi-prontos. A amostra foi definida por conveniência, com alunos dos cursos de Administração e Comunicação Social. Como resultados, verificou-se a composição dos elementos visuais associada à embalagem e suas contribuições para despertar o desejo de compra e agregar um diferencial na marca. Algumas diferenças nas opiniões expressas entre os diferentes gêneros, cursos e faculdades foram observadas. Conclui-se que a associação entre elementos visuais e a embalagem podem criar um diferencial na marca do mercado.Universidade Metodista de PiracicabaGoncalves, Ana Renata P. GalvãoGiuliani, Antonio CarlosCunha, Christiano Franca daPizzinatto, Nadia Kassouf2011-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/2Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 1, n. 2 (2011): JULHO - DEZEMBRO DE 20112237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/2/9Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-12T12:20:00Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/2Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2013-01-12T12:20Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
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