A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, David Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Seibert, Andressa Zorzo
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171
Resumo: A andragogia é uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada inicialmente para o público adulto, e seus pressupostos se voltam para maior autonomia e participação deste público em sua aprendizagem. Ela vem contrapondo a abordagem pedagógica tradicional, que é um tipo de metodologia, em sua essência, aplicada a crianças, mas cujo modelo presenciamos nas diversas instituições de ensino superior, onde o professor tem o papel central e é quem toma as decisões sobre como e o quê ensinar. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir das percepções expostas por participantes de uma Empresa Júnior, de que forma a experiência de aprendizagem vivenciada pelos estudantes nessa organização pode se relacionar ou não com os princípios de uma aprendizagem andragógica. A partir da análise das seis entrevistas realizadas, foi constatado que a vivência na empresa júnior proporciona a seus membros uma maior autonomia quanto sua aprendizagem, uma maior compreensão e aplicabilidade do curso, bem como um melhor proveito de sua bagagem de experiências particulares. Pretendemos, com este estudo, contribuir com reflexões a respeito das possibilidades de melhoria e desenvolvimento do processo formativo no ensino superior, especialmente no campo de ensino da Administração.
id METO-4_3cd33c6e211a344bdcea7554a7707561
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/171
network_acronym_str METO-4
network_name_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICAEnsino em Administração; Metodologias de Ensino; AprendizagemAndragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração.A andragogia é uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada inicialmente para o público adulto, e seus pressupostos se voltam para maior autonomia e participação deste público em sua aprendizagem. Ela vem contrapondo a abordagem pedagógica tradicional, que é um tipo de metodologia, em sua essência, aplicada a crianças, mas cujo modelo presenciamos nas diversas instituições de ensino superior, onde o professor tem o papel central e é quem toma as decisões sobre como e o quê ensinar. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir das percepções expostas por participantes de uma Empresa Júnior, de que forma a experiência de aprendizagem vivenciada pelos estudantes nessa organização pode se relacionar ou não com os princípios de uma aprendizagem andragógica. A partir da análise das seis entrevistas realizadas, foi constatado que a vivência na empresa júnior proporciona a seus membros uma maior autonomia quanto sua aprendizagem, uma maior compreensão e aplicabilidade do curso, bem como um melhor proveito de sua bagagem de experiências particulares. Pretendemos, com este estudo, contribuir com reflexões a respeito das possibilidades de melhoria e desenvolvimento do processo formativo no ensino superior, especialmente no campo de ensino da Administração.Universidade Metodista de PiracicabaFranco, David SilvaSeibert, Andressa Zorzo2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 8, n. 1 (2018): JANEIRO - JUNHO DE 2018; 108 - 1262237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171/148Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-01T13:51:48Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/171Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2018-07-01T13:51:48Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
title A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
Franco, David Silva
Ensino em Administração; Metodologias de Ensino; Aprendizagem
Andragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração.
title_short A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
title_full A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
title_sort A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
author Franco, David Silva
author_facet Franco, David Silva
Seibert, Andressa Zorzo
author_role author
author2 Seibert, Andressa Zorzo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, David Silva
Seibert, Andressa Zorzo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Administração; Metodologias de Ensino; Aprendizagem
Andragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração.
topic Ensino em Administração; Metodologias de Ensino; Aprendizagem
Andragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração.
description A andragogia é uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada inicialmente para o público adulto, e seus pressupostos se voltam para maior autonomia e participação deste público em sua aprendizagem. Ela vem contrapondo a abordagem pedagógica tradicional, que é um tipo de metodologia, em sua essência, aplicada a crianças, mas cujo modelo presenciamos nas diversas instituições de ensino superior, onde o professor tem o papel central e é quem toma as decisões sobre como e o quê ensinar. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir das percepções expostas por participantes de uma Empresa Júnior, de que forma a experiência de aprendizagem vivenciada pelos estudantes nessa organização pode se relacionar ou não com os princípios de uma aprendizagem andragógica. A partir da análise das seis entrevistas realizadas, foi constatado que a vivência na empresa júnior proporciona a seus membros uma maior autonomia quanto sua aprendizagem, uma maior compreensão e aplicabilidade do curso, bem como um melhor proveito de sua bagagem de experiências particulares. Pretendemos, com este estudo, contribuir com reflexões a respeito das possibilidades de melhoria e desenvolvimento do processo formativo no ensino superior, especialmente no campo de ensino da Administração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171
url https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171/148
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 8, n. 1 (2018): JANEIRO - JUNHO DE 2018; 108 - 126
2237-5422
reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
collection Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository.name.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br
_version_ 1776751316299677696