A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171 |
Resumo: | A andragogia é uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada inicialmente para o público adulto, e seus pressupostos se voltam para maior autonomia e participação deste público em sua aprendizagem. Ela vem contrapondo a abordagem pedagógica tradicional, que é um tipo de metodologia, em sua essência, aplicada a crianças, mas cujo modelo presenciamos nas diversas instituições de ensino superior, onde o professor tem o papel central e é quem toma as decisões sobre como e o quê ensinar. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir das percepções expostas por participantes de uma Empresa Júnior, de que forma a experiência de aprendizagem vivenciada pelos estudantes nessa organização pode se relacionar ou não com os princípios de uma aprendizagem andragógica. A partir da análise das seis entrevistas realizadas, foi constatado que a vivência na empresa júnior proporciona a seus membros uma maior autonomia quanto sua aprendizagem, uma maior compreensão e aplicabilidade do curso, bem como um melhor proveito de sua bagagem de experiências particulares. Pretendemos, com este estudo, contribuir com reflexões a respeito das possibilidades de melhoria e desenvolvimento do processo formativo no ensino superior, especialmente no campo de ensino da Administração. |
id |
METO-4_3cd33c6e211a344bdcea7554a7707561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/171 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICAEnsino em Administração; Metodologias de Ensino; AprendizagemAndragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração.A andragogia é uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada inicialmente para o público adulto, e seus pressupostos se voltam para maior autonomia e participação deste público em sua aprendizagem. Ela vem contrapondo a abordagem pedagógica tradicional, que é um tipo de metodologia, em sua essência, aplicada a crianças, mas cujo modelo presenciamos nas diversas instituições de ensino superior, onde o professor tem o papel central e é quem toma as decisões sobre como e o quê ensinar. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir das percepções expostas por participantes de uma Empresa Júnior, de que forma a experiência de aprendizagem vivenciada pelos estudantes nessa organização pode se relacionar ou não com os princípios de uma aprendizagem andragógica. A partir da análise das seis entrevistas realizadas, foi constatado que a vivência na empresa júnior proporciona a seus membros uma maior autonomia quanto sua aprendizagem, uma maior compreensão e aplicabilidade do curso, bem como um melhor proveito de sua bagagem de experiências particulares. Pretendemos, com este estudo, contribuir com reflexões a respeito das possibilidades de melhoria e desenvolvimento do processo formativo no ensino superior, especialmente no campo de ensino da Administração.Universidade Metodista de PiracicabaFranco, David SilvaSeibert, Andressa Zorzo2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 8, n. 1 (2018): JANEIRO - JUNHO DE 2018; 108 - 1262237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171/148Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-01T13:51:48Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/171Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2018-07-01T13:51:48Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA |
title |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA Franco, David Silva Ensino em Administração; Metodologias de Ensino; Aprendizagem Andragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR PARA UMA APRENDIZAGEM ANDRAGÓGICA |
author |
Franco, David Silva |
author_facet |
Franco, David Silva Seibert, Andressa Zorzo |
author_role |
author |
author2 |
Seibert, Andressa Zorzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, David Silva Seibert, Andressa Zorzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em Administração; Metodologias de Ensino; Aprendizagem Andragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração. |
topic |
Ensino em Administração; Metodologias de Ensino; Aprendizagem Andragogia; Pedagogia; Aprendizagem; Metodologias de Ensino; Administração. |
description |
A andragogia é uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada inicialmente para o público adulto, e seus pressupostos se voltam para maior autonomia e participação deste público em sua aprendizagem. Ela vem contrapondo a abordagem pedagógica tradicional, que é um tipo de metodologia, em sua essência, aplicada a crianças, mas cujo modelo presenciamos nas diversas instituições de ensino superior, onde o professor tem o papel central e é quem toma as decisões sobre como e o quê ensinar. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir das percepções expostas por participantes de uma Empresa Júnior, de que forma a experiência de aprendizagem vivenciada pelos estudantes nessa organização pode se relacionar ou não com os princípios de uma aprendizagem andragógica. A partir da análise das seis entrevistas realizadas, foi constatado que a vivência na empresa júnior proporciona a seus membros uma maior autonomia quanto sua aprendizagem, uma maior compreensão e aplicabilidade do curso, bem como um melhor proveito de sua bagagem de experiências particulares. Pretendemos, com este estudo, contribuir com reflexões a respeito das possibilidades de melhoria e desenvolvimento do processo formativo no ensino superior, especialmente no campo de ensino da Administração. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/171/148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 8, n. 1 (2018): JANEIRO - JUNHO DE 2018; 108 - 126 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316299677696 |