ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Thompson Augusto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Franco, Thais Silva, Silva, Letícia Ferreira, Lima, Camila de, Cremonezi, Graziela Oste Graziano
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143
Resumo: O conceito Âncoras de carreira foi introduzido por Edgard Shein, que tem como objetivo compreender e analisar os perfis profissionais que as pessoas possuem e desenvolve no decorrer da carreira, possibilita também ao profissional o desenvolvimento de estratégias de carreiras que combinem as habilidades e valores com as oportunidades no mercado de trabalho, e com isso descrevem como é o comportamento dos indivíduos em uma organização. As Âncoras são divididas em oito categorias sendo elas: Autonomia e independência (AI), Segurança e estabilidade (SE), Competência técnicas – funcional (TF), Competência geral (CG), Criatividade empresarial (CE), Serviço ou dedicação a uma causa (SD), Desafio puro (DP), Estilo de vida (EV). O objetivo dessa pesquisa é analisar quais as âncoras de carreiras mais percebidas no curso de Educação Física. A metodologia usada foi explicativa, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo, na qual foi realizada com 124 alunos do curso de Educação Física (Bacharel), na qual responderam a um questionário com 40 questões sobre as âncoras de carreira de acordo com o perfil do aluno. Os resultados finais esclarecidos na pesquisa mostra que a âncora de carreira mais presente no gênero feminino é de Estilo de Vida (EV), na qual está âncora visa conciliar a vida pessoal, profissional e familiar onde fazem de tudo para que estejam ao lado da família sempre, não abrem mão, já no gênero masculino a âncora de carreira mais presente é a de Criatividade Empresarial (CE), esta âncora é composta por pessoas que visam inovação e ter ideias diferentes na organização, eles buscam criar novos serviços ou produtos e com isso geram lucro para a organização, mas o que realmente estão preocupados é em mostrar que são capacitados. As limitações encontradas nesse artigo foi não conseguir alcançar um maior número de alunos para participar da pesquisa podendo assim ser mais completa nos resultados, tendo uma visão mais ampla. Sugerimos para pesquisas futuras abranger mais sobre o tema em escolas, ensinos superiores e em organizações, fazendo o tema presente no ambiente escolar e profissional.
id METO-4_788ccf5e2fcdeea556f8271aed96a767
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/143
network_acronym_str METO-4
network_name_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository_id_str
spelling ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASÂncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação FísicaO conceito Âncoras de carreira foi introduzido por Edgard Shein, que tem como objetivo compreender e analisar os perfis profissionais que as pessoas possuem e desenvolve no decorrer da carreira, possibilita também ao profissional o desenvolvimento de estratégias de carreiras que combinem as habilidades e valores com as oportunidades no mercado de trabalho, e com isso descrevem como é o comportamento dos indivíduos em uma organização. As Âncoras são divididas em oito categorias sendo elas: Autonomia e independência (AI), Segurança e estabilidade (SE), Competência técnicas – funcional (TF), Competência geral (CG), Criatividade empresarial (CE), Serviço ou dedicação a uma causa (SD), Desafio puro (DP), Estilo de vida (EV). O objetivo dessa pesquisa é analisar quais as âncoras de carreiras mais percebidas no curso de Educação Física. A metodologia usada foi explicativa, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo, na qual foi realizada com 124 alunos do curso de Educação Física (Bacharel), na qual responderam a um questionário com 40 questões sobre as âncoras de carreira de acordo com o perfil do aluno. Os resultados finais esclarecidos na pesquisa mostra que a âncora de carreira mais presente no gênero feminino é de Estilo de Vida (EV), na qual está âncora visa conciliar a vida pessoal, profissional e familiar onde fazem de tudo para que estejam ao lado da família sempre, não abrem mão, já no gênero masculino a âncora de carreira mais presente é a de Criatividade Empresarial (CE), esta âncora é composta por pessoas que visam inovação e ter ideias diferentes na organização, eles buscam criar novos serviços ou produtos e com isso geram lucro para a organização, mas o que realmente estão preocupados é em mostrar que são capacitados. As limitações encontradas nesse artigo foi não conseguir alcançar um maior número de alunos para participar da pesquisa podendo assim ser mais completa nos resultados, tendo uma visão mais ampla. Sugerimos para pesquisas futuras abranger mais sobre o tema em escolas, ensinos superiores e em organizações, fazendo o tema presente no ambiente escolar e profissional.Universidade Metodista de PiracicabaUNASP/HT - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA CAMPUS HORTOLÂNDIAReis, Thompson AugustoFranco, Thais SilvaSilva, Letícia FerreiraLima, Camila deCremonezi, Graziela Oste Graziano2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 63-792237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143/131Direitos autorais 2019 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-29T16:58:31Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/143Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2020-05-29T16:58:31Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
spellingShingle ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Reis, Thompson Augusto
GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRAS
Âncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Física
title_short ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_full ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_fullStr ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_full_unstemmed ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_sort ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
author Reis, Thompson Augusto
author_facet Reis, Thompson Augusto
Franco, Thais Silva
Silva, Letícia Ferreira
Lima, Camila de
Cremonezi, Graziela Oste Graziano
author_role author
author2 Franco, Thais Silva
Silva, Letícia Ferreira
Lima, Camila de
Cremonezi, Graziela Oste Graziano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNASP/HT - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA CAMPUS HORTOLÂNDIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Thompson Augusto
Franco, Thais Silva
Silva, Letícia Ferreira
Lima, Camila de
Cremonezi, Graziela Oste Graziano
dc.subject.por.fl_str_mv GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRAS
Âncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Física
topic GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRAS
Âncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Física
description O conceito Âncoras de carreira foi introduzido por Edgard Shein, que tem como objetivo compreender e analisar os perfis profissionais que as pessoas possuem e desenvolve no decorrer da carreira, possibilita também ao profissional o desenvolvimento de estratégias de carreiras que combinem as habilidades e valores com as oportunidades no mercado de trabalho, e com isso descrevem como é o comportamento dos indivíduos em uma organização. As Âncoras são divididas em oito categorias sendo elas: Autonomia e independência (AI), Segurança e estabilidade (SE), Competência técnicas – funcional (TF), Competência geral (CG), Criatividade empresarial (CE), Serviço ou dedicação a uma causa (SD), Desafio puro (DP), Estilo de vida (EV). O objetivo dessa pesquisa é analisar quais as âncoras de carreiras mais percebidas no curso de Educação Física. A metodologia usada foi explicativa, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo, na qual foi realizada com 124 alunos do curso de Educação Física (Bacharel), na qual responderam a um questionário com 40 questões sobre as âncoras de carreira de acordo com o perfil do aluno. Os resultados finais esclarecidos na pesquisa mostra que a âncora de carreira mais presente no gênero feminino é de Estilo de Vida (EV), na qual está âncora visa conciliar a vida pessoal, profissional e familiar onde fazem de tudo para que estejam ao lado da família sempre, não abrem mão, já no gênero masculino a âncora de carreira mais presente é a de Criatividade Empresarial (CE), esta âncora é composta por pessoas que visam inovação e ter ideias diferentes na organização, eles buscam criar novos serviços ou produtos e com isso geram lucro para a organização, mas o que realmente estão preocupados é em mostrar que são capacitados. As limitações encontradas nesse artigo foi não conseguir alcançar um maior número de alunos para participar da pesquisa podendo assim ser mais completa nos resultados, tendo uma visão mais ampla. Sugerimos para pesquisas futuras abranger mais sobre o tema em escolas, ensinos superiores e em organizações, fazendo o tema presente no ambiente escolar e profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143
url https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143/131
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 63-79
2237-5422
reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
collection Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository.name.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br
_version_ 1776751316290240512