ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143 |
Resumo: | O conceito Âncoras de carreira foi introduzido por Edgard Shein, que tem como objetivo compreender e analisar os perfis profissionais que as pessoas possuem e desenvolve no decorrer da carreira, possibilita também ao profissional o desenvolvimento de estratégias de carreiras que combinem as habilidades e valores com as oportunidades no mercado de trabalho, e com isso descrevem como é o comportamento dos indivíduos em uma organização. As Âncoras são divididas em oito categorias sendo elas: Autonomia e independência (AI), Segurança e estabilidade (SE), Competência técnicas – funcional (TF), Competência geral (CG), Criatividade empresarial (CE), Serviço ou dedicação a uma causa (SD), Desafio puro (DP), Estilo de vida (EV). O objetivo dessa pesquisa é analisar quais as âncoras de carreiras mais percebidas no curso de Educação Física. A metodologia usada foi explicativa, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo, na qual foi realizada com 124 alunos do curso de Educação Física (Bacharel), na qual responderam a um questionário com 40 questões sobre as âncoras de carreira de acordo com o perfil do aluno. Os resultados finais esclarecidos na pesquisa mostra que a âncora de carreira mais presente no gênero feminino é de Estilo de Vida (EV), na qual está âncora visa conciliar a vida pessoal, profissional e familiar onde fazem de tudo para que estejam ao lado da família sempre, não abrem mão, já no gênero masculino a âncora de carreira mais presente é a de Criatividade Empresarial (CE), esta âncora é composta por pessoas que visam inovação e ter ideias diferentes na organização, eles buscam criar novos serviços ou produtos e com isso geram lucro para a organização, mas o que realmente estão preocupados é em mostrar que são capacitados. As limitações encontradas nesse artigo foi não conseguir alcançar um maior número de alunos para participar da pesquisa podendo assim ser mais completa nos resultados, tendo uma visão mais ampla. Sugerimos para pesquisas futuras abranger mais sobre o tema em escolas, ensinos superiores e em organizações, fazendo o tema presente no ambiente escolar e profissional. |
id |
METO-4_788ccf5e2fcdeea556f8271aed96a767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/143 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASÂncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação FísicaO conceito Âncoras de carreira foi introduzido por Edgard Shein, que tem como objetivo compreender e analisar os perfis profissionais que as pessoas possuem e desenvolve no decorrer da carreira, possibilita também ao profissional o desenvolvimento de estratégias de carreiras que combinem as habilidades e valores com as oportunidades no mercado de trabalho, e com isso descrevem como é o comportamento dos indivíduos em uma organização. As Âncoras são divididas em oito categorias sendo elas: Autonomia e independência (AI), Segurança e estabilidade (SE), Competência técnicas – funcional (TF), Competência geral (CG), Criatividade empresarial (CE), Serviço ou dedicação a uma causa (SD), Desafio puro (DP), Estilo de vida (EV). O objetivo dessa pesquisa é analisar quais as âncoras de carreiras mais percebidas no curso de Educação Física. A metodologia usada foi explicativa, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo, na qual foi realizada com 124 alunos do curso de Educação Física (Bacharel), na qual responderam a um questionário com 40 questões sobre as âncoras de carreira de acordo com o perfil do aluno. Os resultados finais esclarecidos na pesquisa mostra que a âncora de carreira mais presente no gênero feminino é de Estilo de Vida (EV), na qual está âncora visa conciliar a vida pessoal, profissional e familiar onde fazem de tudo para que estejam ao lado da família sempre, não abrem mão, já no gênero masculino a âncora de carreira mais presente é a de Criatividade Empresarial (CE), esta âncora é composta por pessoas que visam inovação e ter ideias diferentes na organização, eles buscam criar novos serviços ou produtos e com isso geram lucro para a organização, mas o que realmente estão preocupados é em mostrar que são capacitados. As limitações encontradas nesse artigo foi não conseguir alcançar um maior número de alunos para participar da pesquisa podendo assim ser mais completa nos resultados, tendo uma visão mais ampla. Sugerimos para pesquisas futuras abranger mais sobre o tema em escolas, ensinos superiores e em organizações, fazendo o tema presente no ambiente escolar e profissional.Universidade Metodista de PiracicabaUNASP/HT - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA CAMPUS HORTOLÂNDIAReis, Thompson AugustoFranco, Thais SilvaSilva, Letícia FerreiraLima, Camila deCremonezi, Graziela Oste Graziano2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 63-792237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143/131Direitos autorais 2019 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-29T16:58:31Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/143Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2020-05-29T16:58:31Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
spellingShingle |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Reis, Thompson Augusto GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRAS Âncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Física |
title_short |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_full |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_fullStr |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_full_unstemmed |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_sort |
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS: LEVANTAMENTO EMPÍRICO COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
author |
Reis, Thompson Augusto |
author_facet |
Reis, Thompson Augusto Franco, Thais Silva Silva, Letícia Ferreira Lima, Camila de Cremonezi, Graziela Oste Graziano |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Thais Silva Silva, Letícia Ferreira Lima, Camila de Cremonezi, Graziela Oste Graziano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNASP/HT - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA CAMPUS HORTOLÂNDIA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Thompson Augusto Franco, Thais Silva Silva, Letícia Ferreira Lima, Camila de Cremonezi, Graziela Oste Graziano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRAS Âncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Física |
topic |
GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRASDE PESSOAS / GESTÃO DE CARREIRAS Âncoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Físicancoras de Carreira, Perfis profissionais e Educação Física |
description |
O conceito Âncoras de carreira foi introduzido por Edgard Shein, que tem como objetivo compreender e analisar os perfis profissionais que as pessoas possuem e desenvolve no decorrer da carreira, possibilita também ao profissional o desenvolvimento de estratégias de carreiras que combinem as habilidades e valores com as oportunidades no mercado de trabalho, e com isso descrevem como é o comportamento dos indivíduos em uma organização. As Âncoras são divididas em oito categorias sendo elas: Autonomia e independência (AI), Segurança e estabilidade (SE), Competência técnicas – funcional (TF), Competência geral (CG), Criatividade empresarial (CE), Serviço ou dedicação a uma causa (SD), Desafio puro (DP), Estilo de vida (EV). O objetivo dessa pesquisa é analisar quais as âncoras de carreiras mais percebidas no curso de Educação Física. A metodologia usada foi explicativa, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo, na qual foi realizada com 124 alunos do curso de Educação Física (Bacharel), na qual responderam a um questionário com 40 questões sobre as âncoras de carreira de acordo com o perfil do aluno. Os resultados finais esclarecidos na pesquisa mostra que a âncora de carreira mais presente no gênero feminino é de Estilo de Vida (EV), na qual está âncora visa conciliar a vida pessoal, profissional e familiar onde fazem de tudo para que estejam ao lado da família sempre, não abrem mão, já no gênero masculino a âncora de carreira mais presente é a de Criatividade Empresarial (CE), esta âncora é composta por pessoas que visam inovação e ter ideias diferentes na organização, eles buscam criar novos serviços ou produtos e com isso geram lucro para a organização, mas o que realmente estão preocupados é em mostrar que são capacitados. As limitações encontradas nesse artigo foi não conseguir alcançar um maior número de alunos para participar da pesquisa podendo assim ser mais completa nos resultados, tendo uma visão mais ampla. Sugerimos para pesquisas futuras abranger mais sobre o tema em escolas, ensinos superiores e em organizações, fazendo o tema presente no ambiente escolar e profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/143/131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 63-79 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316290240512 |