PROJETO DE HABITAÇÃO POPULAR NO BRASIL E MUDANÇAS NOS MODELOS DE NEGÓCIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Alberto Augusto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Meirelles, Dimaria Silva, Coti-Zelati, Paolo Edoardo
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/81
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa consistiu em descrever e analisar os modelos de negócio utilizados pelas empresas de construção civil no Brasil para viabilizar os empreendimentos na habitação popular com o advento do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Existem várias experiências internacionais voltadas para o atendimento da classe de baixa renda.  Todavia, o programa MCMV não tem similar, posto que é o único programa no mundo que combina a participação da iniciativa pública com a iniciativa privada. Esta combinação gera problemas relacionados à viabilidade destes investimentos no longo prazo. Os modelos de negócios são potencialmente relevantes para todas as atividades econômicas, representando a lógica central da empresa e como seus componentes interagem interna e externamente. Entretanto, nota-se na literatura de modelos de negócio uma ausência de discussão específica para estes casos de modelos híbridos. As empresas analisadas são duas das maiores empresas de construção civil no Brasil: Living Cyrela e Rodobens. Os resultados indicam que houve mudanças significativas em relação ao modelo de negócio tradicional destas empresas para viabilizar os projetos de habitação popular.
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