USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Antonio Carlos da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1027
Resumo: Sabe-se que uma grande dificuldade na educação é ajudar os alunos a criarem o hábito de ler. Muitos preferem assistir à televisão (geralmente novelas, filmes ou desenhos), brincar na rua com os colegas ou passear ao invés de ler. Infelizmente, os professores não contam muito com o apoio de alguns pais para ajudar seus filhos a criarem esse hábito de leitura, pois estão tão ocupados com as situações do dia a dia e não participam ativamente da vida dos filhos. Este trabalho consiste em investigar o uso das histórias em quadrinhos como elemento motivador para o incentivo à leitura. Para isso verificou-se compreender a estrutura das HQs, como podem auxiliar o professor em sala de aula e se podem ser usadas no desenvolvimento do hábito de leitura. A pesquisa foi de revisão bibliográfica, com bases nos estudos de Marcuschi (1991 e 2010), Cirne (1971, 1975, 1997 e 2000), Fávero, Andrade e Aquino (2009), Martins (1985), Solé (1998), Vergueiro (2006) e Yunes (1984), entre outros. Verificou-se que as HQs são ótimos recursos para o incentivo à leitura, pois os recursos apresentados por elas auxiliam nessa aprendizagem, dando a sensação de ouvir a história . O gênero histórias em quadrinhos, que os PCN orientam para o uso, é um apoio para se discutir oralidade na sala de aula, tendo um claro interesse no estudo da língua oral, sendo uma de suas características, representar elementos de oralidade. Por meio desses recursos, o aluno se vê parte da história , pois sente que está presenciando o seu acontecimento, enquanto sua imaginação flui livremente.
id METODISTA_003e52ad1086d7c19840acd0124e73d1
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1027
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURAUsing of comic boous in class: incentive to readingHistórias em quadrinhosOralidadeLeituraGêneros discursivosComicsOralityReadingDiscursive genreCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSabe-se que uma grande dificuldade na educação é ajudar os alunos a criarem o hábito de ler. Muitos preferem assistir à televisão (geralmente novelas, filmes ou desenhos), brincar na rua com os colegas ou passear ao invés de ler. Infelizmente, os professores não contam muito com o apoio de alguns pais para ajudar seus filhos a criarem esse hábito de leitura, pois estão tão ocupados com as situações do dia a dia e não participam ativamente da vida dos filhos. Este trabalho consiste em investigar o uso das histórias em quadrinhos como elemento motivador para o incentivo à leitura. Para isso verificou-se compreender a estrutura das HQs, como podem auxiliar o professor em sala de aula e se podem ser usadas no desenvolvimento do hábito de leitura. A pesquisa foi de revisão bibliográfica, com bases nos estudos de Marcuschi (1991 e 2010), Cirne (1971, 1975, 1997 e 2000), Fávero, Andrade e Aquino (2009), Martins (1985), Solé (1998), Vergueiro (2006) e Yunes (1984), entre outros. Verificou-se que as HQs são ótimos recursos para o incentivo à leitura, pois os recursos apresentados por elas auxiliam nessa aprendizagem, dando a sensação de ouvir a história . O gênero histórias em quadrinhos, que os PCN orientam para o uso, é um apoio para se discutir oralidade na sala de aula, tendo um claro interesse no estudo da língua oral, sendo uma de suas características, representar elementos de oralidade. Por meio desses recursos, o aluno se vê parte da história , pois sente que está presenciando o seu acontecimento, enquanto sua imaginação flui livremente.It is known that a great difficulty in education is to help students create a reading habit. Many prefer watching television (usually novels, cartoons or movies), playing outside with friends, or going out instead of reading. Unfortunately, teachers do not rely heavily on the support of some parents to help their children establish the habit of reading as they are so busy with day to day activities and do not actively participate in their childrens lives. This work is to investigate the use of comics as a motivator to encourage reading. For this reason it was researched to understand the structure of comics, how it may assist the teacher in the classroom, and how it can be used in developing the habit of reading. The research was a literature review, with bases in Marcuschi studies (1991 and 2010), Cirne (1971, 1975, 1997 and 2000), Favero, Andrade and Aquino (2009), Martins (1985), Solé (1998), Vergueiro (2006) and Yunes (1984), among others. It was found that the comics are great resources to encourage reading because the resources presented help in the learning process, giving the sensation of hearing the story. The genre comics, that the PCN instructs for the use in the Portuguese language classes, is an aide for discussing orality in the classroom, having a clear interest in the study of oral language, being one of its features, represent elements of orality. From these resources, the students see part of history because they feel theyre witnessing the event while their imagination flows freely.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Silva, Marta Regina Paulo daCPF:85225855288Negrão, Ana Maria MeloCPF:53465432132Silva, Carlos Antonio Carlos da2016-08-03T16:15:46Z2015-01-302014-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:11Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1027Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:11Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
Using of comic boous in class: incentive to reading
title USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
spellingShingle USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
Silva, Carlos Antonio Carlos da
Histórias em quadrinhos
Oralidade
Leitura
Gêneros discursivos
Comics
Orality
Reading
Discursive genre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
title_full USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
title_fullStr USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
title_full_unstemmed USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
title_sort USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA
author Silva, Carlos Antonio Carlos da
author_facet Silva, Carlos Antonio Carlos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
CPF:13265477995
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
Silva, Marta Regina Paulo da
CPF:85225855288
Negrão, Ana Maria Melo
CPF:53465432132
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Antonio Carlos da
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Oralidade
Leitura
Gêneros discursivos
Comics
Orality
Reading
Discursive genre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Histórias em quadrinhos
Oralidade
Leitura
Gêneros discursivos
Comics
Orality
Reading
Discursive genre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Sabe-se que uma grande dificuldade na educação é ajudar os alunos a criarem o hábito de ler. Muitos preferem assistir à televisão (geralmente novelas, filmes ou desenhos), brincar na rua com os colegas ou passear ao invés de ler. Infelizmente, os professores não contam muito com o apoio de alguns pais para ajudar seus filhos a criarem esse hábito de leitura, pois estão tão ocupados com as situações do dia a dia e não participam ativamente da vida dos filhos. Este trabalho consiste em investigar o uso das histórias em quadrinhos como elemento motivador para o incentivo à leitura. Para isso verificou-se compreender a estrutura das HQs, como podem auxiliar o professor em sala de aula e se podem ser usadas no desenvolvimento do hábito de leitura. A pesquisa foi de revisão bibliográfica, com bases nos estudos de Marcuschi (1991 e 2010), Cirne (1971, 1975, 1997 e 2000), Fávero, Andrade e Aquino (2009), Martins (1985), Solé (1998), Vergueiro (2006) e Yunes (1984), entre outros. Verificou-se que as HQs são ótimos recursos para o incentivo à leitura, pois os recursos apresentados por elas auxiliam nessa aprendizagem, dando a sensação de ouvir a história . O gênero histórias em quadrinhos, que os PCN orientam para o uso, é um apoio para se discutir oralidade na sala de aula, tendo um claro interesse no estudo da língua oral, sendo uma de suas características, representar elementos de oralidade. Por meio desses recursos, o aluno se vê parte da história , pois sente que está presenciando o seu acontecimento, enquanto sua imaginação flui livremente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-24
2015-01-30
2016-08-03T16:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1027
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998783152128