A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância do conhecimento tácito na formação do educador. Para tanto, pretendemos primeiramente conceituar os principais fundamentos do conhecimento tácito desenvolvidos por Michael Polanyi durante o século XX. Num segundo momento, realizaremos uma aproximação entre o conhecimento tácito e o campo educacional, tendo como objetivos a procura pela descoberta e pela percepção humana, pontos considerados por Polanyi como essenciais para a constituição de nosso conhecimento tácito. Aprofundando-se na dimensão educacional, analisaremos, em especial, os docentes no campo da literatura. De cunho bibliográfico, esta dissertação toma como base de referência os estudos de Polanyi, bem como outros teóricos da educação e da teoria literária, como Cláudio Saiani e Antonio Candido.(AU) |
id |
METODISTA_071ef3559c87eb8c5e87615c63cfa499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1107 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADORConhecimento TácitoEducação EscolarEnsino de LiteraturaTacit KnowledgeScholar EducationLiterature TeachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância do conhecimento tácito na formação do educador. Para tanto, pretendemos primeiramente conceituar os principais fundamentos do conhecimento tácito desenvolvidos por Michael Polanyi durante o século XX. Num segundo momento, realizaremos uma aproximação entre o conhecimento tácito e o campo educacional, tendo como objetivos a procura pela descoberta e pela percepção humana, pontos considerados por Polanyi como essenciais para a constituição de nosso conhecimento tácito. Aprofundando-se na dimensão educacional, analisaremos, em especial, os docentes no campo da literatura. De cunho bibliográfico, esta dissertação toma como base de referência os estudos de Polanyi, bem como outros teóricos da educação e da teoria literária, como Cláudio Saiani e Antonio Candido.(AU)This thesis intend to show the importance of the tacit knowledge in the educator formation. Firstly, we intend to explain the main p rts of the tacit knowledge, developed by Michael Polanyi during the XX century. After, we will make an aproximation between the tacit knowledge and the educational space, searching understand the discovery and the human perception, points considered by Polanyi like essentials to constitute our tacit knowledge. Watching the educational space, we will analise, specifically, the teachers of Literature. This dissertation, a bibliographic work, uses theoricals support like Polanyi, and another educational theoricals of Literature teaching, like Claudio Saiani and Antonio Candido.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Sugui, Khalil Salem2016-08-03T16:16:02Z2011-04-072008-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1107Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR Sugui, Khalil Salem Conhecimento Tácito Educação Escolar Ensino de Literatura Tacit Knowledge Scholar Education Literature Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
author |
Sugui, Khalil Salem |
author_facet |
Sugui, Khalil Salem |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Danilo Di Manno de CPF:12348989232 http://lattes.cnpq.br/3222432876274239 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sugui, Khalil Salem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Tácito Educação Escolar Ensino de Literatura Tacit Knowledge Scholar Education Literature Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Conhecimento Tácito Educação Escolar Ensino de Literatura Tacit Knowledge Scholar Education Literature Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância do conhecimento tácito na formação do educador. Para tanto, pretendemos primeiramente conceituar os principais fundamentos do conhecimento tácito desenvolvidos por Michael Polanyi durante o século XX. Num segundo momento, realizaremos uma aproximação entre o conhecimento tácito e o campo educacional, tendo como objetivos a procura pela descoberta e pela percepção humana, pontos considerados por Polanyi como essenciais para a constituição de nosso conhecimento tácito. Aprofundando-se na dimensão educacional, analisaremos, em especial, os docentes no campo da literatura. De cunho bibliográfico, esta dissertação toma como base de referência os estudos de Polanyi, bem como outros teóricos da educação e da teoria literária, como Cláudio Saiani e Antonio Candido.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-09 2011-04-07 2016-08-03T16:16:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107 |
identifier_str_mv |
SUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999293808640 |