A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sugui, Khalil Salem
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância do conhecimento tácito na formação do educador. Para tanto, pretendemos primeiramente conceituar os principais fundamentos do conhecimento tácito desenvolvidos por Michael Polanyi durante o século XX. Num segundo momento, realizaremos uma aproximação entre o conhecimento tácito e o campo educacional, tendo como objetivos a procura pela descoberta e pela percepção humana, pontos considerados por Polanyi como essenciais para a constituição de nosso conhecimento tácito. Aprofundando-se na dimensão educacional, analisaremos, em especial, os docentes no campo da literatura. De cunho bibliográfico, esta dissertação toma como base de referência os estudos de Polanyi, bem como outros teóricos da educação e da teoria literária, como Cláudio Saiani e Antonio Candido.(AU)
id METODISTA_071ef3559c87eb8c5e87615c63cfa499
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1107
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADORConhecimento TácitoEducação EscolarEnsino de LiteraturaTacit KnowledgeScholar EducationLiterature TeachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância do conhecimento tácito na formação do educador. Para tanto, pretendemos primeiramente conceituar os principais fundamentos do conhecimento tácito desenvolvidos por Michael Polanyi durante o século XX. Num segundo momento, realizaremos uma aproximação entre o conhecimento tácito e o campo educacional, tendo como objetivos a procura pela descoberta e pela percepção humana, pontos considerados por Polanyi como essenciais para a constituição de nosso conhecimento tácito. Aprofundando-se na dimensão educacional, analisaremos, em especial, os docentes no campo da literatura. De cunho bibliográfico, esta dissertação toma como base de referência os estudos de Polanyi, bem como outros teóricos da educação e da teoria literária, como Cláudio Saiani e Antonio Candido.(AU)This thesis intend to show the importance of the tacit knowledge in the educator formation. Firstly, we intend to explain the main p rts of the tacit knowledge, developed by Michael Polanyi during the XX century. After, we will make an aproximation between the tacit knowledge and the educational space, searching understand the discovery and the human perception, points considered by Polanyi like essentials to constitute our tacit knowledge. Watching the educational space, we will analise, specifically, the teachers of Literature. This dissertation, a bibliographic work, uses theoricals support like Polanyi, and another educational theoricals of Literature teaching, like Claudio Saiani and Antonio Candido.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Sugui, Khalil Salem2016-08-03T16:16:02Z2011-04-072008-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1107Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
title A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Sugui, Khalil Salem
Conhecimento Tácito
Educação Escolar
Ensino de Literatura
Tacit Knowledge
Scholar Education
Literature Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
title_full A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
title_sort A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
author Sugui, Khalil Salem
author_facet Sugui, Khalil Salem
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Danilo Di Manno de
CPF:12348989232
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
dc.contributor.author.fl_str_mv Sugui, Khalil Salem
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Tácito
Educação Escolar
Ensino de Literatura
Tacit Knowledge
Scholar Education
Literature Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Conhecimento Tácito
Educação Escolar
Ensino de Literatura
Tacit Knowledge
Scholar Education
Literature Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância do conhecimento tácito na formação do educador. Para tanto, pretendemos primeiramente conceituar os principais fundamentos do conhecimento tácito desenvolvidos por Michael Polanyi durante o século XX. Num segundo momento, realizaremos uma aproximação entre o conhecimento tácito e o campo educacional, tendo como objetivos a procura pela descoberta e pela percepção humana, pontos considerados por Polanyi como essenciais para a constituição de nosso conhecimento tácito. Aprofundando-se na dimensão educacional, analisaremos, em especial, os docentes no campo da literatura. De cunho bibliográfico, esta dissertação toma como base de referência os estudos de Polanyi, bem como outros teóricos da educação e da teoria literária, como Cláudio Saiani e Antonio Candido.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-09
2011-04-07
2016-08-03T16:16:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107
identifier_str_mv SUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999293808640