A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107 |
Resumo: | This thesis intend to show the importance of the tacit knowledge in the educator formation. Firstly, we intend to explain the main p rts of the tacit knowledge, developed by Michael Polanyi during the XX century. After, we will make an aproximation between the tacit knowledge and the educational space, searching understand the discovery and the human perception, points considered by Polanyi like essentials to constitute our tacit knowledge. Watching the educational space, we will analise, specifically, the teachers of Literature. This dissertation, a bibliographic work, uses theoricals support like Polanyi, and another educational theoricals of Literature teaching, like Claudio Saiani and Antonio Candido.(AU) |
id |
METO_071ef3559c87eb8c5e87615c63cfa499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1107 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239CPF:30779741854http://lattes.cnpq.br/3548835386841697Sugui, Khalil Salem2016-08-03T16:16:02Z2011-04-072008-05-09SUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107This thesis intend to show the importance of the tacit knowledge in the educator formation. Firstly, we intend to explain the main p rts of the tacit knowledge, developed by Michael Polanyi during the XX century. After, we will make an aproximation between the tacit knowledge and the educational space, searching understand the discovery and the human perception, points considered by Polanyi like essentials to constitute our tacit knowledge. Watching the educational space, we will analise, specifically, the teachers of Literature. This dissertation, a bibliographic work, uses theoricals support like Polanyi, and another educational theoricals of Literature teaching, like Claudio Saiani and Antonio Candido.(AU)Esta dissertação tem por objetivo evidenciar a importância do conhecimento tácito na formação do educador. Para tanto, pretendemos primeiramente conceituar os principais fundamentos do conhecimento tácito desenvolvidos por Michael Polanyi durante o século XX. Num segundo momento, realizaremos uma aproximação entre o conhecimento tácito e o campo educacional, tendo como objetivos a procura pela descoberta e pela percepção humana, pontos considerados por Polanyi como essenciais para a constituição de nosso conhecimento tácito. Aprofundando-se na dimensão educacional, analisaremos, em especial, os docentes no campo da literatura. De cunho bibliográfico, esta dissertação toma como base de referência os estudos de Polanyi, bem como outros teóricos da educação e da teoria literária, como Cláudio Saiani e Antonio Candido.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Khalil.pdf: 419134 bytes, checksum: d68531fb9bf8e873e2bc5313e90eab03 (MD5) Previous issue date: 2008-05-09Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2714/Khalil.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoConhecimento TácitoEducação EscolarEnsino de LiteraturaTacit KnowledgeScholar EducationLiterature TeachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILKhalil.pdf.jpgKhalil.pdf.jpgimage/jpeg2967http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1107/2/Khalil.pdf.jpg82d50a4c4c1d3852efce02310e95e45cMD52ORIGINALKhalil.pdfapplication/pdf419134http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1107/1/Khalil.pdfd68531fb9bf8e873e2bc5313e90eab03MD51tede/11072016-08-03 15:11:36.83oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR Sugui, Khalil Salem Conhecimento Tácito Educação Escolar Ensino de Literatura Tacit Knowledge Scholar Education Literature Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
author |
Sugui, Khalil Salem |
author_facet |
Sugui, Khalil Salem |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Danilo Di Manno de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:12348989232 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:30779741854 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3548835386841697 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sugui, Khalil Salem |
contributor_str_mv |
Almeida, Danilo Di Manno de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Tácito Educação Escolar Ensino de Literatura |
topic |
Conhecimento Tácito Educação Escolar Ensino de Literatura Tacit Knowledge Scholar Education Literature Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tacit Knowledge Scholar Education Literature Teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This thesis intend to show the importance of the tacit knowledge in the educator formation. Firstly, we intend to explain the main p rts of the tacit knowledge, developed by Michael Polanyi during the XX century. After, we will make an aproximation between the tacit knowledge and the educational space, searching understand the discovery and the human perception, points considered by Polanyi like essentials to constitute our tacit knowledge. Watching the educational space, we will analise, specifically, the teachers of Literature. This dissertation, a bibliographic work, uses theoricals support like Polanyi, and another educational theoricals of Literature teaching, like Claudio Saiani and Antonio Candido.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-05-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:16:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107 |
identifier_str_mv |
SUGUI, Khalil Salem. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1107/2/Khalil.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1107/1/Khalil.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82d50a4c4c1d3852efce02310e95e45c d68531fb9bf8e873e2bc5313e90eab03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079558408044544 |