MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654 |
Resumo: | Sob o prisma da comunicação mercadológica, esse trabalho se propõe investigar o novo perfil de consumidor que, conectado a uma ampla rede de pessoas, influencia e até comanda diversas mudanças na forma de produzir e vender bens e serviços. A comunicação passa a ser mais horizontal do que vertical, pois os consumidores manifestam-se nas mídias sociais on-line e interagem com seus pares, e muitas empresas demonstram dificuldades em perceber o início desse crescente poder de manifestação do consumidor. O propósito desta pesquisa é investigar até que ponto os consumidores estão conseguindo ser ouvidos pelas empresas por meio das mídias sociais on-line. A metodologia aplicada foi o Estudo de Casos Múltiplos de empresas do setor de telefonia celular. Construiu-se um instrumento de pesquisa e, por meio de análise de conteúdo dos comentários coletados durante três meses nas páginas da TIM e da CLARO no Facebook, os resultados apontam uma dificuldade muita grande das empresas do setor de telefonia em ouvir os consumidores. |
id |
METODISTA_0751df477ad859c7d6a3af9432958a9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/654 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?Social media online: costumers speak up; but who listens to themComunicação mercadológicaConsumidor contemporâneoInternet colaborativaMídias sociais on-lineMarketing communicationContemporary consumerCollaborative InternetSocial media onlineCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOSob o prisma da comunicação mercadológica, esse trabalho se propõe investigar o novo perfil de consumidor que, conectado a uma ampla rede de pessoas, influencia e até comanda diversas mudanças na forma de produzir e vender bens e serviços. A comunicação passa a ser mais horizontal do que vertical, pois os consumidores manifestam-se nas mídias sociais on-line e interagem com seus pares, e muitas empresas demonstram dificuldades em perceber o início desse crescente poder de manifestação do consumidor. O propósito desta pesquisa é investigar até que ponto os consumidores estão conseguindo ser ouvidos pelas empresas por meio das mídias sociais on-line. A metodologia aplicada foi o Estudo de Casos Múltiplos de empresas do setor de telefonia celular. Construiu-se um instrumento de pesquisa e, por meio de análise de conteúdo dos comentários coletados durante três meses nas páginas da TIM e da CLARO no Facebook, os resultados apontam uma dificuldade muita grande das empresas do setor de telefonia em ouvir os consumidores.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGalindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Faria, Luis AlbertoCPF:98862310030Bassetto, Jefferson2016-08-03T12:29:43Z2013-06-202013-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASSETTO, Jefferson. Social media online: costumers speak up; but who listens to them. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:03:22Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/654Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:22Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? Social media online: costumers speak up; but who listens to them |
title |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? |
spellingShingle |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? Bassetto, Jefferson Comunicação mercadológica Consumidor contemporâneo Internet colaborativa Mídias sociais on-line Marketing communication Contemporary consumer Collaborative Internet Social media online CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? |
title_full |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? |
title_fullStr |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? |
title_full_unstemmed |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? |
title_sort |
MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta? |
author |
Bassetto, Jefferson |
author_facet |
Bassetto, Jefferson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galindo, Daniel dos Santos CPF:16502650000 http://lattes.cnpq.br/1101827075498113 Bueno, Wilson da Costa CPF:13125925962 http://lattes.cnpq.br/9495822246558650 Faria, Luis Alberto CPF:98862310030 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassetto, Jefferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação mercadológica Consumidor contemporâneo Internet colaborativa Mídias sociais on-line Marketing communication Contemporary consumer Collaborative Internet Social media online CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação mercadológica Consumidor contemporâneo Internet colaborativa Mídias sociais on-line Marketing communication Contemporary consumer Collaborative Internet Social media online CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Sob o prisma da comunicação mercadológica, esse trabalho se propõe investigar o novo perfil de consumidor que, conectado a uma ampla rede de pessoas, influencia e até comanda diversas mudanças na forma de produzir e vender bens e serviços. A comunicação passa a ser mais horizontal do que vertical, pois os consumidores manifestam-se nas mídias sociais on-line e interagem com seus pares, e muitas empresas demonstram dificuldades em perceber o início desse crescente poder de manifestação do consumidor. O propósito desta pesquisa é investigar até que ponto os consumidores estão conseguindo ser ouvidos pelas empresas por meio das mídias sociais on-line. A metodologia aplicada foi o Estudo de Casos Múltiplos de empresas do setor de telefonia celular. Construiu-se um instrumento de pesquisa e, por meio de análise de conteúdo dos comentários coletados durante três meses nas páginas da TIM e da CLARO no Facebook, os resultados apontam uma dificuldade muita grande das empresas do setor de telefonia em ouvir os consumidores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-20 2013-04-03 2016-08-03T12:29:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BASSETTO, Jefferson. Social media online: costumers speak up; but who listens to them. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654 |
identifier_str_mv |
BASSETTO, Jefferson. Social media online: costumers speak up; but who listens to them. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601996674465792 |