MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassetto, Jefferson
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654
Resumo: Sob o prisma da comunicação mercadológica, esse trabalho se propõe investigar o novo perfil de consumidor que, conectado a uma ampla rede de pessoas, influencia e até comanda diversas mudanças na forma de produzir e vender bens e serviços. A comunicação passa a ser mais horizontal do que vertical, pois os consumidores manifestam-se nas mídias sociais on-line e interagem com seus pares, e muitas empresas demonstram dificuldades em perceber o início desse crescente poder de manifestação do consumidor. O propósito desta pesquisa é investigar até que ponto os consumidores estão conseguindo ser ouvidos pelas empresas por meio das mídias sociais on-line. A metodologia aplicada foi o Estudo de Casos Múltiplos de empresas do setor de telefonia celular. Construiu-se um instrumento de pesquisa e, por meio de análise de conteúdo dos comentários coletados durante três meses nas páginas da TIM e da CLARO no Facebook, os resultados apontam uma dificuldade muita grande das empresas do setor de telefonia em ouvir os consumidores.
id METODISTA_0751df477ad859c7d6a3af9432958a9e
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/654
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?Social media online: costumers speak up; but who listens to themComunicação mercadológicaConsumidor contemporâneoInternet colaborativaMídias sociais on-lineMarketing communicationContemporary consumerCollaborative InternetSocial media onlineCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOSob o prisma da comunicação mercadológica, esse trabalho se propõe investigar o novo perfil de consumidor que, conectado a uma ampla rede de pessoas, influencia e até comanda diversas mudanças na forma de produzir e vender bens e serviços. A comunicação passa a ser mais horizontal do que vertical, pois os consumidores manifestam-se nas mídias sociais on-line e interagem com seus pares, e muitas empresas demonstram dificuldades em perceber o início desse crescente poder de manifestação do consumidor. O propósito desta pesquisa é investigar até que ponto os consumidores estão conseguindo ser ouvidos pelas empresas por meio das mídias sociais on-line. A metodologia aplicada foi o Estudo de Casos Múltiplos de empresas do setor de telefonia celular. Construiu-se um instrumento de pesquisa e, por meio de análise de conteúdo dos comentários coletados durante três meses nas páginas da TIM e da CLARO no Facebook, os resultados apontam uma dificuldade muita grande das empresas do setor de telefonia em ouvir os consumidores.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGalindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Faria, Luis AlbertoCPF:98862310030Bassetto, Jefferson2016-08-03T12:29:43Z2013-06-202013-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASSETTO, Jefferson. Social media online: costumers speak up; but who listens to them. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:03:22Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/654Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:22Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
Social media online: costumers speak up; but who listens to them
title MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
spellingShingle MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
Bassetto, Jefferson
Comunicação mercadológica
Consumidor contemporâneo
Internet colaborativa
Mídias sociais on-line
Marketing communication
Contemporary consumer
Collaborative Internet
Social media online
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
title_full MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
title_fullStr MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
title_full_unstemmed MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
title_sort MÍDIAS SOCIAIS ON-LINE: o consumidor fala, mas quem escuta?
author Bassetto, Jefferson
author_facet Bassetto, Jefferson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Bueno, Wilson da Costa
CPF:13125925962
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
Faria, Luis Alberto
CPF:98862310030
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassetto, Jefferson
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação mercadológica
Consumidor contemporâneo
Internet colaborativa
Mídias sociais on-line
Marketing communication
Contemporary consumer
Collaborative Internet
Social media online
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação mercadológica
Consumidor contemporâneo
Internet colaborativa
Mídias sociais on-line
Marketing communication
Contemporary consumer
Collaborative Internet
Social media online
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Sob o prisma da comunicação mercadológica, esse trabalho se propõe investigar o novo perfil de consumidor que, conectado a uma ampla rede de pessoas, influencia e até comanda diversas mudanças na forma de produzir e vender bens e serviços. A comunicação passa a ser mais horizontal do que vertical, pois os consumidores manifestam-se nas mídias sociais on-line e interagem com seus pares, e muitas empresas demonstram dificuldades em perceber o início desse crescente poder de manifestação do consumidor. O propósito desta pesquisa é investigar até que ponto os consumidores estão conseguindo ser ouvidos pelas empresas por meio das mídias sociais on-line. A metodologia aplicada foi o Estudo de Casos Múltiplos de empresas do setor de telefonia celular. Construiu-se um instrumento de pesquisa e, por meio de análise de conteúdo dos comentários coletados durante três meses nas páginas da TIM e da CLARO no Facebook, os resultados apontam uma dificuldade muita grande das empresas do setor de telefonia em ouvir os consumidores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-20
2013-04-03
2016-08-03T12:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASSETTO, Jefferson. Social media online: costumers speak up; but who listens to them. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654
identifier_str_mv BASSETTO, Jefferson. Social media online: costumers speak up; but who listens to them. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601996674465792