Teorias da expiação na arte religiosa: aspectos confessionais, formais e contextuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Vilma Cavalcante dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2130
Resumo: Esta pesquisa investiga motivos da vida e morte de Jesus, predominantemente da sua crucificação, em representações visuais brasileiras em diálogo com teorias da expiação. Elegemos três representações visuais da cruz: católica, protestante e pentecostal, e oito teorias da expiação, escolhendo duas ou mais entres estas teorias que tenham aproximação ou exemplos em relação as imagens e pontualmente seus vínculos institucionais e culturais. A pesquisa justifica-se pela ampla falta de pesquisas iconográficas e iconológicas nos estudos da religião no Brasil, inclusive de uma narrativa tão central e transconfessional, em consideração das suas variações significativas. O método será bibliográfico de tipologia descritiva e para análise das imagens, recorremos ao método de Erwin Panofsky que pemite uma compreensão maior das imagens em condicionamentos históricos e culturais do próprio contexto que estas pertecem, especialmente nas imagens religiosas brasileiras, representadas nesse trabalho, que são três: A primeira imagem tem em sua composição São Francisco ao pé da cruz de uma igreja da terceira Ordem Francis-cana em Diamantina – Minas Gerais; a segunda imagem composta por um crucifixo junto a uma fonte, de uma obra icônica protestante, a litografia O caminho largo e o caminho estreito, de Charlotte Reihlen; e a terceira imagem compõe-se da cruz e o coração em chamas, sendo um logotipo da Igreja Metodista Wesleyana. Encontran-do como resultado exemplos e aproximações entre teorias e imagens analisadas, essa pesquisa espera contribuir para uma crescente noção da importância das investigações de narrativas visuais e materiais dentro dos estudos das linguagens religiosas.(AU)
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