Teorias da expiação na arte religiosa: aspectos confessionais, formais e contextuais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2130 |
Resumo: | The research aims to investigate the relationship between Brazilian visual represen-tations of Jesus' death and the theory of Atonement. Three visual representations of the Cross were chosen: Catholic, Protestant and Pentecostal, and eight theories of the Atonement, selecting two or more theories among them that show similarity or examples with regard to the images and punctually their institutional and cultural links. The research is justified by the large lack of iconographic and iconological re-search in studies of religion in Brazil. As a theoretical framework we used the meth-od of Erwin Panofsky which allows a greater understanding of the images in the context they belong to, especially in Brazilian religious images. It is expected to highlight the importance of the investigations of both visual and material narratives within the studies of religious languages. (AU) |
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Renders, HelmutLopes, Marcio Cappelli AloSouza, Vitor Chaves dePires, Frederico PieperSANTOS, Vilma Cavalcante dos2021-11-23T15:14:05Z2021-10-05SANTOS, Santos, Vilma Cavalcante dos. Teorias da expiação na arte religiosa: aspectos confessionais, formais e contextuais. 2021. 135 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2130The research aims to investigate the relationship between Brazilian visual represen-tations of Jesus' death and the theory of Atonement. Three visual representations of the Cross were chosen: Catholic, Protestant and Pentecostal, and eight theories of the Atonement, selecting two or more theories among them that show similarity or examples with regard to the images and punctually their institutional and cultural links. The research is justified by the large lack of iconographic and iconological re-search in studies of religion in Brazil. As a theoretical framework we used the meth-od of Erwin Panofsky which allows a greater understanding of the images in the context they belong to, especially in Brazilian religious images. It is expected to highlight the importance of the investigations of both visual and material narratives within the studies of religious languages. (AU)Esta pesquisa investiga motivos da vida e morte de Jesus, predominantemente da sua crucificação, em representações visuais brasileiras em diálogo com teorias da expiação. Elegemos três representações visuais da cruz: católica, protestante e pentecostal, e oito teorias da expiação, escolhendo duas ou mais entres estas teorias que tenham aproximação ou exemplos em relação as imagens e pontualmente seus vínculos institucionais e culturais. A pesquisa justifica-se pela ampla falta de pesquisas iconográficas e iconológicas nos estudos da religião no Brasil, inclusive de uma narrativa tão central e transconfessional, em consideração das suas variações significativas. O método será bibliográfico de tipologia descritiva e para análise das imagens, recorremos ao método de Erwin Panofsky que pemite uma compreensão maior das imagens em condicionamentos históricos e culturais do próprio contexto que estas pertecem, especialmente nas imagens religiosas brasileiras, representadas nesse trabalho, que são três: A primeira imagem tem em sua composição São Francisco ao pé da cruz de uma igreja da terceira Ordem Francis-cana em Diamantina – Minas Gerais; a segunda imagem composta por um crucifixo junto a uma fonte, de uma obra icônica protestante, a litografia O caminho largo e o caminho estreito, de Charlotte Reihlen; e a terceira imagem compõe-se da cruz e o coração em chamas, sendo um logotipo da Igreja Metodista Wesleyana. Encontran-do como resultado exemplos e aproximações entre teorias e imagens analisadas, essa pesquisa espera contribuir para uma crescente noção da importância das investigações de narrativas visuais e materiais dentro dos estudos das linguagens religiosas.(AU)Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2021-11-23T15:14:05Z No. of bitstreams: 1 CAVALCANTE Vilma2.pdf: 3450460 bytes, checksum: 6d7b6c9f917fec0a5bb95c3b31429599 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-23T15:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAVALCANTE Vilma2.pdf: 3450460 bytes, checksum: 6d7b6c9f917fec0a5bb95c3b31429599 (MD5) Previous issue date: 2021-10-05application/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da ReligiaoIMSBrasilCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoTeorias da expiação; arte religiosa; Cruz; motivos da vida de Jesus; crucificaçãoTheory of Atonement; Religious art; Cross, reasons of life of Jesus; crucifixionCIENCIAS HUMANASTeorias da expiação na arte religiosa: aspectos confessionais, formais e contextuaisTheories of Atonement in religious art: confessional, formal and contextual aspectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6652337239921407170500500600-90762322277757842685653018110556964051info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALCAVALCANTE Vilma2.pdfCAVALCANTE Vilma2.pdfapplication/pdf3450460http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/2130/2/CAVALCANTE+Vilma2.pdf6d7b6c9f917fec0a5bb95c3b31429599MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/2130/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/21302021-11-23 13:14:05.171oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2021-11-23T15:14:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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