OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858
Resumo: O objetivo deste trabalho é resgatar os principais jingles utilizados nas campanhas eleitorais presidenciais com voto direto no Brasil, sob a ótica da propaganda e do marketing político-eleitoral e dentro do contexto social de cada época, procurando descobrir o que eles apresentam em comum. A ideia é descrever as letras das músicas eleitorais e como estas foram usadas como peças publicitárias nas campanhas eleitorais. Para tanto, será efetuado um levantamento e análise em peças de áudio na história fonográfica, na história do rádio e da TV, em busca dessas músicas (jingles), contextualizando e relatando as estratégias utilizadas com essas peças. Uma pesquisa bibliográfica será efetuada com o intuito de conhecer o contexto social e político de cada época, para comparar a letra e o ritmo utilizado em cada jingle.(AU)
id METODISTA_15c921b4c210af5ce31670e894061283
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/858
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRASJinglesMarketing PolíticoMarketing EleitoralMúsicas EleitoraisEleiçõesCampanhas EleitoraisPropaganda EleitoralJingle PolíticoMúsica BrasileiraRádioLinguagem RadiofônicaJinglesPolitical MarketingElectoral MarketingElectoral MusicElectionsElectoral CampaignsElectoral PropagandaPolitical JingleBrazilian MusicRadioRadio Phonic LanguageCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO objetivo deste trabalho é resgatar os principais jingles utilizados nas campanhas eleitorais presidenciais com voto direto no Brasil, sob a ótica da propaganda e do marketing político-eleitoral e dentro do contexto social de cada época, procurando descobrir o que eles apresentam em comum. A ideia é descrever as letras das músicas eleitorais e como estas foram usadas como peças publicitárias nas campanhas eleitorais. Para tanto, será efetuado um levantamento e análise em peças de áudio na história fonográfica, na história do rádio e da TV, em busca dessas músicas (jingles), contextualizando e relatando as estratégias utilizadas com essas peças. Uma pesquisa bibliográfica será efetuada com o intuito de conhecer o contexto social e político de cada época, para comparar a letra e o ritmo utilizado em cada jingle.(AU)The objective of this work is to rescue the main jingles used in the presidential electoral campaigns with direct vote in Brazil, under the optics of the propaganda and of the political-electoral marketing and inside of the social context of each time, trying to discover what they present in common. The idea is to describe the lyrics of the electoral music and as those lyrics they were used as advertising pieces in the electoral campaigns. To this, it will be made a rising and analysis in audio pieces in the phonographic, in the radio and TV history, in search of those music (jingles), telling the strategies used with those pieces. Researches bibliographical it will be made with the objective of knowing the social and political context of each time to compare the lyric and the rhythm used in each jingle.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOQueiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Rego, Gaudêncio TorquatoCPF:45416545312Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso2016-08-03T12:30:56Z2011-05-102009-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANHANELLI, Carlos Augusto Bonacorso. OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:22Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/858Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:22Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
title OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
spellingShingle OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso
Jingles
Marketing Político
Marketing Eleitoral
Músicas Eleitorais
Eleições
Campanhas Eleitorais
Propaganda Eleitoral
Jingle Político
Música Brasileira
Rádio
Linguagem Radiofônica
Jingles
Political Marketing
Electoral Marketing
Electoral Music
Elections
Electoral Campaigns
Electoral Propaganda
Political Jingle
Brazilian Music
Radio
Radio Phonic Language
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
title_full OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
title_fullStr OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
title_sort OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
author Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso
author_facet Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
CPF:94674123412
http://lattes.cnpq.br/2554925339792900
Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Rego, Gaudêncio Torquato
CPF:45416545312
dc.contributor.author.fl_str_mv Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso
dc.subject.por.fl_str_mv Jingles
Marketing Político
Marketing Eleitoral
Músicas Eleitorais
Eleições
Campanhas Eleitorais
Propaganda Eleitoral
Jingle Político
Música Brasileira
Rádio
Linguagem Radiofônica
Jingles
Political Marketing
Electoral Marketing
Electoral Music
Elections
Electoral Campaigns
Electoral Propaganda
Political Jingle
Brazilian Music
Radio
Radio Phonic Language
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Jingles
Marketing Político
Marketing Eleitoral
Músicas Eleitorais
Eleições
Campanhas Eleitorais
Propaganda Eleitoral
Jingle Político
Música Brasileira
Rádio
Linguagem Radiofônica
Jingles
Political Marketing
Electoral Marketing
Electoral Music
Elections
Electoral Campaigns
Electoral Propaganda
Political Jingle
Brazilian Music
Radio
Radio Phonic Language
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O objetivo deste trabalho é resgatar os principais jingles utilizados nas campanhas eleitorais presidenciais com voto direto no Brasil, sob a ótica da propaganda e do marketing político-eleitoral e dentro do contexto social de cada época, procurando descobrir o que eles apresentam em comum. A ideia é descrever as letras das músicas eleitorais e como estas foram usadas como peças publicitárias nas campanhas eleitorais. Para tanto, será efetuado um levantamento e análise em peças de áudio na história fonográfica, na história do rádio e da TV, em busca dessas músicas (jingles), contextualizando e relatando as estratégias utilizadas com essas peças. Uma pesquisa bibliográfica será efetuada com o intuito de conhecer o contexto social e político de cada época, para comparar a letra e o ritmo utilizado em cada jingle.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-07
2011-05-10
2016-08-03T12:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANHANELLI, Carlos Augusto Bonacorso. OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858
identifier_str_mv MANHANELLI, Carlos Augusto Bonacorso. OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997738770432