OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é resgatar os principais jingles utilizados nas campanhas eleitorais presidenciais com voto direto no Brasil, sob a ótica da propaganda e do marketing político-eleitoral e dentro do contexto social de cada época, procurando descobrir o que eles apresentam em comum. A ideia é descrever as letras das músicas eleitorais e como estas foram usadas como peças publicitárias nas campanhas eleitorais. Para tanto, será efetuado um levantamento e análise em peças de áudio na história fonográfica, na história do rádio e da TV, em busca dessas músicas (jingles), contextualizando e relatando as estratégias utilizadas com essas peças. Uma pesquisa bibliográfica será efetuada com o intuito de conhecer o contexto social e político de cada época, para comparar a letra e o ritmo utilizado em cada jingle.(AU) |
id |
METODISTA_15c921b4c210af5ce31670e894061283 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/858 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRASJinglesMarketing PolíticoMarketing EleitoralMúsicas EleitoraisEleiçõesCampanhas EleitoraisPropaganda EleitoralJingle PolíticoMúsica BrasileiraRádioLinguagem RadiofônicaJinglesPolitical MarketingElectoral MarketingElectoral MusicElectionsElectoral CampaignsElectoral PropagandaPolitical JingleBrazilian MusicRadioRadio Phonic LanguageCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO objetivo deste trabalho é resgatar os principais jingles utilizados nas campanhas eleitorais presidenciais com voto direto no Brasil, sob a ótica da propaganda e do marketing político-eleitoral e dentro do contexto social de cada época, procurando descobrir o que eles apresentam em comum. A ideia é descrever as letras das músicas eleitorais e como estas foram usadas como peças publicitárias nas campanhas eleitorais. Para tanto, será efetuado um levantamento e análise em peças de áudio na história fonográfica, na história do rádio e da TV, em busca dessas músicas (jingles), contextualizando e relatando as estratégias utilizadas com essas peças. Uma pesquisa bibliográfica será efetuada com o intuito de conhecer o contexto social e político de cada época, para comparar a letra e o ritmo utilizado em cada jingle.(AU)The objective of this work is to rescue the main jingles used in the presidential electoral campaigns with direct vote in Brazil, under the optics of the propaganda and of the political-electoral marketing and inside of the social context of each time, trying to discover what they present in common. The idea is to describe the lyrics of the electoral music and as those lyrics they were used as advertising pieces in the electoral campaigns. To this, it will be made a rising and analysis in audio pieces in the phonographic, in the radio and TV history, in search of those music (jingles), telling the strategies used with those pieces. Researches bibliographical it will be made with the objective of knowing the social and political context of each time to compare the lyric and the rhythm used in each jingle.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOQueiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Rego, Gaudêncio TorquatoCPF:45416545312Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso2016-08-03T12:30:56Z2011-05-102009-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANHANELLI, Carlos Augusto Bonacorso. OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:22Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/858Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:22Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS |
title |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS |
spellingShingle |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso Jingles Marketing Político Marketing Eleitoral Músicas Eleitorais Eleições Campanhas Eleitorais Propaganda Eleitoral Jingle Político Música Brasileira Rádio Linguagem Radiofônica Jingles Political Marketing Electoral Marketing Electoral Music Elections Electoral Campaigns Electoral Propaganda Political Jingle Brazilian Music Radio Radio Phonic Language CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS |
title_full |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS |
title_fullStr |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS |
title_sort |
OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS |
author |
Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso |
author_facet |
Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Adolpho Carlos Françoso CPF:94674123412 http://lattes.cnpq.br/2554925339792900 Galindo, Daniel dos Santos CPF:16502650000 http://lattes.cnpq.br/1101827075498113 Rego, Gaudêncio Torquato CPF:45416545312 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manhanelli, Carlos Augusto Bonacorso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jingles Marketing Político Marketing Eleitoral Músicas Eleitorais Eleições Campanhas Eleitorais Propaganda Eleitoral Jingle Político Música Brasileira Rádio Linguagem Radiofônica Jingles Political Marketing Electoral Marketing Electoral Music Elections Electoral Campaigns Electoral Propaganda Political Jingle Brazilian Music Radio Radio Phonic Language CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Jingles Marketing Político Marketing Eleitoral Músicas Eleitorais Eleições Campanhas Eleitorais Propaganda Eleitoral Jingle Político Música Brasileira Rádio Linguagem Radiofônica Jingles Political Marketing Electoral Marketing Electoral Music Elections Electoral Campaigns Electoral Propaganda Political Jingle Brazilian Music Radio Radio Phonic Language CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
O objetivo deste trabalho é resgatar os principais jingles utilizados nas campanhas eleitorais presidenciais com voto direto no Brasil, sob a ótica da propaganda e do marketing político-eleitoral e dentro do contexto social de cada época, procurando descobrir o que eles apresentam em comum. A ideia é descrever as letras das músicas eleitorais e como estas foram usadas como peças publicitárias nas campanhas eleitorais. Para tanto, será efetuado um levantamento e análise em peças de áudio na história fonográfica, na história do rádio e da TV, em busca dessas músicas (jingles), contextualizando e relatando as estratégias utilizadas com essas peças. Uma pesquisa bibliográfica será efetuada com o intuito de conhecer o contexto social e político de cada época, para comparar a letra e o ritmo utilizado em cada jingle.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-07 2011-05-10 2016-08-03T12:30:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MANHANELLI, Carlos Augusto Bonacorso. OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858 |
identifier_str_mv |
MANHANELLI, Carlos Augusto Bonacorso. OS JINGLES ELEITORAIS NAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997738770432 |