O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523 |
Resumo: | A presente pesquisa visa a revisão bibliográfica do processo formativo e, ao mesmo tempo, a investigação e problematização da atuação contemporânea do educador ironista na Educação. O autor Imanol Aguirre, concebe este título ao educador que seja provocativo, inteirado e propositor de experiências estéticas frente às complexidades contemporâneas, amalgamadas num tecido histórico-social caracterizado pelo trânsito da pluralidade, dos imaginários, da construção de identidade e da mobilidade social. O ironista atua dialogicamente “in loco” criando respostas às variadas demandas com os seus educandos. A fomentação da crítica, a mobilização da dúvida e da ironia, a conexão dos territórios das competências e habilidades, são os objetivos pelos quais o educador ironista intenciona um cenário educacional mais efetivo e emancipador ante as reais necessidades contemporâneas |
id |
METODISTA_1676f3ed871e3fc56419b033e420caa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1523 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTAO PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTAThe formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theoryThe formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theory.Educador Ironista;.Arte-Educação;.ContemporaneidadeEducator Ironist; Art-Education; ContemporaneityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa visa a revisão bibliográfica do processo formativo e, ao mesmo tempo, a investigação e problematização da atuação contemporânea do educador ironista na Educação. O autor Imanol Aguirre, concebe este título ao educador que seja provocativo, inteirado e propositor de experiências estéticas frente às complexidades contemporâneas, amalgamadas num tecido histórico-social caracterizado pelo trânsito da pluralidade, dos imaginários, da construção de identidade e da mobilidade social. O ironista atua dialogicamente “in loco” criando respostas às variadas demandas com os seus educandos. A fomentação da crítica, a mobilização da dúvida e da ironia, a conexão dos territórios das competências e habilidades, são os objetivos pelos quais o educador ironista intenciona um cenário educacional mais efetivo e emancipador ante as reais necessidades contemporâneasThis research aims to a bibliographic review of the formative process and, at the same time, the investigation and questioning of contemporary performance of the ironist educator in Education. The author Imanol Aguirre, conceives this title to the educator who is provocative, acquainted and proposer of aesthetic experiences front to contemporary complexities, amalgamated in a historical and social fabric characterized by transit of plurality, the imaginary, the construction of identity and social mobility. The ironist acts dialogically "in loco" creating answers to the varied demands with their students. The fostering of criticism, the mobilization of doubt and irony, the connection of territories between competences and abilities, are the goals by which the ironist educator intends a more effective educational scenario and emancipator in the face of real contemporary needs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBahia , Norinês PanicacciSaes, Decio Azevedo Marques dePalma Filho , João CardosoGONZAGA, JONAS MARCELO2016-08-22T17:34:54Z2016-02-232016-02-23Dissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfGONZAGA, JONAS MARCELO. O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA. 2016. [166f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-23T04:00:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1523Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-23T04:00:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA The formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theory The formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theory |
title |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA |
spellingShingle |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA GONZAGA, JONAS MARCELO .Educador Ironista;.Arte-Educação;.Contemporaneidade Educator Ironist; Art-Education; Contemporaneity CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA |
title_full |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA |
title_fullStr |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA |
title_sort |
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA |
author |
GONZAGA, JONAS MARCELO |
author_facet |
GONZAGA, JONAS MARCELO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bahia , Norinês Panicacci Saes, Decio Azevedo Marques de Palma Filho , João Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONZAGA, JONAS MARCELO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
.Educador Ironista;.Arte-Educação;.Contemporaneidade Educator Ironist; Art-Education; Contemporaneity CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
.Educador Ironista;.Arte-Educação;.Contemporaneidade Educator Ironist; Art-Education; Contemporaneity CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa visa a revisão bibliográfica do processo formativo e, ao mesmo tempo, a investigação e problematização da atuação contemporânea do educador ironista na Educação. O autor Imanol Aguirre, concebe este título ao educador que seja provocativo, inteirado e propositor de experiências estéticas frente às complexidades contemporâneas, amalgamadas num tecido histórico-social caracterizado pelo trânsito da pluralidade, dos imaginários, da construção de identidade e da mobilidade social. O ironista atua dialogicamente “in loco” criando respostas às variadas demandas com os seus educandos. A fomentação da crítica, a mobilização da dúvida e da ironia, a conexão dos territórios das competências e habilidades, são os objetivos pelos quais o educador ironista intenciona um cenário educacional mais efetivo e emancipador ante as reais necessidades contemporâneas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-22T17:34:54Z 2016-02-23 2016-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Dissertação info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONZAGA, JONAS MARCELO. O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA. 2016. [166f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523 |
identifier_str_mv |
GONZAGA, JONAS MARCELO. O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA. 2016. [166f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602001816682496 |