O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Jonas Marcelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2232
Resumo: A presente tese intenciona a investigação e problematização da atuação contemporânea do arte-educador ironista, propositado por Imanol Aguirre (2009), cujo arquétipo é sugerido na personificação do Sócrates platônico, que não tarda em ironizar em seus diálogos pedagógicos e contundentes, alicerçando-se na potência da linguagem ao inserir os seus interlocutores numa espiral de dúvidas ante os conhecimentos pré-estabelecidos. Os matizes socráticos são problematizados em interface à teoria ironista à luz de Platão (2008; 2017), Soren Kierkegaard (1991; 2013), Friedrich Nietzsche (1999; 2005; 2007), Jean-Joël Duhot (2004), G.B. Kerferd (2003), Nicolas Grimaldi (2006), Marina McCoy (2010), Walter Omar Kohan (2011), Françoise Waquet (2010) e D.C. Muecke (2008). Neste sentido, os primeiros ecos ironistas encontram ressonância epistêmica e lexical com o ironista liberal, apresentado por Richard Rorty (2007), tendo por horizonte a constituição contemporânea da identidade do educador ironista. A pesquisa consiste num estudo de natureza qualitativa e assume por metodologia, a Pesquisa Narrativa, com destaque à autoria de Connely e Clandinin (2011) e Elizeu Clementino de Souza (2006; 2008), cuja dialogia abarca as contribuições de Marie-Christine Josso (2004) e Jorge Bondía Larrosa (2002; 2011). O conjunto da pesquisa ganha contornos da Hermenêutica de Paul Ricoeur (1990; 2010; 2014; 2015; 2019) ao acenar à compreensibilidade humana intuída por meio do mundo do texto. A tessitura da tese se completa com cinco narrativas docentes da rede pública do Estado de São Paulo, da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física) a partir de sua formação docente-identitária com possíveis traços ironistas em sua atuação e experiência, ante os desafios postos nos processos de ensino-aprendizagem na/da contemporaneidade (AU)
id METODISTA_30ce247514d8d84b370769a1633af0fb
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2232
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextosThe ironist art-educator and his hermeneutic horizon: languages, narratives and contextsArte-Educador Ironista; Linguagem; Hermenêutica; Narrativas DocentesIronist Art-Educator; Language; Hermeneutics; Teacher NarrativesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente tese intenciona a investigação e problematização da atuação contemporânea do arte-educador ironista, propositado por Imanol Aguirre (2009), cujo arquétipo é sugerido na personificação do Sócrates platônico, que não tarda em ironizar em seus diálogos pedagógicos e contundentes, alicerçando-se na potência da linguagem ao inserir os seus interlocutores numa espiral de dúvidas ante os conhecimentos pré-estabelecidos. Os matizes socráticos são problematizados em interface à teoria ironista à luz de Platão (2008; 2017), Soren Kierkegaard (1991; 2013), Friedrich Nietzsche (1999; 2005; 2007), Jean-Joël Duhot (2004), G.B. Kerferd (2003), Nicolas Grimaldi (2006), Marina McCoy (2010), Walter Omar Kohan (2011), Françoise Waquet (2010) e D.C. Muecke (2008). Neste sentido, os primeiros ecos ironistas encontram ressonância epistêmica e lexical com o ironista liberal, apresentado por Richard Rorty (2007), tendo por horizonte a constituição contemporânea da identidade do educador ironista. A pesquisa consiste num estudo de natureza qualitativa e assume por metodologia, a Pesquisa Narrativa, com destaque à autoria de Connely e Clandinin (2011) e Elizeu Clementino de Souza (2006; 2008), cuja dialogia abarca as contribuições de Marie-Christine Josso (2004) e Jorge Bondía Larrosa (2002; 2011). O conjunto da pesquisa ganha contornos da Hermenêutica de Paul Ricoeur (1990; 2010; 2014; 2015; 2019) ao acenar à compreensibilidade humana intuída por meio do mundo do texto. A tessitura da tese se completa com cinco narrativas docentes da rede pública do Estado de São Paulo, da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física) a partir de sua formação docente-identitária com possíveis traços ironistas em sua atuação e experiência, ante os desafios postos nos processos de ensino-aprendizagem na/da contemporaneidade (AU)The present thesis intends to investigate and problematize the contemporary performance of the ironist art-educator, proposed by Imanol Aguirre (2009), whose archetype is suggested in the personification of platonic Socrates, who does not take long to ironize in his stinging and pedagogical dialogues, basing itself on the potency of language by inserting its interlocutors into a spiral of doubts regarding pre-established knowledge. Socratic nuances are problematized in an interface with ironist theory in the light of Plato (2008; 2017), Soren Kierkegaard (1991; 2013), Friedrich Nietzsche (1999; 2005; 2007), Jean-Joël Duhot (2004), G.B. Kerferd (2003), Nicolas Grimaldi (2006), Marina McCoy (2010), Walter Omar Kohan (2011), Françoise Waquet (2010) and D.C. Muecke (2008). In this sense, the first ironist echoes find epistemic and lexical resonance with the liberal ironist, presented by Richard Rorty (2007), having as a horizon the contemporary constitution of the ironist educator's identity. The research consists of a qualitative study and assumes the Narrative Research methodology, with emphasis on the authorship of Connely and Clandinin (2011) and Elizeu Clementino de Souza (2006; 2008), whose dialog includes the contributions of Marie-Christine Josso (2004) and Jorge Bondía Larrosa (2002; 2011). The whole of the research takes on the contours of Paul Ricoeur's (1990; 2010; 2014; 2015; 2019) Hermeneutics by pointing to human understandability intuited through the world of the text. The composition of the thesis is completed with five teaching narratives from the public network of the State of São Paulo, in the area of Languages and Codes and their Technologies (Portuguese Language, English Language, Art and Physical Education) from their teacher-identity training with possible ironistic traces in its performance and experience, in the face of the challenges posed in the teaching-learning processes in/of contemporaneity.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoFurlin, MarceloPetraglia , Izabel CristinaHashizume , Cristina MiyukiAraújo , Paulo Roberto Monteiro deSouza , Vitor Chaves deGonzaga, Jonas Marcelo2022-09-28T19:58:24Z2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGonzaga, Jonas Marcelo. O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos. 2022. 235 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2022.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-09-28T19:58:24Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2232Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-09-28T19:58:24Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
The ironist art-educator and his hermeneutic horizon: languages, narratives and contexts
title O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
spellingShingle O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
Gonzaga, Jonas Marcelo
Arte-Educador Ironista; Linguagem; Hermenêutica; Narrativas Docentes
Ironist Art-Educator; Language; Hermeneutics; Teacher Narratives
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
title_full O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
title_fullStr O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
title_full_unstemmed O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
title_sort O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos
author Gonzaga, Jonas Marcelo
author_facet Gonzaga, Jonas Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furlin, Marcelo
Petraglia , Izabel Cristina
Hashizume , Cristina Miyuki
Araújo , Paulo Roberto Monteiro de
Souza , Vitor Chaves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Jonas Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-Educador Ironista; Linguagem; Hermenêutica; Narrativas Docentes
Ironist Art-Educator; Language; Hermeneutics; Teacher Narratives
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Arte-Educador Ironista; Linguagem; Hermenêutica; Narrativas Docentes
Ironist Art-Educator; Language; Hermeneutics; Teacher Narratives
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente tese intenciona a investigação e problematização da atuação contemporânea do arte-educador ironista, propositado por Imanol Aguirre (2009), cujo arquétipo é sugerido na personificação do Sócrates platônico, que não tarda em ironizar em seus diálogos pedagógicos e contundentes, alicerçando-se na potência da linguagem ao inserir os seus interlocutores numa espiral de dúvidas ante os conhecimentos pré-estabelecidos. Os matizes socráticos são problematizados em interface à teoria ironista à luz de Platão (2008; 2017), Soren Kierkegaard (1991; 2013), Friedrich Nietzsche (1999; 2005; 2007), Jean-Joël Duhot (2004), G.B. Kerferd (2003), Nicolas Grimaldi (2006), Marina McCoy (2010), Walter Omar Kohan (2011), Françoise Waquet (2010) e D.C. Muecke (2008). Neste sentido, os primeiros ecos ironistas encontram ressonância epistêmica e lexical com o ironista liberal, apresentado por Richard Rorty (2007), tendo por horizonte a constituição contemporânea da identidade do educador ironista. A pesquisa consiste num estudo de natureza qualitativa e assume por metodologia, a Pesquisa Narrativa, com destaque à autoria de Connely e Clandinin (2011) e Elizeu Clementino de Souza (2006; 2008), cuja dialogia abarca as contribuições de Marie-Christine Josso (2004) e Jorge Bondía Larrosa (2002; 2011). O conjunto da pesquisa ganha contornos da Hermenêutica de Paul Ricoeur (1990; 2010; 2014; 2015; 2019) ao acenar à compreensibilidade humana intuída por meio do mundo do texto. A tessitura da tese se completa com cinco narrativas docentes da rede pública do Estado de São Paulo, da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física) a partir de sua formação docente-identitária com possíveis traços ironistas em sua atuação e experiência, ante os desafios postos nos processos de ensino-aprendizagem na/da contemporaneidade (AU)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T19:58:24Z
2022-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gonzaga, Jonas Marcelo. O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos. 2022. 235 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2022.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2232
identifier_str_mv Gonzaga, Jonas Marcelo. O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos. 2022. 235 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2022.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602006941073408