Comunicação, cultura e design em tempos de consumo sustentável. O caso McGreen
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/656 |
Resumo: | O presente estudo visa estabelecer a relação comunicação-cultura-design por meio da importância do design de comunicação no processo de comunicação gerado na reconstrução de uma imagem corporativa já consolidada para uma empresa que busca responder à cultura do consumo consciente e sustentável. Esse processo resulta no imaginário e consequentemente na imagem corporativa expressa por meio do redesign verificado em campanhas publicitárias, fachadas e internet. Para isso, será tomado por base o referencial teórico dos estudos que relacionem cultura e consumo, além de teóricos que discutem os temas da imagem e do imaginário. Será utilizada como metodologia além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa qualitativa. Por isso, no intuito de averiguar na prática a teoria apresentada, revela-se um estudo de caso sobre a mudança na comunicação e identidade visual na rede de McDonald s no Brasil, observando-se descritivamente as alterações ocorridas na Europa como uma ousada estratégia de redesign para a rede. Parte-se da premissa de que tal ação tem o intuito de fortalecer uma imagem corporativa de ambientalmente amigável naquele país cuja cultura visa assegurar criteriosamente a proteção à saúde de seus habitantes, cada vez mais rigorosos no controle dos produtos consumidos. |
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Comunicação, cultura e design em tempos de consumo sustentável. O caso McGreenCommunication culture and dsign in timesof sustainable consumptioncomunicaçãodesignimagemculturaconsumocomunnicationdesignimagecultureconsumptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO presente estudo visa estabelecer a relação comunicação-cultura-design por meio da importância do design de comunicação no processo de comunicação gerado na reconstrução de uma imagem corporativa já consolidada para uma empresa que busca responder à cultura do consumo consciente e sustentável. Esse processo resulta no imaginário e consequentemente na imagem corporativa expressa por meio do redesign verificado em campanhas publicitárias, fachadas e internet. Para isso, será tomado por base o referencial teórico dos estudos que relacionem cultura e consumo, além de teóricos que discutem os temas da imagem e do imaginário. Será utilizada como metodologia além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa qualitativa. Por isso, no intuito de averiguar na prática a teoria apresentada, revela-se um estudo de caso sobre a mudança na comunicação e identidade visual na rede de McDonald s no Brasil, observando-se descritivamente as alterações ocorridas na Europa como uma ousada estratégia de redesign para a rede. Parte-se da premissa de que tal ação tem o intuito de fortalecer uma imagem corporativa de ambientalmente amigável naquele país cuja cultura visa assegurar criteriosamente a proteção à saúde de seus habitantes, cada vez mais rigorosos no controle dos produtos consumidos.ABSTRACT This study aims to establish the relationship-communication-design culture through the study of the importance of communication design in the communication process generated in the reconstruction of an already consolidated corporate image for a company that seeks to respond to the culture of conscious and sustainable consumption. This process results in the imaginary and therefore expressed in the corporate image redesign verified through advertising campaigns, buildings and internet. This will be taken based on the theoretical studies that relate culture and consumption, and theorists who discuss the themes of image and imagery. It will be used as methodology beyond, bibliographic and qualitative research. Therefore, in order to ascertain in practice the theory presented, proves to be a case study on the change in communication and visual identity in the network of McDonald's in Brazil, observing descriptively changes occurring in Europe as a daring strategy redesign for the network. It starts with the premise that such action is intended to strengthen a corporate image of "environmentally friendly" in that country whose culture carefully designed to ensure the protection of the health of its inhabitants increasingly stringent on the control of the products consumed.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOCunha, Magali do NascimentoCPF:51654122156http://lattes.cnpq.br/1968477845967720Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Tondato, Marcia PereiraCPF:22266699885Harris, Juliana Cristina2016-08-03T12:29:46Z2013-06-272013-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHARRIS, Juliana Cristina. Communication culture and dsign in timesof sustainable consumption. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:04:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/656Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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