ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASNIS, Marcelo Cymerman
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1555
Resumo: Compreender as estratégias comunicacionais e simbólicas adotadas no desenvolvimento de rótulos das embalagens de vinho com foco em sua exposição no ponto de venda foi o objetivo geral deste trabalho. Foram abordados conceitos básicos sobre o universo do vinho e o imaginário a ele relacionado. O rótulo é o principal elemento de diferenciação neste produto, já que as garrafas de vinho são muito similares, sendo ele o responsável em persuadir o consumidor quando o produto está no ponto de venda. O rótulo é o componente “vendedor”, a “última chance” para motivar o consumidor a colocar o vinho em sua cesta de compras. A forma como este componente e seus conteúdos são desenvolvidos sob o ponto de vista gráfico e simbólico foi o objeto desta pesquisa qualitativa que utilizou como metodologia, referências bibliográficas e documentais nos dois primeiros capítulos. No terceiro capítulo, foi realizada uma análise de conteúdo gráfico e simbólico dos rótulos de uma amostragem intencional de vinhos. A seguir, foi aplicada uma pesquisa experimental empírica de alguns vinhos junto a degustadores para avaliar se a percepção e identificação dos rótulos podem gerar avaliações diferentes após uma primeira degustação "às cegas
id METODISTA_1fe57f2468c4e80ae4c51868a34df631
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1555
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOSCommunication and Symbolic strategies of Wine Labels.Embalagem; Rótulo de Vinho; Conteúdo Simbólico; Comunicação MercadológicaPackaging; Wine Labels; Symbolic Content; Market CommunicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCompreender as estratégias comunicacionais e simbólicas adotadas no desenvolvimento de rótulos das embalagens de vinho com foco em sua exposição no ponto de venda foi o objetivo geral deste trabalho. Foram abordados conceitos básicos sobre o universo do vinho e o imaginário a ele relacionado. O rótulo é o principal elemento de diferenciação neste produto, já que as garrafas de vinho são muito similares, sendo ele o responsável em persuadir o consumidor quando o produto está no ponto de venda. O rótulo é o componente “vendedor”, a “última chance” para motivar o consumidor a colocar o vinho em sua cesta de compras. A forma como este componente e seus conteúdos são desenvolvidos sob o ponto de vista gráfico e simbólico foi o objeto desta pesquisa qualitativa que utilizou como metodologia, referências bibliográficas e documentais nos dois primeiros capítulos. No terceiro capítulo, foi realizada uma análise de conteúdo gráfico e simbólico dos rótulos de uma amostragem intencional de vinhos. A seguir, foi aplicada uma pesquisa experimental empírica de alguns vinhos junto a degustadores para avaliar se a percepção e identificação dos rótulos podem gerar avaliações diferentes após uma primeira degustação "às cegasThis thesis analyses the understanding of the communication and symbolic strategies adopted in the design of wine labels with a focus on their display at the point of sale. Basic concepts about the wine world and its psyche have been followed. Since wine bottles are very similar, the main differentiation factor is the label and its function is to convince the consumer at the point of sale. The label is the "seller", the "last chance" to motivate consumers to take the wine bottle in their trolley. The way this component and its content are developed under graphic and symbolic points of view has been the focus of this qualitative study, applying as methodology in the first two sections bibliographical and documentary references. In the third chapter, an analysis of the labels’ graphic and symbolic content from an intentional sampling has been developed. Finally, an empirical experimental research of some wines together with tasters has been conducted to evaluate if the labels’ perception and identification could generate different ratings after a first blind tastingCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialGalindo, Daniel dos SantosBueno, Wilson da CostaCardoso, João Batista FreitasASNIS, Marcelo Cymerman2016-09-12T19:42:26Z2016-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASNIS, Marcelo Cymerman. ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS. 2016. [244f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-09-13T04:00:16Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1555Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-09-13T04:00:16Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
Communication and Symbolic strategies of Wine Labels.
title ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
spellingShingle ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
ASNIS, Marcelo Cymerman
Embalagem; Rótulo de Vinho; Conteúdo Simbólico; Comunicação Mercadológica
Packaging; Wine Labels; Symbolic Content; Market Communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
title_full ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
title_fullStr ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
title_sort ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS
author ASNIS, Marcelo Cymerman
author_facet ASNIS, Marcelo Cymerman
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
Bueno, Wilson da Costa
Cardoso, João Batista Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv ASNIS, Marcelo Cymerman
dc.subject.por.fl_str_mv Embalagem; Rótulo de Vinho; Conteúdo Simbólico; Comunicação Mercadológica
Packaging; Wine Labels; Symbolic Content; Market Communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Embalagem; Rótulo de Vinho; Conteúdo Simbólico; Comunicação Mercadológica
Packaging; Wine Labels; Symbolic Content; Market Communication
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Compreender as estratégias comunicacionais e simbólicas adotadas no desenvolvimento de rótulos das embalagens de vinho com foco em sua exposição no ponto de venda foi o objetivo geral deste trabalho. Foram abordados conceitos básicos sobre o universo do vinho e o imaginário a ele relacionado. O rótulo é o principal elemento de diferenciação neste produto, já que as garrafas de vinho são muito similares, sendo ele o responsável em persuadir o consumidor quando o produto está no ponto de venda. O rótulo é o componente “vendedor”, a “última chance” para motivar o consumidor a colocar o vinho em sua cesta de compras. A forma como este componente e seus conteúdos são desenvolvidos sob o ponto de vista gráfico e simbólico foi o objeto desta pesquisa qualitativa que utilizou como metodologia, referências bibliográficas e documentais nos dois primeiros capítulos. No terceiro capítulo, foi realizada uma análise de conteúdo gráfico e simbólico dos rótulos de uma amostragem intencional de vinhos. A seguir, foi aplicada uma pesquisa experimental empírica de alguns vinhos junto a degustadores para avaliar se a percepção e identificação dos rótulos podem gerar avaliações diferentes após uma primeira degustação "às cegas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-12T19:42:26Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASNIS, Marcelo Cymerman. ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS. 2016. [244f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1555
identifier_str_mv ASNIS, Marcelo Cymerman. ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E SIMBÓLICAS DOS RÓTULOS DE VINHOS. 2016. [244f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001907908608