GURUDHARMAS: Processos de construção e corrupção do cânon referente às obrigações de monjas budistas iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, NIRVANA DE OLIVEIRA MORAES GALVÃO DE
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2082
Resumo: A fundação da comunidade monástica budista feminina é descrita no cânon em diversos textos, dentre eles no Discurso para Gotamī e no Kullavagga. Em breve linhas, Mahāprajāpatī Gautamī, a madrasta do Buda, decide se tornar uma monja e pede ao Buda a permissão, e ele nega seu pedido por três vezes. Após a terceira negativa, Ananda, primo e atendente pessoal do Buda intervém e então é permitido às mulheres ingressarem na vida monástica, contudo para que isso fosse possível elas deveriam tomar para si oito “princípios a serem respeitados”, chamados de Gurudharmas (sânscrito) ou Garudhammas (pāli). A presente dissertação objetiva explorar e apresentar os indícios de corrupção do texto por meio de pesquisa bibliográfica e análise do Discurso para Gotamī e do Kullavagga, décimo Kandhaka, as obrigações das Bhikṣuṇī. Inicialmente é apresentado um panorama da situação das pesquisas sobre mulheres e religião, a situação das mulheres no tempo do Buda e a fundação da comunidade monástica masculina. Em seguida, é abordada a luta das mulheres para a fundação da comunidade feminina, explorando os pontos principais do relato de como isso pode ter acontecido. Por fim, são trabalhados os “princípios a serem respeitados” os Gurudharmas, apresentando os indícios de corrupção e sua interpretação. Com isso, buscamos analisar os indícios de corrupção dos textos, evidenciando os pontos onde podem ter ocorrido supressões e possíveis adições
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